Cinelândia: uma possibilidade de turismo cinematográfico para o Rio de Janeiro (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Higor Araújo de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2094
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade identificar a Cinelândia como um espaço de memória, pautado no seu relevante patrimônio cultural construído com a funcionalidade de abrigar salas de cinema. Assim, diante dessa premissa, busca-se refletir a possibilidade do desenvolvimento do turismo cinematográfico na região, não apenas para destacar o patrimônio edificado e o legado cultural da localidade, mas também na apropriação de produções cinematográficas que utilizaram como locação a Praça Floriano e seu entorno. O estudo ainda visa contextualizar o período histórico que compreende o final do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, época do planejamento da Cinelândia; identificar os edifícios que foram construídos com a intenção inicial de serem utilizados como cinemas; compor o imaginário turístico a partir das percepções dos turistas e dos moradores do município e região metropolitana do Rio de Janeiro sobre a Cinelândia. Os resultados obtidos consistiram na análise dos dados com base na aplicação de formulários de demanda turística e opinião pública, e ainda, a utilização de três produções cinematográficas gravadas na localidade; Interlúdio (1946), Rio, Eu Te Amo (2014) e Terra Em Transe (1967), como parâmetro de comparação, pela relevância que as cenas apresentam, aproximando-se da ideia de turismo induzido por filmes apresentada por Beeton (2005). A metodologia do estudo apoiou-se na pesquisa de natureza quantitativa exploratória e qualitativa descritiva
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