Cinelândia: uma possibilidade de turismo cinematográfico para o Rio de Janeiro (RJ)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2094 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade identificar a Cinelândia como um espaço de memória, pautado no seu relevante patrimônio cultural construído com a funcionalidade de abrigar salas de cinema. Assim, diante dessa premissa, busca-se refletir a possibilidade do desenvolvimento do turismo cinematográfico na região, não apenas para destacar o patrimônio edificado e o legado cultural da localidade, mas também na apropriação de produções cinematográficas que utilizaram como locação a Praça Floriano e seu entorno. O estudo ainda visa contextualizar o período histórico que compreende o final do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, época do planejamento da Cinelândia; identificar os edifícios que foram construídos com a intenção inicial de serem utilizados como cinemas; compor o imaginário turístico a partir das percepções dos turistas e dos moradores do município e região metropolitana do Rio de Janeiro sobre a Cinelândia. Os resultados obtidos consistiram na análise dos dados com base na aplicação de formulários de demanda turística e opinião pública, e ainda, a utilização de três produções cinematográficas gravadas na localidade; Interlúdio (1946), Rio, Eu Te Amo (2014) e Terra Em Transe (1967), como parâmetro de comparação, pela relevância que as cenas apresentam, aproximando-se da ideia de turismo induzido por filmes apresentada por Beeton (2005). A metodologia do estudo apoiou-se na pesquisa de natureza quantitativa exploratória e qualitativa descritiva |
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Cinelândia: uma possibilidade de turismo cinematográfico para o Rio de Janeiro (RJ)Turismo cinematográficoCinelândiaCinemaLocaçãoPatrimônio culturalTurismoTurismo culturalCinelândia (Rio de Janeiro)CinemaLocaçãoFilm induced tourismCinelândiaCinemaLocationCultural heritageTourismO presente trabalho tem como finalidade identificar a Cinelândia como um espaço de memória, pautado no seu relevante patrimônio cultural construído com a funcionalidade de abrigar salas de cinema. Assim, diante dessa premissa, busca-se refletir a possibilidade do desenvolvimento do turismo cinematográfico na região, não apenas para destacar o patrimônio edificado e o legado cultural da localidade, mas também na apropriação de produções cinematográficas que utilizaram como locação a Praça Floriano e seu entorno. O estudo ainda visa contextualizar o período histórico que compreende o final do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, época do planejamento da Cinelândia; identificar os edifícios que foram construídos com a intenção inicial de serem utilizados como cinemas; compor o imaginário turístico a partir das percepções dos turistas e dos moradores do município e região metropolitana do Rio de Janeiro sobre a Cinelândia. Os resultados obtidos consistiram na análise dos dados com base na aplicação de formulários de demanda turística e opinião pública, e ainda, a utilização de três produções cinematográficas gravadas na localidade; Interlúdio (1946), Rio, Eu Te Amo (2014) e Terra Em Transe (1967), como parâmetro de comparação, pela relevância que as cenas apresentam, aproximando-se da ideia de turismo induzido por filmes apresentada por Beeton (2005). A metodologia do estudo apoiou-se na pesquisa de natureza quantitativa exploratória e qualitativa descritivaThis study aims to identify the Cinelandia as a memory space, based on the relevant cultural heritage built with the functionality of house movie theaters. Thus, on this premise, we try to reflect the possibility of the film induced tourism in the region, not only for identifying these built heritage and cultural legacy but also the appropriation of film productions that used as a location Floriano Square and its surroundings. The study also aims to contextualize the historical period from the late nineteenth century and the first three decades of the twentieth century, when planning Cinelândia; identify buildings that were built with the initial intention of being used as cinemas; compose the tourist imaginary from the perceptions of tourists and residents of the municipality and the metropolitan area of Rio de Janeiro on Cinelândia. The results consisted of analyzing data based on application forms of tourism demand and public opinion, and also the use of three film productions recorded in the locality; Interlude (1946), Rio, I Love You (2014) and Land in Anguish (1967) as a comparison, given that the relevance of the scenes feature approaching the idea of film induced tourism by Beeton (2005). The methodology of the study relied on the exploratory quantitative research and qualitative descriptiveFonseca Filho, Ari da SilvaGodoy, Karla EstelitaSilva, Erly Maria de Carvalho eCarvalho, Higor Araújo de2016-08-04T14:24:30Z2016-08-04T14:24:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2094CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T17:30:09Zoai:app.uff.br:1/2094Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-17T17:30:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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