Fuxicando com as narrativas de professoras/es de Educação Física: currículos e a decolonialidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31552 |
Resumo: | A presente tese teve como questão: como os currículos se manifestam nas experiências, memórias, narrativas e decolonialidade das/os professoras/es de Educação Física que atuam em escolas públicas, de diferentes regiões geográficas do Brasil? Assim, a intenção de pesquisa foi: fuxicar as experiências, memórias, narrativas e decolonialidades dos currículos anunciados pelas/os professoras/es de Educação Física que atuam em escolas públicas, de diferentes regiões geográficas do Brasil. Metodologicamente, recorri ao fuxico narrativo, perspectiva constituída pelos seguintes elementos: centralidade dos sujeitos, oralitura, experiência, memória, narrativa, o (fa)ser pesquisa, a conversa e o fuxico. Esses elementos, juntos, puderam me auxiliar na tessitura de diálogos considerando o dito pelas/os participantes, por mim e pelas referências de apoio. Participaram da investigação 8 (oito) professoras/es de Educação Física, atuantes na Educação Básica, de 4 regiões distintas do Brasil. Realizamos sete (7) encontros virtuais, pela plataforma Google Meet, que foram gravados e transcritos, posteriormente. Também utilizamos um documento on-line, no qual, poderíamos compartilhar as nossas narrativas, ainda, utilizei um diário para o registro das reflexões e sentimentos sobre os momentos vividos. Nos encontros, a temática guia foi: o compartilhamento das experiências, de memórias e de narrativas de currículos que foram/são vivenciadas no âmbito escolar ou não, tanto por estudantes, como por professoras/es. Durante os encontros, temáticas ligadas aos currículos emergiram do compartilhamento das narrativas. Dessa forma, ao dialogar com essas narrativas e as referências bibliográficas escolhidas, pude perceber que, para nos movimentarmos no campo dos currículos e nos espaços destinados a sua construção e manifestação, necessitamos considerar as trajetórias formativas dos sujeitos em face da(s)/o(s) processos de escolarização e das experiências não-escolares, assim, as memórias compartilhadas apontaram que os momentos vividos nesses espaços ressoavam na vida de cada sujeito, ou seja, conhecimentos/saberes eram apropriados e ressignificados de acordo o contexto de cada um. Outro aspecto a ser considerado é a formação inicial em nível superior, visto que as experiências, na graduação, serviram como um alicerce para as futuras atuações docentes, considerando os pontos positivos, mas, também, os entraves. Além disso, as influências para a escolha da profissão docente, seja de familiares, professores/mestres de esportes ou ex- professores definiram a escolha da área de atuação. No caso da Educação Física, os corpos se constituem nos espaços sociais e em suas relações com os conhecimentos e saberes (corposcurrículos), por isso, as experiências corpóreas foram um elemento marcante para o envolvimento na profissão, tal como para a compreensão da diversidade de corpos. Os currículos oficiais, enquanto influência na construção singular de cada professora/r, determinam o manuseio de documentos e a criatividade das/os professoras/es, cuja perspectiva crítica flutuava entre considerar as intencionalidades formativas ou mesmo como elemento de mera reprodução dos ditames hegemônicos. Tendo isso em vista, acredito que é possível pensarmos, refletirmos e construirmos currículos, em função das experiências, memórias e narrativas dos sujeitos, considerando as suas singularidades, mas, também, os contextos de experimentação. |
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Esses elementos, juntos, puderam me auxiliar na tessitura de diálogos considerando o dito pelas/os participantes, por mim e pelas referências de apoio. Participaram da investigação 8 (oito) professoras/es de Educação Física, atuantes na Educação Básica, de 4 regiões distintas do Brasil. Realizamos sete (7) encontros virtuais, pela plataforma Google Meet, que foram gravados e transcritos, posteriormente. Também utilizamos um documento on-line, no qual, poderíamos compartilhar as nossas narrativas, ainda, utilizei um diário para o registro das reflexões e sentimentos sobre os momentos vividos. Nos encontros, a temática guia foi: o compartilhamento das experiências, de memórias e de narrativas de currículos que foram/são vivenciadas no âmbito escolar ou não, tanto por estudantes, como por professoras/es. Durante os encontros, temáticas ligadas aos currículos emergiram do compartilhamento das narrativas. Dessa forma, ao dialogar com essas narrativas e as referências bibliográficas escolhidas, pude perceber que, para nos movimentarmos no campo dos currículos e nos espaços destinados a sua construção e manifestação, necessitamos considerar as trajetórias formativas dos sujeitos em face da(s)/o(s) processos de escolarização e das experiências não-escolares, assim, as memórias compartilhadas apontaram que os momentos vividos nesses espaços ressoavam na vida de cada sujeito, ou seja, conhecimentos/saberes eram apropriados e ressignificados de acordo o contexto de cada um. Outro aspecto a ser considerado é a formação