Prurido paraneoplásico: revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nathália
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26958
Resumo: O prurido paraneoplásico, em inglês "paraneoplastic itch" (PI), refere-se ao prurido que acontece nos pacientes com neoplasias e ainda está em processo de definição. O International Forum for the Study of Itch (IFSI) é um dos grupos que debatem sobre o tema. Até o momento, o IFSI define o termo "paraneoplastic itch" como uma sensação pruriginosa sistêmica por mais de 6 semanas que ocorre por reação à presença de um tumor ou de uma neoplasia maligna hematológica, mas que não é induzido pela presença local das células tumorais e nem pela terapia oncológica. Além disso, esse prurido tende a desaparecer com a remissão do tumor e a retornar com sua recidiva. O objetivo do trabalho, portanto, é realizar uma revisão bibliográfica, haja vista a escassez de literatura sobre o tema e ao fato do prurido paraneoplásico, estabelecer-se como um tema de grande interesse atual e futuro, tendo em vista o envelhecimento populacional e, consequentemente, a possibilidade de aumento na prevalência desta doença.
id UFF-2_78405917f32580f129333590d0b511f6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26958
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Prurido paraneoplásico: revisão da literaturaPrurido paraneoplásicoO prurido paraneoplásico, em inglês "paraneoplastic itch" (PI), refere-se ao prurido que acontece nos pacientes com neoplasias e ainda está em processo de definição. O International Forum for the Study of Itch (IFSI) é um dos grupos que debatem sobre o tema. Até o momento, o IFSI define o termo "paraneoplastic itch" como uma sensação pruriginosa sistêmica por mais de 6 semanas que ocorre por reação à presença de um tumor ou de uma neoplasia maligna hematológica, mas que não é induzido pela presença local das células tumorais e nem pela terapia oncológica. Além disso, esse prurido tende a desaparecer com a remissão do tumor e a retornar com sua recidiva. O objetivo do trabalho, portanto, é realizar uma revisão bibliográfica, haja vista a escassez de literatura sobre o tema e ao fato do prurido paraneoplásico, estabelecer-se como um tema de grande interesse atual e futuro, tendo em vista o envelhecimento populacional e, consequentemente, a possibilidade de aumento na prevalência desta doença.Paraneoplastic itch refers to the pruritus that occurs in patients with cancer which definition is still being built. The International Forum for the Study of Itch (IFSI) is one of the groups that debates the topic. To date, the IFSI defines the term "paraneoplastic itch" as a systemic itchy sensation lasting more than 6 weeks as a reaction to a tumor or hematologic malignancy, but is not induced by local presence of tumor cells and neither as a effect of cancer therapy. In addition, this pruritus tends to disappear with the tumor remission and relapse with its recurrence. The objective of this work is to carry out a literature review, given the scarcity of literature on the subject and the fact that paraneoplastic itch is established as a topic of great current and future interest, in view of population aging and, consequently, the possibility of an increase in the prevalence of this disease.33 f.Granja, Paula Dadaltihttp://lattes.cnpq.br/7380179870014065Ribeiro, Nathália2022-11-16T21:49:49Z2022-11-16T21:49:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Nathália. Prurido paraneoplásico: revisão da literatura. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26958CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-16T21:49:53Zoai:app.uff.br:1/26958Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-11-16T21:49:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prurido paraneoplásico: revisão da literatura
title Prurido paraneoplásico: revisão da literatura
spellingShingle Prurido paraneoplásico: revisão da literatura
Ribeiro, Nathália
Prurido paraneoplásico
title_short Prurido paraneoplásico: revisão da literatura
title_full Prurido paraneoplásico: revisão da literatura
title_fullStr Prurido paraneoplásico: revisão da literatura
title_full_unstemmed Prurido paraneoplásico: revisão da literatura
title_sort Prurido paraneoplásico: revisão da literatura
author Ribeiro, Nathália
author_facet Ribeiro, Nathália
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Granja, Paula Dadalti
http://lattes.cnpq.br/7380179870014065
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nathália
dc.subject.por.fl_str_mv Prurido paraneoplásico
topic Prurido paraneoplásico
description O prurido paraneoplásico, em inglês "paraneoplastic itch" (PI), refere-se ao prurido que acontece nos pacientes com neoplasias e ainda está em processo de definição. O International Forum for the Study of Itch (IFSI) é um dos grupos que debatem sobre o tema. Até o momento, o IFSI define o termo "paraneoplastic itch" como uma sensação pruriginosa sistêmica por mais de 6 semanas que ocorre por reação à presença de um tumor ou de uma neoplasia maligna hematológica, mas que não é induzido pela presença local das células tumorais e nem pela terapia oncológica. Além disso, esse prurido tende a desaparecer com a remissão do tumor e a retornar com sua recidiva. O objetivo do trabalho, portanto, é realizar uma revisão bibliográfica, haja vista a escassez de literatura sobre o tema e ao fato do prurido paraneoplásico, estabelecer-se como um tema de grande interesse atual e futuro, tendo em vista o envelhecimento populacional e, consequentemente, a possibilidade de aumento na prevalência desta doença.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16T21:49:49Z
2022-11-16T21:49:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Nathália. Prurido paraneoplásico: revisão da literatura. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26958
identifier_str_mv RIBEIRO, Nathália. Prurido paraneoplásico: revisão da literatura. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135462055247872