Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Arildo dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23406
Resumo: Trazemos o saber da experiência construído a partir do ofício de orientador educacional, cenas do cotidiano escolar foram situadas enquanto amálgamas das questões teóricas refletidas a partir de leituras e experiências. Lançamos mão da cartografia como viés metodológico da pesquisa com o objetivo de problematizar a medicalização territorializada nas escolas e produzir movimentos instituintes no fazer pedagógico. Pousamos sobre a dimensão das enunciações e o regime de verdade que orquestram os aparatos legislativos no tocante à educação inclusiva no Brasil, analisados a partir do conto zapatista Historia de las miradas, as forças que duelam no imaginário social entre aqueles e aquelas que elaboram as leis, e aqueles e aquelas que estão no cotidiano das micropolíticas. Ênfase é dada ao caderno cartográfico como política de escrita, com o atravessamento de três movimentos éticos, estéticos e políticos: o movimento de compor, de tecer e inventar. Os blocos se conectam livremente com qualquer outra cena, pois trazem conexões que atravessam todo o texto. Como linhas de fuga às práticas homogêneas de categorização do outro em diagnósticos, buscamos inventar escolas que experimentem outras temporalidades, outros possíveis. Ocupamo-nos em afirmar uma escrita resistência, que traz uma proposta inventiva de escolas moleculares onde se encontram processos de singularização
id UFF-2_bc7333640144e6977d54aeacda994600
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/23406
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolasExperiênciaMedicalização da aprendizagemEducação inclusivaCartografiaEnsinoExperienceMedicalization of learningInclusive educationCartographyTrazemos o saber da experiência construído a partir do ofício de orientador educacional, cenas do cotidiano escolar foram situadas enquanto amálgamas das questões teóricas refletidas a partir de leituras e experiências. Lançamos mão da cartografia como viés metodológico da pesquisa com o objetivo de problematizar a medicalização territorializada nas escolas e produzir movimentos instituintes no fazer pedagógico. Pousamos sobre a dimensão das enunciações e o regime de verdade que orquestram os aparatos legislativos no tocante à educação inclusiva no Brasil, analisados a partir do conto zapatista Historia de las miradas, as forças que duelam no imaginário social entre aqueles e aquelas que elaboram as leis, e aqueles e aquelas que estão no cotidiano das micropolíticas. Ênfase é dada ao caderno cartográfico como política de escrita, com o atravessamento de três movimentos éticos, estéticos e políticos: o movimento de compor, de tecer e inventar. Os blocos se conectam livremente com qualquer outra cena, pois trazem conexões que atravessam todo o texto. Como linhas de fuga às práticas homogêneas de categorização do outro em diagnósticos, buscamos inventar escolas que experimentem outras temporalidades, outros possíveis. Ocupamo-nos em afirmar uma escrita resistência, que traz uma proposta inventiva de escolas moleculares onde se encontram processos de singularizaçãoWe bring the knowledge of experience built from the work of the Educational Advisor, scenes of everyday school were placed as amalgams of the theoretical questions reflected from the readings and experience. We made use of cartography in order to problematize the territorialized medicalization in schools and to produce instituting movements in the pedagogic practice. We landed on the size of utterances and the regime of truth that orchestrate the legislative apparatus with regard to inclusive education in Brazil, analyzed from the tale Zapatista Historia de las miradas, the forces dueling in the social imaginary between those and those who elaborate the laws, and those and those who are in the daily life of the micropolitics. Emphasis is given to the cartographic notebook as writing policy, with the crossing of three ethical, aesthetic and political movements: the movement of composing, weaving and inventing. Blocks connect freely with any other scene because they have connections that span the entire text. As lines of escape to the homogenous practices of categorization of the other in diagnoses, we seek to invent schools that experience other temporalities, others possibilities. We are engaged in affirming a written resistance, which brings an inventive proposal of molecular schools where processes of singularization are found103 f.Rodrigues, Maria Goretti AndradeRabelo, Amanda OliveiraRibetto, Anelice AstridCorbella, LucreciaAmaral, Arildo dos Santos2021-09-29T12:19:47Z2021-09-29T12:19:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23406http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-13T19:17:17Zoai:app.uff.br:1/23406Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:22.204167Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas
title Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas
spellingShingle Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas
Amaral, Arildo dos Santos
Experiência
Medicalização da aprendizagem
Educação inclusiva
Cartografia
Ensino
Experience
Medicalization of learning
Inclusive education
Cartography
title_short Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas
title_full Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas
title_fullStr Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas
title_full_unstemmed Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas
title_sort Cartografias, mapas, linhas e dobras no ofício de orientador educacional: compondo escritas, tecendo redes, inventando escolas
author Amaral, Arildo dos Santos
author_facet Amaral, Arildo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Maria Goretti Andrade
Rabelo, Amanda Oliveira
Ribetto, Anelice Astrid
Corbella, Lucrecia
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Arildo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Medicalização da aprendizagem
Educação inclusiva
Cartografia
Ensino
Experience
Medicalization of learning
Inclusive education
Cartography
topic Experiência
Medicalização da aprendizagem
Educação inclusiva
Cartografia
Ensino
Experience
Medicalization of learning
Inclusive education
Cartography
description Trazemos o saber da experiência construído a partir do ofício de orientador educacional, cenas do cotidiano escolar foram situadas enquanto amálgamas das questões teóricas refletidas a partir de leituras e experiências. Lançamos mão da cartografia como viés metodológico da pesquisa com o objetivo de problematizar a medicalização territorializada nas escolas e produzir movimentos instituintes no fazer pedagógico. Pousamos sobre a dimensão das enunciações e o regime de verdade que orquestram os aparatos legislativos no tocante à educação inclusiva no Brasil, analisados a partir do conto zapatista Historia de las miradas, as forças que duelam no imaginário social entre aqueles e aquelas que elaboram as leis, e aqueles e aquelas que estão no cotidiano das micropolíticas. Ênfase é dada ao caderno cartográfico como política de escrita, com o atravessamento de três movimentos éticos, estéticos e políticos: o movimento de compor, de tecer e inventar. Os blocos se conectam livremente com qualquer outra cena, pois trazem conexões que atravessam todo o texto. Como linhas de fuga às práticas homogêneas de categorização do outro em diagnósticos, buscamos inventar escolas que experimentem outras temporalidades, outros possíveis. Ocupamo-nos em afirmar uma escrita resistência, que traz uma proposta inventiva de escolas moleculares onde se encontram processos de singularização
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-09-29T12:19:47Z
2021-09-29T12:19:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/23406
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/23406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823727663382528