A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Luciana Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11874
Resumo: As organizações, como as pessoas, possuem valores que orientam suas ações e refletem no comportamento de seus integrantes. Esses valores funcionam como parâmetros de julgamento e justificativa para comportamentos. Logo, a percepção dos valores que vigoram na organização pode estar intimamente relacionada ao comportamento dos funcionários e ao grau de comprometimento com a organização. Os valores são ainda componentes importantes da cultura organizacional, entendida como o conjunto de tudo o que constitui a vida em comum nos grupos sociais. A importância do conhecimento dos aspectos culturais de um contexto organizacional vem da estreita relação entre estes e a eficácia organizacional. As empresas familiares estão presentes no contexto brasileiro e mundial e seu desempenho no país vem superando a média mundial nos últimos anos. Assim, o objetivo deste estudo é relacionar a forma como os valores organizacionais são percebidos pelos membros e como refletem no comprometimento afetivo com a organização de cultura familiar. Para este estudo foi utilizada a pesquisa de campo, com aplicação de questionário estruturado em 360 funcionários de empresas familiares dos segmentos comércio, indústria e serviço. Os resultados obtidos foram tratados através da Análise Fatorial Confirmatória (AFC), que possibilitou, através da Modelagem das Equações Estruturais (Structura Equations Modeling – SEM), confirmar o grau de ajuste dos dados apurados na pesquisa às teorias sobre as variáveis (constructos) de interesse na mesma: valores e comprometimento
id UFF-2_7839fea7565fd10f2215c33d13d1f8ba
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11874
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivoThe perception of values in companies of family culture and its relationship with the organizational affective compromise.Valores organizacionaisComprometimentoCulturaEmpresas familiaresCultura organizacionalComprometimento organizacionalEmpresa familiarOrganizational valuesCommitmentCultureFamily businessesAs organizações, como as pessoas, possuem valores que orientam suas ações e refletem no comportamento de seus integrantes. Esses valores funcionam como parâmetros de julgamento e justificativa para comportamentos. Logo, a percepção dos valores que vigoram na organização pode estar intimamente relacionada ao comportamento dos funcionários e ao grau de comprometimento com a organização. Os valores são ainda componentes importantes da cultura organizacional, entendida como o conjunto de tudo o que constitui a vida em comum nos grupos sociais. A importância do conhecimento dos aspectos culturais de um contexto organizacional vem da estreita relação entre estes e a eficácia organizacional. As empresas familiares estão presentes no contexto brasileiro e mundial e seu desempenho no país vem superando a média mundial nos últimos anos. Assim, o objetivo deste estudo é relacionar a forma como os valores organizacionais são percebidos pelos membros e como refletem no comprometimento afetivo com a organização de cultura familiar. Para este estudo foi utilizada a pesquisa de campo, com aplicação de questionário estruturado em 360 funcionários de empresas familiares dos segmentos comércio, indústria e serviço. Os resultados obtidos foram tratados através da Análise Fatorial Confirmatória (AFC), que possibilitou, através da Modelagem das Equações Estruturais (Structura Equations Modeling – SEM), confirmar o grau de ajuste dos dados apurados na pesquisa às teorias sobre as variáveis (constructos) de interesse na mesma: valores e comprometimentoOrganizations like people have values that guide their actions and reflect on the behavior of their members. These values function as judgment parameters and justification for behaviors. Therefore, the perception of the values that prevail in the organization can be closely related to the behavior of the employees and to the degree of commitment with the organization. Values are still important components of the organizational culture, understood as the set of all that constitutes the life in common in the social groups. The importance of knowledge of the cultural aspects of an organizational context comes from the close relationship between these and organizational effectiveness. Family businesses are present in the Brazilian and world context and their performance in the country has surpassed the world average in recent years. Thus, the purpose of this study is to relate how the organizational values are perceived by the members and how they reflect on the affective commitment with the family culture organization. For this study the field research was applied, with questionnaire application structured in 360 employees of family companies in the commerce, industry and service segments. The results obtained were treated through Confirmatory Factor Analysis (AFC), which allowed, through the Structural Equations Modeling (SEM), to confirm the degree of fit of the data obtained in the research to theories about the variables (constructs) of interest in it: values and commitment.79 f.Universidade Federal FluminenseNiteróiSalles, Denise Medeiros RibeiroSantos, João Alberto Neves dosAlmeida, Gustavo de OliveiraFonseca, Luciana Silva2019-11-04T13:55:00Z2019-11-04T13:55:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Luciana Silva. A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017https://app.uff.br/riuff/handle/1/11874Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:49Zoai:app.uff.br:1/11874Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:02.768236Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo
The perception of values in companies of family culture and its relationship with the organizational affective compromise.
title A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo
spellingShingle A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo
Fonseca, Luciana Silva
Valores organizacionais
Comprometimento
Cultura
Empresas familiares
Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Empresa familiar
Organizational values
Commitment
Culture
Family businesses
title_short A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo
title_full A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo
title_fullStr A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo
title_full_unstemmed A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo
title_sort A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo
author Fonseca, Luciana Silva
author_facet Fonseca, Luciana Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles, Denise Medeiros Ribeiro
Santos, João Alberto Neves dos
Almeida, Gustavo de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Luciana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Valores organizacionais
Comprometimento
Cultura
Empresas familiares
Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Empresa familiar
Organizational values
Commitment
Culture
Family businesses
topic Valores organizacionais
Comprometimento
Cultura
Empresas familiares
Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Empresa familiar
Organizational values
Commitment
Culture
Family businesses
description As organizações, como as pessoas, possuem valores que orientam suas ações e refletem no comportamento de seus integrantes. Esses valores funcionam como parâmetros de julgamento e justificativa para comportamentos. Logo, a percepção dos valores que vigoram na organização pode estar intimamente relacionada ao comportamento dos funcionários e ao grau de comprometimento com a organização. Os valores são ainda componentes importantes da cultura organizacional, entendida como o conjunto de tudo o que constitui a vida em comum nos grupos sociais. A importância do conhecimento dos aspectos culturais de um contexto organizacional vem da estreita relação entre estes e a eficácia organizacional. As empresas familiares estão presentes no contexto brasileiro e mundial e seu desempenho no país vem superando a média mundial nos últimos anos. Assim, o objetivo deste estudo é relacionar a forma como os valores organizacionais são percebidos pelos membros e como refletem no comprometimento afetivo com a organização de cultura familiar. Para este estudo foi utilizada a pesquisa de campo, com aplicação de questionário estruturado em 360 funcionários de empresas familiares dos segmentos comércio, indústria e serviço. Os resultados obtidos foram tratados através da Análise Fatorial Confirmatória (AFC), que possibilitou, através da Modelagem das Equações Estruturais (Structura Equations Modeling – SEM), confirmar o grau de ajuste dos dados apurados na pesquisa às teorias sobre as variáveis (constructos) de interesse na mesma: valores e comprometimento
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-11-04T13:55:00Z
2019-11-04T13:55:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Luciana Silva. A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11874
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv FONSECA, Luciana Silva. A percepção de valores em empresas de cultura familiar e sua relação com o comprometimento organizacional afetivo. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Escola de Engenharia, Niterói, 2017
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823678975901696