inicial em nível superior, visto que as experiências, na graduação, serviram como um alicerce para as futuras atuações docentes, considerando os pontos positivos, mas, também, os entraves. Além disso, as influências para a escolha da profissão docente, seja de familiares, professores/mestres de esportes ou ex- professores definiram a escolha da área de atuação. No caso da Educação Física, os corpos se constituem nos espaços sociais e em suas relações com os conhecimentos e saberes (corposcurrículos), por isso, as experiências corpóreas foram um elemento marcante para o envolvimento na profissão, tal como para a compreensão da diversidade de corpos. Os currículos oficiais, enquanto influência na construção singular de cada professora/r, determinam o manuseio de documentos e a criatividade das/os professoras/es, cuja perspectiva crítica flutuava entre considerar as intencionalidades formativas ou mesmo como elemento de mera reprodução dos ditames hegemônicos. Tendo isso em vista, acredito que é possível pensarmos, refletirmos e construirmos currículos, em função das experiências, memórias e narrativas dos sujeitos, considerando as suas singularidades, mas, também, os contextos de experimentação.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoThis thesis had the question: how do resumes manifest themselves in the experiences, memories, narratives and decoloniality of Physical Education teachers who work in public schools, in different geographic regions of Brazil? Thus, the research intention was: to gossip about the experiences, memories, narratives and decolonialities of the curricula announced by Physical Education teachers who work in public schools, in different geographic regions of Brazil. Methodologically, I resorted to gossip narrative, a perspective constituted by the following elements: centrality of the subjects, oral literature, experience, memory, narrative, the being of research, conversation and gossip. These elements, together, were able to help me create dialogues considering what was said by the participants, by me and by the supporting references. Eight (8) Physical Education teachers, working in Basic Education, from 4 different regions of Brazil participated in the investigation. We held seven (7) virtual meetings, via the Google Meet platform, which were recorded and later transcribed. We also used an online document, in which we could share our narratives, and I also used a diary to record reflections and feelings about the living moments. At the meetings, the guiding theme was: sharing experiences, memories and CV narratives that were/are experienced at school or not. During the meetings, themes linked to the curricula emerged from the sharing of narratives. Thus, when dialoguing with these narratives and the chosen bibliographical references, I was able to realize that, in order to move in the field of curricula and in the spaces destined for their construction and manifestation, we need to consider the formative trajectories of the subjects in the face of the processes of schooling and the non-school experiences, thus, the shared memories showed that the moments lived in these spaces resonated in the lives of each subject, that is, knowledge was appropriated and given new meanings according to each person's context. Another aspect to be considered is initial training at a higher education level, since the experiences during graduation served as a foundation for future teaching activities, considering the positive points, but also the obstacles.Furthermore, the influences on the choice of the teaching profession, whether from family members, sports masters/teachers or former teachers who defined the choice of area of activity. In the case of Physical Education, bodies are constituted in social spaces and in their relationships with knowledge (bodies résumés), therefore, corporeal experiences were a striking element for involvement in the profession, as well as for understanding the diversity of bodies. Official curricula, as an influence on the unique construction of each teacher, determine the handling and creation of teachers, fluctuating between a critical perspective — considering formative intentions — as well as an element of mere reproduction of hegemonic dictates. With this in mind, I believe that it is possible to think, reflect and build curricula, based on the experiences, memories and narratives of the subjects, considering their singularities, but also the contexts of experimentation.227 p.Terra, Dinah VasconcellosSelles, Sandra EscovedoRuiz, MarielSilva-Peña, IlichAlmeida Júnior, Admir Soares deFajardo, Roxana HormazábalCastro, Pedro Alves2023-12-19T15:22:06Z2023-12-19T15:22:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCASTRO, Pedro Alves. Fuxicando com as narrativas de professoras/es de Educação Física: currículos e a decolonialidade. 2023. 227f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31552CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-19T15:22:10Zoai:app.uff.br:1/31552Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:40.895046Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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