Um olhar para as questões de gênero nas aulas de educação física a partir das experiências de uma professora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mateus Gomes de Loureiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30870
Resumo: Este trabalho se constitui como uma pesquisa no campo das narrativas e nos estudos sobre gênero e sexualidade na educação, através da teorização pós-crítica e pós-estruturalista. Traçamos como objetivo compreender de que forma as professoras abordavam os conteúdos de suas aulas na busca da igualdade de oportunidades a todos, problematizando, especificamente, a questão da imposição/dominação masculina nas aulas de Educação Física. Foram realizadas entrevistas/conversa com professoras de Educação Física da Prefeitura Municipal de Seropédica, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2020 a 2022, sendo uma entrevista coletiva, com três professoras e uma individual, com apenas uma professora. A entrevista individual foi transcrita e textualizada. Por acreditar numa perspectiva organizada a partir das relações mais horizontais e colaborativas entre os sujeitos que fazem parte do processo investigativo de produção de conhecimento científico – pesquisadores e professores –, optou-se pela metodologia das pesquisas narrativas. Elas buscam descrever, de forma cuidadosa, os mundos escolares e as práticas educativas que os envolvem, os sujeitos que os habitam e as produzem, bem como, compreender como os docentes elaboram e recriam esses mundos. A partir da textualização, puderam-se destacar alguns pontos sensíveis à pesquisa que foram organizados em temas para serem aprofundados numa segunda entrevista/conversa. Conversar com professoras, e mais especificamente com a entrevista textualizada, fazendo um diálogo entre as nossas experiências, trouxe grandes contribuições para pensarmos o campo da Educação Física e as estratégias teórico- metodologias que compreendam as diferenças e que promovam o respeito e a igualdade nas aulas, sobretudo em relação aos currículos e normativas que regulam e impõem quais conteúdos são necessários para os estudantes. Esse momento, também, auxiliou na organização dos temas de diálogo. Considerando nossas conversas o trabalho revela que o caminho para diminuir a desigualdade passa por uma postura investigativa que valorize os saberes docentes, que oportunize espaços de locução e diálogo, tendo em vista uma Educação Física contra-hegemônica. A formação continuada para o/a professor/a e o apoio da equipe pedagógica foram apontados como pontos importantes para avançarmos nessas temáticas, principalmente, em município que possui fortes características conservadoras e em um momento político que gerou retrocessos no que diz respeito às questões de gênero no contexto escolar, período no qual a pesquisa foi realizada.
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A entrevista individual foi transcrita e textualizada. Por acreditar numa perspectiva organizada a partir das relações mais horizontais e colaborativas entre os sujeitos que fazem parte do processo investigativo de produção de conhecimento científico – pesquisadores e professores –, optou-se pela metodologia das pesquisas narrativas. Elas buscam descrever, de forma cuidadosa, os mundos escolares e as práticas educativas que os envolvem, os sujeitos que os habitam e as produzem, bem como, compreender como os docentes elaboram e recriam esses mundos. A partir da textualização, puderam-se destacar alguns pontos sensíveis à pesquisa que foram organizados em temas para serem aprofundados numa segunda entrevista/conversa. Conversar com professoras, e mais especificamente com a entrevista textualizada, fazendo um diálogo entre as nossas experiências, trouxe grandes contribuições para pensarmos o campo da Educação Física e as estratégias teórico- metodologias que compreendam as diferenças e que promovam o respeito e a igualdade nas aulas, sobretudo em relação aos currículos e normativas que regulam e impõem quais conteúdos são necessários para os estudantes. Esse momento, também, auxiliou na organização dos temas de diálogo. Considerando nossas conversas o trabalho revela que o caminho para diminuir a desigualdade passa por uma postura investigativa que valorize os saberes docentes, que oportunize espaços de locução e diálogo, tendo em vista uma Educação Física contra-hegemônica. A formação continuada para o/a professor/a e o apoio da equipe pedagógica foram apontados como pontos importantes para avançarmos nessas temáticas, principalmente, em município que possui fortes características conservadoras e em um momento político que gerou retrocessos no que diz respeito às questões de gênero no contexto escolar, período no qual a pesquisa foi realizada.This research work focus on the field of narratives and studies on gender and sexuality in educational environments through the post-critical and post-structuralist theorization. The purpose was to understand how teachers addressed the contents of their classes in pursue of equal opportunities for all, specifically problematizing the issue of male imposition/domination in Physical Education classes. Interviews/conversations were carried out with Physical Education teachers from the Municipality of Seropédica, metropolitan region of the State of Rio de Janeiro, from 2020 to 2022, being a collective interview, with three teachers, and an individual one with only one teacher, which was transcribed and textualized. As I believe in an organized perspective based on more horizontal and collaborative relationships between the subjects who are part of the investigative process of scientific knowledge production – researchers and teachers –, I opted for the methodology of narrative research. It seeks to describe, in a careful way, the school worlds and the educational practices that surround them, the subjects that inhabit and produce them, as well as understand how teachers elaborate and recreate these worlds. From the textualization, it was possible to highlight some sensitive points to the research that were organized into themes to be deepened in a second interview/conversation. Talking with teachers, and more specifically the textualized interview, making a dialogue between our experiences, brought great contributions about the field of Physical Education and the theoretical methodological strategies that cover the differences and promote respect and equality in the classroom, especially in the curricula and norms that regulate and impose the necessary contents for students. This moment also helped the organization of dialogue themes. Considering our conversations, the work reveals that the way to reduce inequality goes through an investigative posture that values teaching knowledge, and provides spaces for locution and dialogue, with a view to counter- hegemonic Physical Education. Continuing teacher training and support from the pedagogical team were pointed out as important points for us to move forward, especially in a municipality that has strong conservative characteristics and in a political moment that generated setbacks with regard to gender issues, when the research was carried out.136 pTerra, Dinah VasconcellosCopolillo, Martha Lenora QueirozBrito, Leandro Teófilo deAlves, Mateus Gomes de Loureiro2023-10-20T12:47:31Z2023-10-20T12:47:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, Mateus Gomes de Loureiro. Um olhar para as questões de gênero nas aulas de educação física a partir das experiências de uma professora. 2023. 136f. 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