Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22745 |
Resumo: | Acompanhando os movimentos de professores de uma rede de ensino municipal em relação ao ensino de crianças consideradas com dificuldades de aprendizado, apresento o mapa traçado nesta cartografia. Uma cartografia do campo da escola desenvolvida através de narrativas docentes que dizem dos tensionamentos e das tentativas que empreendem no processo de ensino. Entendendo que a categorização do outro em diagnósticos e espectros provoca a diminuição das possibilidades da existência e que os rótulos interferem na forma como os relacionamentos se estabelecem, discutimos sobre a singularidade e os padrões que marcam, reduzem e subjetivam um ser, nesse caso, uma criança. Viemos ao encontro do estudo sobre a medicalização da aprendizagem, ressaltando questões que perpassam a psicologia no encontro do ensino com a saúde. Como linha de fuga à subjetivação medicalizante nas escolas, traçamos formas de percepção e criação de outros possíveis por meio do exercício da docência como presença próxima. Uma postura docente em relação ao estudante que amplia a possibilidade de ensino e aprendizagem ao perceber o outro sem interpretá-lo a partir de referenciais padronizados, mas compreendendo sua singularidade para, a partir daí, criar circunstâncias para o aprendizado |
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Cartografia de encontros docentes: a potência da presença próxima no ensinoMedicalização da aprendizagemDocênciaPresença próximaCartografiaEnsinoDificuldade de aprendizagemLearning medicalizationTeachingNear presenceCartographyAcompanhando os movimentos de professores de uma rede de ensino municipal em relação ao ensino de crianças consideradas com dificuldades de aprendizado, apresento o mapa traçado nesta cartografia. Uma cartografia do campo da escola desenvolvida através de narrativas docentes que dizem dos tensionamentos e das tentativas que empreendem no processo de ensino. Entendendo que a categorização do outro em diagnósticos e espectros provoca a diminuição das possibilidades da existência e que os rótulos interferem na forma como os relacionamentos se estabelecem, discutimos sobre a singularidade e os padrões que marcam, reduzem e subjetivam um ser, nesse caso, uma criança. Viemos ao encontro do estudo sobre a medicalização da aprendizagem, ressaltando questões que perpassam a psicologia no encontro do ensino com a saúde. Como linha de fuga à subjetivação medicalizante nas escolas, traçamos formas de percepção e criação de outros possíveis por meio do exercício da docência como presença próxima. Uma postura docente em relação ao estudante que amplia a possibilidade de ensino e aprendizagem ao perceber o outro sem interpretá-lo a partir de referenciais padronizados, mas compreendendo sua singularidade para, a partir daí, criar circunstâncias para o aprendizadoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFollowing the teachers‟ movements of a municipal education network in relation to teaching children considered with learning difficulties, I present the map outlined in this cartography. A cartography of the school field developed through teaching narratives that tell of the tensions and the attempts that they make in the teaching process. Understanding that the categorization of the other in diagnostics and spectra causes the decrease in the possibilities of existence and that labels interfere in the way how the relationships are established, we discuss about the singularity and the patterns that mark, reduce and subjectivate a being, in this case, a child. We came to the meeting of the study on the learning medicalization, highlighting issues that pass through psychology in the encounter of teaching with health. As an escape line to the medicalising subjectivation in schools, we drew perception forms and creation of other possible ones through the exercise of teaching as a near presence. A teaching posture towards the student that increases the possibility of teaching and learning when noticing the other without interpreting it from standardized references, but understanding its singularity to, from there, create circumstances for learning118 f.Rodrigues, Maria Goretti AndradeSouza, Cristiana Callai deAzevedo, Adriana Barin deFreitas, Fernando Ferreira Pinto deRibeiro, Erilza Faria2021-07-26T19:20:33Z2021-07-26T19:20:33Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22745http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-13T18:48:46Zoai:app.uff.br:1/22745Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:10.241906Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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