As duas faces da radioatividade: uma sequência de ensino CTSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murat, Gabrielle Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22490
Resumo: Os conteúdos do ensino de química, nas escolas brasileiras, são frequentemente lecionados através de metodologias de ensino tradicionais que transformam o aprendizado em um processo mecânico. Neste processo o aluno memoriza conteúdos científicos que não tem relação ou relevância significativas para sua vida cotidiana. Buscando uma mudança positiva nesse cenário educacional, o presente trabalho tem por finalidade a elaboração de uma sequência de ensino para o tema radioatividade, utilizando uma abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) juntamente a unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS). Nesta abordagem, a aquisição de novos conhecimentos baseia-se nos conceitos prévios dos educandos, o que confere relevância ao ensino e estimula o interesse pelos novos saberes. Ademais, a sequência didática proposta é estruturada em uma relação educativa dialógica constante entre aluno e professor, utilizandose de mapas mentais e debates orientados, que além de manter a dinamicidade da aula, estimula o trabalho em equipe, a autorreflexão e o desenvolvimento da oratória. Todo o conhecimento científico e tecnológico acerca do tema é estruturado em níveis crescentes de complexidade e, em congruência com o método de ensino, as avaliações são feitas pelo acompanhamento da evolução do estudante bem como da sua participação. Adotando metodologias ativas de ensino, espera-se que o aluno seja agente ativo na construção do seu conhecimento, potencializando a aprendizagem significativa e contribuindo positivamente para a sua formação como cidadão. Ainda, ao evidenciar os aspectos positivos e negativos do uso da radioatividade, acredita-se que o estudante poderá desenvolver o pensamento crítico e, assim, construir uma consciência pautada nas suas responsabilidades científica, política, social e ambiental.
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