A apropriação subjetiva da ontologia do ser social por parte de alguns estudantes do Curso de Serviço Social da UFF-PURO: uma análise dos limites e impactos para o projeto profissional crítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5236 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a apropriação subjetiva - por parte de um grupo de alunos do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Polo de Rio das Ostras - acerca da perspectiva ontológica (e suas categorias centrais) de apreensão dos fundamentos da realidade social e profissional. A nosso ver, esse objetivo assume relevância uma vez que tal perspectiva funda o referencial teórico-metodológico e ético político do projeto profissional hegemônico dos assistentes sociais brasileiros, orientando, assim, a formação e o trabalho profissional. Procuramos articular um debate teórico-crítico acerca de duas matrizes presentes na formulação histórica de diferentes projetos profissionais no âmbito do Serviço Social brasileiro – o positivismo e a ontologia do ser social de inspiração marxiana - e as formas subjetivas de apropriação da ontologia por parte dos sujeitos que integraram nossa pesquisa. Assim, realizamos uma pesquisa teórica e uma pesquisa qualitativa através da técnica de grupo focal. A partir das formulações realizadas, com base num roteiro de discussão no grupo focal, por onze estudantes, realizamos uma análise que sinaliza alguns limites que devem ser enfrentados na formação profissional para a consolidação de um perfil profissional crítico, capaz de intervir com embasamento teórico e com clareza acerca dos valores emancipatórios e, por isso, capaz de materializar o projeto profissional crítico do Serviço Social. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a qualificação da formação profissional dos assistentes sociais da UFF-PURO através de uma reflexão teórica acerca dos modos de incorporação da perspectiva ontológica, que, a nosso ver, representam formas de compreensão da realidade social e profissional |
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A apropriação subjetiva da ontologia do ser social por parte de alguns estudantes do Curso de Serviço Social da UFF-PURO: uma análise dos limites e impactos para o projeto profissional críticoOntologiaProjeto profissional críticoApropriação subjetivaFundamentos históricosTeóricosÉticos-políticosPráticosOntologiaUniversidade Federal FluminenseRio das OstrasOntologyCritical professional projectSubjective appropriationThe fundamentals of historyTheoryEthicsPolicyPracticeO presente trabalho tem por objetivo analisar a apropriação subjetiva - por parte de um grupo de alunos do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Polo de Rio das Ostras - acerca da perspectiva ontológica (e suas categorias centrais) de apreensão dos fundamentos da realidade social e profissional. A nosso ver, esse objetivo assume relevância uma vez que tal perspectiva funda o referencial teórico-metodológico e ético político do projeto profissional hegemônico dos assistentes sociais brasileiros, orientando, assim, a formação e o trabalho profissional. Procuramos articular um debate teórico-crítico acerca de duas matrizes presentes na formulação histórica de diferentes projetos profissionais no âmbito do Serviço Social brasileiro – o positivismo e a ontologia do ser social de inspiração marxiana - e as formas subjetivas de apropriação da ontologia por parte dos sujeitos que integraram nossa pesquisa. Assim, realizamos uma pesquisa teórica e uma pesquisa qualitativa através da técnica de grupo focal. A partir das formulações realizadas, com base num roteiro de discussão no grupo focal, por onze estudantes, realizamos uma análise que sinaliza alguns limites que devem ser enfrentados na formação profissional para a consolidação de um perfil profissional crítico, capaz de intervir com embasamento teórico e com clareza acerca dos valores emancipatórios e, por isso, capaz de materializar o projeto profissional crítico do Serviço Social. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a qualificação da formação profissional dos assistentes sociais da UFF-PURO através de uma reflexão teórica acerca dos modos de incorporação da perspectiva ontológica, que, a nosso ver, representam formas de compreensão da realidade social e profissionalThis study aims to analyze the subjective appropriation by a group of students from the Social Service of Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras. The study is about the ontological perspective and its core categories of the grounds of apprehension of social and professional reality. In our view, this goal is relevant because this perspective is founded on the theoretical-methodological and ethical professional hegemonic political project of training and providing orientation to Brazilian social workers for professional work after graduation. We seek to articulate a theoretical and critical debate about the two main models in the formulation of different historical projects in the Social Service sector in Brazil - positivism and Marxistinspired social ontology - and subjective forms of appropriation of the ontology of the subjects that joined our research. For this reason, we conducted a theoretical and qualitative research through focus group technique. From the experiments that were based on a discussion guide in a focus group of eleven students, our analysis indicate that some limits must be addressed in the consolidation of a professional critical profile that is able to intervene with the theoretical foundation and clarify the emancipatory values, becoming capable of materializing the professional critical design of Social Service. Therefore, this paper aims to contribute to the improvement of vocational training of social workers UFF-PURO through a theoretical reflection about the ways of incorporate ontological perspective, which, in our view, represent ways of understanding social and professional realityBrites, Cristina MariaMelo, Wanderson Fabio deMarro, Katia ÍrisPereira, Gênesis de Oliveira2017-11-14T21:11:04Z2017-11-14T21:11:04Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5236CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-03T15:48:33Zoai:app.uff.br:1/5236Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:09.703173Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente trabalho tem por objetivo analisar a apropriação subjetiva - por parte de um grupo de alunos do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Polo de Rio das Ostras - acerca da perspectiva ontológica (e suas categorias centrais) de apreensão dos fundamentos da realidade social e profissional. A nosso ver, esse objetivo assume relevância uma vez que tal perspectiva funda o referencial teórico-metodológico e ético político do projeto profissional hegemônico dos assistentes sociais brasileiros, orientando, assim, a formação e o trabalho profissional. Procuramos articular um debate teórico-crítico acerca de duas matrizes presentes na formulação histórica de diferentes projetos profissionais no âmbito do Serviço Social brasileiro – o positivismo e a ontologia do ser social de inspiração marxiana - e as formas subjetivas de apropriação da ontologia por parte dos sujeitos que integraram nossa pesquisa. Assim, realizamos uma pesquisa teórica e uma pesquisa qualitativa através da técnica de grupo focal. A partir das formulações realizadas, com base num roteiro de discussão no grupo focal, por onze estudantes, realizamos uma análise que sinaliza alguns limites que devem ser enfrentados na formação profissional para a consolidação de um perfil profissional crítico, capaz de intervir com embasamento teórico e com clareza acerca dos valores emancipatórios e, por isso, capaz de materializar o projeto profissional crítico do Serviço Social. Neste sentido, este trabalho pretende contribuir para a qualificação da formação profissional dos assistentes sociais da UFF-PURO através de uma reflexão teórica acerca dos modos de incorporação da perspectiva ontológica, que, a nosso ver, representam formas de compreensão da realidade social e profissional |
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