Mitos relacionados ao fracasso : relações entre saúde e escola dentro de um ambulatório em Cabo Frio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18796 |
Resumo: | Em linhas gerais essa pesquisa, Mitos relacionados ao fracasso: relações entre saúde e escola dentro de um ambulatório em Cabo Frio , buscou compreender aspectos dessas relações vivenciadas no espaço de um posto de saúde municipal e dentro de uma abordagem do cotidiano. A perspectiva sócio-antropológica serviu como base teórica para a compreensão desse cotidiano e de suas formas simbólicas. Baseada na Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli e no paradigma da complexidade através de Edgar Morin, foi-se tecendo a rede de diálogos em busca de um novo repensar dessas relações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, etnográfica e narrativa, onde casos foram trazidos para estudo, imagens e cenas do cotidiano foram ressaltadas, relatórios e discursos de professores foram analisados e cenas de interstício foram captadas. Partindo de um espaço de exclusão - detectado através das extensas listas de encaminhamento de alunos ao ambulatório médico - abordamos questões ligadas à formação do profissional da saúde (mais especificamente, o psicólogo), à biologização das questões educacionais e à incorporação de um discurso técnico pelas professoras, até chegarmos ao ambulatório, onde as famílias e alunos foram observados na construção do seu imaginário. É importante ressaltar que dentro de uma perspectiva do universo simbólico, portas devem ser abertas e a afetividade resgatada dentro do espaço-escola. Diálogos devem ser estabelecidos entre profissionais da saúde e educação. Entendemos que essa tomada de consciência pode levar a uma compreensão mais profunda dessa relação, tornando o fracasso uma porta a ser fechada. |
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Mitos relacionados ao fracasso : relações entre saúde e escola dentro de um ambulatório em Cabo FrioPsicologia educacionalFracasso escolarSaúde escolarCabo Frio (RJ)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEm linhas gerais essa pesquisa, Mitos relacionados ao fracasso: relações entre saúde e escola dentro de um ambulatório em Cabo Frio , buscou compreender aspectos dessas relações vivenciadas no espaço de um posto de saúde municipal e dentro de uma abordagem do cotidiano. A perspectiva sócio-antropológica serviu como base teórica para a compreensão desse cotidiano e de suas formas simbólicas. Baseada na Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli e no paradigma da complexidade através de Edgar Morin, foi-se tecendo a rede de diálogos em busca de um novo repensar dessas relações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, etnográfica e narrativa, onde casos foram trazidos para estudo, imagens e cenas do cotidiano foram ressaltadas, relatórios e discursos de professores foram analisados e cenas de interstício foram captadas. Partindo de um espaço de exclusão - detectado através das extensas listas de encaminhamento de alunos ao ambulatório médico - abordamos questões ligadas à formação do profissional da saúde (mais especificamente, o psicólogo), à biologização das questões educacionais e à incorporação de um discurso técnico pelas professoras, até chegarmos ao ambulatório, onde as famílias e alunos foram observados na construção do seu imaginário. É importante ressaltar que dentro de uma perspectiva do universo simbólico, portas devem ser abertas e a afetividade resgatada dentro do espaço-escola. Diálogos devem ser estabelecidos entre profissionais da saúde e educação. Entendemos que essa tomada de consciência pode levar a uma compreensão mais profunda dessa relação, tornando o fracasso uma porta a ser fechada.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoChaves, Iduína Edite Mont'alverne BraunCPF:03684865320http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4787230J0Fontoura, Helena Amaral daCPF:85997552772http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796387Y8Lobo, Lilia FerreiraCPF:10160892791http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728268J2Thomaz, Sueli BarbosaCPF:30074096753http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708472A9/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4708472A9Marendino, Rosane Barbosa2021-03-10T20:45:37Z2006-08-032021-03-10T20:45:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18796porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:45:37Zoai:app.uff.br:1/18796Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:45:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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