A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24404 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso objetiva abordar a atuação, e importância, do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica exploratória, com o intuito de conceituar historicamente os termos preservação, patrimônio e memória, bem como relacioná-los com a educação patrimonial e a atuação do bibliotecário. A pesquisa bibliográfica buscou fortalecer a teoria elaborada de que os patrimônios históricos devam ser preservados antes de necessitarem de ações de intervenção física e que a população deve atuar como aliada no processo de salvaguarda e de que o bibliotecário pode se fazer presente além do espaço das bibliotecas. O referencial teórico baseia-se nos autores: Dvorák (1910), Vernant (1973), Paoli (1992), Nora (1993), Ruskin (1996), Horta (1999), Lemos (2000), Choay (2001), Funari (2001), Carter (2004), Ortega y Gasset (2006), Fonseca (2007), Ghirardello (2008), Halbwachs (2012). O ponto de conclusão deste estudo é a prática da Educação Patrimonial que pode ser destacada como a principal atividade de preservação patrimonial. Uma vez que este processo educacional constrói coletivamente a conscientização por meio da mediação do histórico e dos espaços presentes no cotidiano, despertando o dever de cidadania e o senso de pertencimento. |
id |
UFF-2_775cee310562d688e3dd5707d60291dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24404 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonialPatrimônio históricoBibliotecárioMemória socialPreservação do patrimônio culturalPatrimônio históricoBibliotecárioMemória socialPreservação do patrimônio culturalHistorical heritageLibrarianPreservation of cultural heritageSocial memoryEste trabalho de conclusão de curso objetiva abordar a atuação, e importância, do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica exploratória, com o intuito de conceituar historicamente os termos preservação, patrimônio e memória, bem como relacioná-los com a educação patrimonial e a atuação do bibliotecário. A pesquisa bibliográfica buscou fortalecer a teoria elaborada de que os patrimônios históricos devam ser preservados antes de necessitarem de ações de intervenção física e que a população deve atuar como aliada no processo de salvaguarda e de que o bibliotecário pode se fazer presente além do espaço das bibliotecas. O referencial teórico baseia-se nos autores: Dvorák (1910), Vernant (1973), Paoli (1992), Nora (1993), Ruskin (1996), Horta (1999), Lemos (2000), Choay (2001), Funari (2001), Carter (2004), Ortega y Gasset (2006), Fonseca (2007), Ghirardello (2008), Halbwachs (2012). O ponto de conclusão deste estudo é a prática da Educação Patrimonial que pode ser destacada como a principal atividade de preservação patrimonial. Uma vez que este processo educacional constrói coletivamente a conscientização por meio da mediação do histórico e dos espaços presentes no cotidiano, despertando o dever de cidadania e o senso de pertencimento.This course completion paper aims to address the role and importance of the librarian in the preservation of historical heritage and social memory through heritage education. The methodology adopted was exploratory bibliographic research, in order to historically conceptualize the terms preservation, heritage and memory, as well as relate them to heritage education and the librarian's work. The bibliographical research sought to strengthen the theory that historical heritage must be preserved before it requires physical intervention and that the population must act as an ally in the preservation process. The theoretical framework is based on the authors: Dvorák (1910), Vernant (1973), Paoli (1992), Nora (1993), Ruskin (1996), Horta (1999), Lemos (2000), Choay (2001), Funari (2001), Carter (2004), Ortega y Gasset (2006), Fonseca (2007), Ghirardello (2008), Halbwachs (2012). The conclusion point of this study is the practice of Heritage Education that can be highlighted as the main activity of heritage preservation. Since this educational process collectively builds awareness through mediation of the history and the spaces present in everyday life, awakening the duty of citizenship and the sense of belonging.Universidade Federal FluminenseNiteróiJuvêncio, Carlos HenriqueCabral, Jacqueline RibeiroCoutinho, Paula AndradeOliveira, Rayssa Ribeiro de2022-01-28T16:04:19Z2022-01-28T16:04:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Rayssa Ribeiro. A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24404Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-28T16:04:22Zoai:app.uff.br:1/24404Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:20.876766Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial |
title |
A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial |
spellingShingle |
A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial Oliveira, Rayssa Ribeiro de Patrimônio histórico Bibliotecário Memória social Preservação do patrimônio cultural Patrimônio histórico Bibliotecário Memória social Preservação do patrimônio cultural Historical heritage Librarian Preservation of cultural heritage Social memory |
title_short |
A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial |
title_full |
A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial |
title_fullStr |
A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial |
title_full_unstemmed |
A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial |
title_sort |
A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial |
author |
Oliveira, Rayssa Ribeiro de |
author_facet |
Oliveira, Rayssa Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Juvêncio, Carlos Henrique Cabral, Jacqueline Ribeiro Coutinho, Paula Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rayssa Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio histórico Bibliotecário Memória social Preservação do patrimônio cultural Patrimônio histórico Bibliotecário Memória social Preservação do patrimônio cultural Historical heritage Librarian Preservation of cultural heritage Social memory |
topic |
Patrimônio histórico Bibliotecário Memória social Preservação do patrimônio cultural Patrimônio histórico Bibliotecário Memória social Preservação do patrimônio cultural Historical heritage Librarian Preservation of cultural heritage Social memory |
description |
Este trabalho de conclusão de curso objetiva abordar a atuação, e importância, do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica exploratória, com o intuito de conceituar historicamente os termos preservação, patrimônio e memória, bem como relacioná-los com a educação patrimonial e a atuação do bibliotecário. A pesquisa bibliográfica buscou fortalecer a teoria elaborada de que os patrimônios históricos devam ser preservados antes de necessitarem de ações de intervenção física e que a população deve atuar como aliada no processo de salvaguarda e de que o bibliotecário pode se fazer presente além do espaço das bibliotecas. O referencial teórico baseia-se nos autores: Dvorák (1910), Vernant (1973), Paoli (1992), Nora (1993), Ruskin (1996), Horta (1999), Lemos (2000), Choay (2001), Funari (2001), Carter (2004), Ortega y Gasset (2006), Fonseca (2007), Ghirardello (2008), Halbwachs (2012). O ponto de conclusão deste estudo é a prática da Educação Patrimonial que pode ser destacada como a principal atividade de preservação patrimonial. Uma vez que este processo educacional constrói coletivamente a conscientização por meio da mediação do histórico e dos espaços presentes no cotidiano, despertando o dever de cidadania e o senso de pertencimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-01-28T16:04:19Z 2022-01-28T16:04:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Oliveira, Rayssa Ribeiro. A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24404 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Oliveira, Rayssa Ribeiro. A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial. 2021. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2021. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823690213490688 |