Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascale Neto, Rocco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26390
Resumo: As literaturas que tratam sobre o ensino de radioatividade apontam que este tema não é muito abordado pelos professores por falta de tempo hábil e quando mencionado utiliza-se de mesmos conteúdos. Desta forma, para auxiliar os professores a poderem ministrar este assunto de forma rápida e produtiva, elaborou-se uma sequência didática retrantanto assuntos menos usuais em sala de aula, física médica e datação. Para o desenvolvimento deste trabalho foi formado um formulário para professores do ensino médio. Tal fomulário deteve a intenção de conhecer as necessidades para que assim o método didático sugerido neste trabalho fosse efetivo na sua função.
id UFF-2_744f9f0d526611a1f5faf2993ad5efdd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26390
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médioEnsino de físicaRadioatividadeSequência DidáticaFísica MédicaDataçãoSequência DidáticaRadioatividadeFísica médicaDataçãoProdução intelectualPhysic teachingRadioactivityDidactic sequenceMedical PhysicsDatingAs literaturas que tratam sobre o ensino de radioatividade apontam que este tema não é muito abordado pelos professores por falta de tempo hábil e quando mencionado utiliza-se de mesmos conteúdos. Desta forma, para auxiliar os professores a poderem ministrar este assunto de forma rápida e produtiva, elaborou-se uma sequência didática retrantanto assuntos menos usuais em sala de aula, física médica e datação. Para o desenvolvimento deste trabalho foi formado um formulário para professores do ensino médio. Tal fomulário deteve a intenção de conhecer as necessidades para que assim o método didático sugerido neste trabalho fosse efetivo na sua função.The literature that deals with the teaching of radioactivity points out that this topic is not often addressed by teachers due to lack of time and when mentioned, the same contents are used. In this way, to help teachers to be able to teach this subject quickly and productively, a didactic sequence was elaborated, covering less usual subjects in the classroom, medical physics and dating. For the development of this work, a google form was created for high school teachers. This form intended to know the needs so that the didactic method suggested in this work would be effective in its function.61 pOliveira, Fabiana Monteiro deSouza, Reinaldo Faria de Melo eMuniz , Marcelo CostaPascale Neto, Rocco2022-10-05T17:47:27Z2022-10-05T17:47:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPASCALE NETO, Rocco. Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26390CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-05T17:47:31Zoai:app.uff.br:1/26390Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:51.423670Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio
title Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio
spellingShingle Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio
Pascale Neto, Rocco
Ensino de física
Radioatividade
Sequência Didática
Física Médica
Datação
Sequência Didática
Radioatividade
Física médica
Datação
Produção intelectual
Physic teaching
Radioactivity
Didactic sequence
Medical Physics
Dating
title_short Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio
title_full Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio
title_fullStr Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio
title_full_unstemmed Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio
title_sort Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio
author Pascale Neto, Rocco
author_facet Pascale Neto, Rocco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fabiana Monteiro de
Souza, Reinaldo Faria de Melo e
Muniz , Marcelo Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascale Neto, Rocco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Radioatividade
Sequência Didática
Física Médica
Datação
Sequência Didática
Radioatividade
Física médica
Datação
Produção intelectual
Physic teaching
Radioactivity
Didactic sequence
Medical Physics
Dating
topic Ensino de física
Radioatividade
Sequência Didática
Física Médica
Datação
Sequência Didática
Radioatividade
Física médica
Datação
Produção intelectual
Physic teaching
Radioactivity
Didactic sequence
Medical Physics
Dating
description As literaturas que tratam sobre o ensino de radioatividade apontam que este tema não é muito abordado pelos professores por falta de tempo hábil e quando mencionado utiliza-se de mesmos conteúdos. Desta forma, para auxiliar os professores a poderem ministrar este assunto de forma rápida e produtiva, elaborou-se uma sequência didática retrantanto assuntos menos usuais em sala de aula, física médica e datação. Para o desenvolvimento deste trabalho foi formado um formulário para professores do ensino médio. Tal fomulário deteve a intenção de conhecer as necessidades para que assim o método didático sugerido neste trabalho fosse efetivo na sua função.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05T17:47:27Z
2022-10-05T17:47:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASCALE NETO, Rocco. Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26390
identifier_str_mv PASCALE NETO, Rocco. Física médica e datação, uma sequência didática para o ensino de radioatividade no ensino médio. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823572355645440