"Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bárbara Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27356
Resumo: O presente estudo tem como objetivo desenvolver um protótipo de um jogo didático baseado em Role Playing Games (RPGs) sobre a Baía de Guanabara, primordialmente a região da ESEC da Guanabara. Tendo em vista o panorama histórico da educação brasileira, como o currículo do Ensino Básico foi planejado e reformulado ao longo dos anos e como a matéria escolar Biologia emergiu, somos capazes de entender as dificuldades e as possibilidades de como inserir um recurso didático neste cenário. Quando trazemos luz para a atividade lúdica e os jogos didáticos no ensino, vemos inúmeras formas de poder fazer com que o conteúdo se torne interessante e seja tratado para os alunos, podendo alterar, inclusive, a relação docente e discente em âmbito escolar. Além disso, um tipo de jogo que está novamente em alta são os RPGs, que permitem com que o aluno adquira autonomia e se torne o protagonista da história, vivenciando os eventos narrados. É nesse âmbito que trago a Baía de Guanabara, um importante ecossistema que permeia 16 municípios distintos dos quais poucos alunos têm conhecimento, não só isso como, apesar de estar no centro do Estado do Rio de Janeiro, é uma das maiores e importantes bacias hidrográficas do Brasil. Não só a Biologia da Baía de Guanabara é relevante como sua função social e subsidiária. Devido a isso, este foi o cenário para ser produzido o protótipo do jogo de RPG intitulado "Guará, em busca do sonho escarlate"
id UFF-2_78708e068ebc9ff9fba1e23fb659536b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27356
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologiaRole playing game (RPG)Baía de GuanabaraRecurso didáticoRole playing game (RPG)Guanabara BayDidactic resourceO presente estudo tem como objetivo desenvolver um protótipo de um jogo didático baseado em Role Playing Games (RPGs) sobre a Baía de Guanabara, primordialmente a região da ESEC da Guanabara. Tendo em vista o panorama histórico da educação brasileira, como o currículo do Ensino Básico foi planejado e reformulado ao longo dos anos e como a matéria escolar Biologia emergiu, somos capazes de entender as dificuldades e as possibilidades de como inserir um recurso didático neste cenário. Quando trazemos luz para a atividade lúdica e os jogos didáticos no ensino, vemos inúmeras formas de poder fazer com que o conteúdo se torne interessante e seja tratado para os alunos, podendo alterar, inclusive, a relação docente e discente em âmbito escolar. Além disso, um tipo de jogo que está novamente em alta são os RPGs, que permitem com que o aluno adquira autonomia e se torne o protagonista da história, vivenciando os eventos narrados. É nesse âmbito que trago a Baía de Guanabara, um importante ecossistema que permeia 16 municípios distintos dos quais poucos alunos têm conhecimento, não só isso como, apesar de estar no centro do Estado do Rio de Janeiro, é uma das maiores e importantes bacias hidrográficas do Brasil. Não só a Biologia da Baía de Guanabara é relevante como sua função social e subsidiária. Devido a isso, este foi o cenário para ser produzido o protótipo do jogo de RPG intitulado "Guará, em busca do sonho escarlate"The present study aims to develop a prototype of a didactic game based on Role Playing Games (RPGs) on Guanabara Bay, primarily the ESEC region of Guanabara. Bearing in mind the historical panorama of Brazilian education, how the Basic Education curriculum was developed and reformulated over the years and how the school subject Biology emerged, we can understand the difficulties and possibilities of how to insert a didactic resource in this scenario. When we bring light to the ludic activity and didactic games in teaching, we see countless ways to make the content interesting and to be treated for the students, which can even change the teacher-student relationship in the school environment. In addition, a type of game that is on the rise again are RPGs, which allow the student to acquire autonomy and become the protagonist of the story, experiencing the narrated events. It is in this context that I bring Guanabara Bay, an important ecosystem that permeates 16 different municipalities of which few students are aware, not only that but, despite being in the center of the State of Rio de Janeiro, it is one of the largest and most important hydrographic basins from Brazil. Not only is the Biology of Guanabara Bay relevant, but also its social and subordinate function. Because of this, this was the scenario for the development of the prototype of the role-playing game entitled "Guará, in search of the scarlet dream".99 p.Paixão, Rita Lealhttp://lattes.cnpq.br/1541026629596914Fernandes, José Artur Barrosohttp://lattes.cnpq.br/8165573791698296Martins, Daniel Ganzarollihttp://lattes.cnpq.br/4416080132065813Silva, Marcos Felipe Vital dahttp://lattes.cnpq.br/0592657961510558http://lattes.cnpq.br/5545344258929342Oliveira, Bárbara Ferreira de2022-12-20T21:12:24Z2022-12-20T21:12:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Bárbara Ferreira de. "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia. 2022. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27356CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:30:23Zoai:app.uff.br:1/27356Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-19T20:30:23Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia
title "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia
spellingShingle "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia
Oliveira, Bárbara Ferreira de
Role playing game (RPG)
Baía de Guanabara
Recurso didático
Role playing game (RPG)
Guanabara Bay
Didactic resource
title_short "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia
title_full "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia
title_fullStr "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia
title_full_unstemmed "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia
title_sort "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia
author Oliveira, Bárbara Ferreira de
author_facet Oliveira, Bárbara Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, Rita Leal
http://lattes.cnpq.br/1541026629596914
Fernandes, José Artur Barroso
http://lattes.cnpq.br/8165573791698296
Martins, Daniel Ganzarolli
http://lattes.cnpq.br/4416080132065813
Silva, Marcos Felipe Vital da
http://lattes.cnpq.br/0592657961510558
http://lattes.cnpq.br/5545344258929342
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bárbara Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Role playing game (RPG)
Baía de Guanabara
Recurso didático
Role playing game (RPG)
Guanabara Bay
Didactic resource
topic Role playing game (RPG)
Baía de Guanabara
Recurso didático
Role playing game (RPG)
Guanabara Bay
Didactic resource
description O presente estudo tem como objetivo desenvolver um protótipo de um jogo didático baseado em Role Playing Games (RPGs) sobre a Baía de Guanabara, primordialmente a região da ESEC da Guanabara. Tendo em vista o panorama histórico da educação brasileira, como o currículo do Ensino Básico foi planejado e reformulado ao longo dos anos e como a matéria escolar Biologia emergiu, somos capazes de entender as dificuldades e as possibilidades de como inserir um recurso didático neste cenário. Quando trazemos luz para a atividade lúdica e os jogos didáticos no ensino, vemos inúmeras formas de poder fazer com que o conteúdo se torne interessante e seja tratado para os alunos, podendo alterar, inclusive, a relação docente e discente em âmbito escolar. Além disso, um tipo de jogo que está novamente em alta são os RPGs, que permitem com que o aluno adquira autonomia e se torne o protagonista da história, vivenciando os eventos narrados. É nesse âmbito que trago a Baía de Guanabara, um importante ecossistema que permeia 16 municípios distintos dos quais poucos alunos têm conhecimento, não só isso como, apesar de estar no centro do Estado do Rio de Janeiro, é uma das maiores e importantes bacias hidrográficas do Brasil. Não só a Biologia da Baía de Guanabara é relevante como sua função social e subsidiária. Devido a isso, este foi o cenário para ser produzido o protótipo do jogo de RPG intitulado "Guará, em busca do sonho escarlate"
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T21:12:24Z
2022-12-20T21:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Bárbara Ferreira de. "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia. 2022. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27356
identifier_str_mv OLIVEIRA, Bárbara Ferreira de. "Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia. 2022. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135401052241920