Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26390 |
Resumo: | As literaturas que tratam sobre o ensino de radioatividade apontam que este tema não é muito abordado pelos professores por falta de tempo hábil e quando mencionado utiliza-se de mesmos conteúdos. Desta forma, para auxiliar os professores a poderem ministrar este assunto de forma rápida e produtiva, elaborou-se uma sequência didática retrantanto assuntos menos usuais em sala de aula, física médica e datação. Para o desenvolvimento deste trabalho foi formado um formulário para professores do ensino médio. Tal fomulário deteve a intenção de conhecer as necessidades para que assim o método didático sugerido neste trabalho fosse efetivo na sua função. |
id |
UFF-2_744f9f0d526611a1f5faf2993ad5efdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26390 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médioEnsino de físicaRadioatividadeSequência DidáticaFísica MédicaDataçãoSequência DidáticaRadioatividadeFísica médicaDataçãoProdução intelectualPhysic teachingRadioactivityDidactic sequenceMedical PhysicsDatingAs literaturas que tratam sobre o ensino de radioatividade apontam que este tema não é muito abordado pelos professores por falta de tempo hábil e quando mencionado utiliza-se de mesmos conteúdos. Desta forma, para auxiliar os professores a poderem ministrar este assunto de forma rápida e produtiva, elaborou-se uma sequência didática retrantanto assuntos menos usuais em sala de aula, física médica e datação. Para o desenvolvimento deste trabalho foi formado um formulário para professores do ensino médio. Tal fomulário deteve a intenção de conhecer as necessidades para que assim o método didático sugerido neste trabalho fosse efetivo na sua função.The literature that deals with the teaching of radioactivity points out that this topic is not often addressed by teachers due to lack of time and when mentioned, the same contents are used. In this way, to help teachers to be able to teach this subject quickly and productively, a didactic sequence was elaborated, covering less usual subjects in the classroom, medical physics and dating. For the development of this work, a google form was created for high school teachers. This form intended to know the needs so that the didactic method suggested in this work would be effective in its function.61 pOliveira, Fabiana Monteiro deSouza, Reinaldo Faria de Melo eMuniz , Marcelo CostaPascale Neto, Rocco2022-10-05T17:47:27Z2022-10-05T17:47:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPASCALE NETO, Rocco. Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26390CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-05T17:47:31Zoai:app.uff.br:1/26390Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:51.423670Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio |
title |
Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio |
spellingShingle |
Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio Pascale Neto, Rocco Ensino de física Radioatividade Sequência Didática Física Médica Datação Sequência Didática Radioatividade Física médica Datação Produção intelectual Physic teaching Radioactivity Didactic sequence Medical Physics Dating |
title_short |
Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio |
title_full |
Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio |
title_fullStr |
Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio |
title_sort |
Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio |
author |
Pascale Neto, Rocco |
author_facet |
Pascale Neto, Rocco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Fabiana Monteiro de Souza, Reinaldo Faria de Melo e Muniz , Marcelo Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascale Neto, Rocco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Radioatividade Sequência Didática Física Médica Datação Sequência Didática Radioatividade Física médica Datação Produção intelectual Physic teaching Radioactivity Didactic sequence Medical Physics Dating |
topic |
Ensino de física Radioatividade Sequência Didática Física Médica Datação Sequência Didática Radioatividade Física médica Datação Produção intelectual Physic teaching Radioactivity Didactic sequence Medical Physics Dating |
description |
As literaturas que tratam sobre o ensino de radioatividade apontam que este tema não é muito abordado pelos professores por falta de tempo hábil e quando mencionado utiliza-se de mesmos conteúdos. Desta forma, para auxiliar os professores a poderem ministrar este assunto de forma rápida e produtiva, elaborou-se uma sequência didática retrantanto assuntos menos usuais em sala de aula, física médica e datação. Para o desenvolvimento deste trabalho foi formado um formulário para professores do ensino médio. Tal fomulário deteve a intenção de conhecer as necessidades para que assim o método didático sugerido neste trabalho fosse efetivo na sua função. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-05T17:47:27Z 2022-10-05T17:47:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASCALE NETO, Rocco. Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26390 |
identifier_str_mv |
PASCALE NETO, Rocco. Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823572355645440 |