"Guará: em busca do sonho escarlate": um protótipo de ferramenta didática para o ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bárbara Ferreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27356
Resumo: O presente estudo tem como objetivo desenvolver um protótipo de um jogo didático baseado em Role Playing Games (RPGs) sobre a Baía de Guanabara, primordialmente a região da ESEC da Guanabara. Tendo em vista o panorama histórico da educação brasileira, como o currículo do Ensino Básico foi planejado e reformulado ao longo dos anos e como a matéria escolar Biologia emergiu, somos capazes de entender as dificuldades e as possibilidades de como inserir um recurso didático neste cenário. Quando trazemos luz para a atividade lúdica e os jogos didáticos no ensino, vemos inúmeras formas de poder fazer com que o conteúdo se torne interessante e seja tratado para os alunos, podendo alterar, inclusive, a relação docente e discente em âmbito escolar. Além disso, um tipo de jogo que está novamente em alta são os RPGs, que permitem com que o aluno adquira autonomia e se torne o protagonista da história, vivenciando os eventos narrados. É nesse âmbito que trago a Baía de Guanabara, um importante ecossistema que permeia 16 municípios distintos dos quais poucos alunos têm conhecimento, não só isso como, apesar de estar no centro do Estado do Rio de Janeiro, é uma das maiores e importantes bacias hidrográficas do Brasil. Não só a Biologia da Baía de Guanabara é relevante como sua função social e subsidiária. Devido a isso, este foi o cenário para ser produzido o protótipo do jogo de RPG intitulado "Guará, em busca do sonho escarlate"
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