Turismo cinematográfico no período pós-guerra: o Rio de Janeiro do filme Interlúdio (1946)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2095 |
Resumo: | O turismo é uma atividade que se divide em vários segmentos, sendo o turismo cinematográfico um dos segmentos que move milhões de pessoas pelo mundo mostrado nas telonas. Com a popularização do cinema se estabelecem cada vez mais as parcerias entre produções cinematográficas e governos receptivos às filmagens, promovendo destinos. Baseado nesse fato, o presente trabalho tem por objetivo geral identificar o legado do filme Interlúdio (1946) para o turismo no Rio de Janeiro atualmente. Os objetivos específicos são: analisar a relação do turismo com o cinema, bem como abordar a contribuição para economia local, verificar o contexto do período da Segunda Guerra Mundial e o cenário do Rio de Janeiro de 1940, e constatar a imagem que o filme Interlúdio mostra do Rio de Janeiro. Para realização desta pesquisa o presente trabalho dispõe de uma coleta de dados permeada na natureza qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e uma análise fílmica. Por fim, os resultados revelam que existe uma relação visível entre o cinema e a promoção de um destino turístico, uma vez que a economia do destino turístico em questão cresce. O trabalho apresenta também suas conclusões sobre a análise realizada a partir do problema base deste estudo |
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Turismo cinematográfico no período pós-guerra: o Rio de Janeiro do filme Interlúdio (1946)Turismo cinematográficoRio de JaneiroInterlúdio (filme)Segunda Guerra MundialTurismo cinematográficoCinemaLocaçãoScreentourismRio de JaneiroNotoriousWorld War IIO turismo é uma atividade que se divide em vários segmentos, sendo o turismo cinematográfico um dos segmentos que move milhões de pessoas pelo mundo mostrado nas telonas. Com a popularização do cinema se estabelecem cada vez mais as parcerias entre produções cinematográficas e governos receptivos às filmagens, promovendo destinos. Baseado nesse fato, o presente trabalho tem por objetivo geral identificar o legado do filme Interlúdio (1946) para o turismo no Rio de Janeiro atualmente. Os objetivos específicos são: analisar a relação do turismo com o cinema, bem como abordar a contribuição para economia local, verificar o contexto do período da Segunda Guerra Mundial e o cenário do Rio de Janeiro de 1940, e constatar a imagem que o filme Interlúdio mostra do Rio de Janeiro. Para realização desta pesquisa o presente trabalho dispõe de uma coleta de dados permeada na natureza qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e uma análise fílmica. Por fim, os resultados revelam que existe uma relação visível entre o cinema e a promoção de um destino turístico, uma vez que a economia do destino turístico em questão cresce. O trabalho apresenta também suas conclusões sobre a análise realizada a partir do problema base deste estudoTourism is an activity that is divided into multiple segments and film induced tourism is one of the segments that moves millions of people around the world shown on the big screen. With the popularity of the movies is set increasingly partnerships between film productions and governments receptive to filming, promoting destinations. Based on this fact, the present work has the objective to identify the legacy of film Notorious (1946) for tourism in Rio de Janeiro today. The specific objectives are: to analyze the tourism relationship with movies, as well as addressing the contribution to the local economy, check the period of the context of World War II and the setting of Rio de Janeiro in 1940, and find the image that the film Notorious shows about Rio de Janeiro. For this research the present work offers a permeated data collection in qualitative nature, with semi-structured interviews and film analysis. Finally, the results shows that there is a visible relationship between movies and the promotion of a tourist destination, since the economy of the tourist destination in question grows. The research also presents its findings on the analysis carried out on the basis of this study problemFonseca Filho, Ari da SilvaGuimarães, Valéria LimaSilva, Erly Maria de Carvalho eGarcia, Mônica de Carvalho2016-08-04T14:29:12Z2016-08-04T14:29:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2095CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-17T17:36:38Zoai:app.uff.br:1/2095Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:18.588676Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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