Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34364 |
Resumo: | O uso de trabalhos de cunho cultural tem efeitos significativos no processo de aprendizagem de alunas e alunos, e as artes literárias, em aulas de ciências e biologia, pode ser destacada como uma maneira relevante para o enriquecimento do ensino de temas científicos. Dentre eles, destacam-se textos literários, narrativos e descritivos, além da produção de escrita autoral pelos alunos e pelas alunas, como artifícios para promover a apropriação da linguagem científica e a alfabetização científica nos anos escolares iniciais. A literatura trabalha com a sensibilidade e é capaz de promover o olhar empático para o mundo vivo, essencial para estudos de noções de biodiversidade. A atenção para a biodiversidade existente dialoga com uma ótica naturalista, muito atrelada a produção de textos descritivos pela observação, cujo o objeto de estudo é um ser vivo. Nesse sentido, inspirada pelo livro pequena enciclopédia de seres comuns, da autora Maria Esther Maciel, que engloba 76 verbetes descritivos de diferentes seres vivos, com uma linguagem mais subjetiva e afetiva, mas que não deixa de ser descritiva, foi formulada uma atividade para o 5º ano do Ensino Fundamental. Com uma turma da escola Jacy Pacheco, em Niterói, as atividades foram divididas em 3 encontros: o primeiro com os textos de descrição científica tradicional e alguns verbetes do livro pequena enciclopédia de seres comuns, no segundo encontro, as alunas e alunos fizeram a descrição de um ser vivo, e o terceiro encontro, os alunos puderam observar uma árvore da vida com uma grande diversidade de seres vivos. Por meio das atividades, foi possível perceber o interesse dos alunos com temas científicos e principalmente pela leitura de textos literários. Durante os momentos de escrita, os textos produzidos apresentavam diferentes espectros de subjetividade, e permeavam por diferentes gêneros textuais, não só o descritivo, além de alguns estudantes se preocuparem em utilizar diferentes termos técnicos característicos da linguagem científica. Mesmo que alguns grupos de seres vivos chamem mais a atenção das crianças que outros, os exercícios descritivos e a atividade da árvore da vida, puderam despertar o entusiasmo sobre a diversidade existente, além de trabalhar com o olhar das alunas e alunos para o mundo vivo e os pequenos seres comuns do cotidianos deles. |
id |
UFF-2_78795e10db6f8926b7aea88464238007 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34364 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns"LeituraEscritaLinguagem científicaAnos iniciasAlfabetização científicaReadingWritingScientific languageElementar schoolScientific literacyO uso de trabalhos de cunho cultural tem efeitos significativos no processo de aprendizagem de alunas e alunos, e as artes literárias, em aulas de ciências e biologia, pode ser destacada como uma maneira relevante para o enriquecimento do ensino de temas científicos. Dentre eles, destacam-se textos literários, narrativos e descritivos, além da produção de escrita autoral pelos alunos e pelas alunas, como artifícios para promover a apropriação da linguagem científica e a alfabetização científica nos anos escolares iniciais. A literatura trabalha com a sensibilidade e é capaz de promover o olhar empático para o mundo vivo, essencial para estudos de noções de biodiversidade. A atenção para a biodiversidade existente dialoga com uma ótica naturalista, muito atrelada a produção de textos descritivos pela observação, cujo o objeto de estudo é um ser vivo. Nesse sentido, inspirada pelo livro pequena enciclopédia de seres comuns, da autora Maria Esther Maciel, que engloba 76 verbetes descritivos de diferentes seres vivos, com uma linguagem mais subjetiva e afetiva, mas que não deixa de ser descritiva, foi formulada uma atividade para o 5º ano do Ensino Fundamental. Com uma turma da escola Jacy Pacheco, em Niterói, as atividades foram divididas em 3 encontros: o primeiro com os textos de descrição científica tradicional e alguns verbetes do livro pequena enciclopédia de seres comuns, no segundo encontro, as alunas e alunos fizeram a descrição de um ser vivo, e o terceiro encontro, os alunos puderam observar uma árvore da vida com uma grande diversidade de seres vivos. Por meio das atividades, foi possível perceber o interesse dos alunos com temas científicos e principalmente pela leitura de textos literários. Durante os momentos de escrita, os textos produzidos apresentavam diferentes espectros de subjetividade, e permeavam por diferentes gêneros textuais, não só o descritivo, além de alguns estudantes se preocuparem em utilizar diferentes termos técnicos característicos da linguagem científica. Mesmo que alguns grupos de seres vivos chamem mais a atenção das crianças que outros, os exercícios descritivos e a atividade da árvore da vida, puderam despertar o entusiasmo sobre a diversidade existente, além de trabalhar com o olhar das alunas e alunos para o mundo vivo e os pequenos seres comuns do cotidianos deles.The use of cultural resources has significant effects on the learning process of students, and the use of literature in science and biology classes can be highlighted as a relevant way to enrich the teaching of scientific topics. Among these, literary texts, narrative and descriptive, stand out, and in addition to the production of original writing by students, as devices to promote the appropriation of scientific language and scientific literacy in the early school years. Literature works with sensitivity and is capable of promoting an empathetic view of the living world, which is essential for studies of biodiversity by students. Attention to existing biodiversity dialogues with a naturalist perspective, closely linked to the production of descriptive texts through observation, whose object of study is a living being. In this sense, inspired by the book pequena enciclopédia de seres comuns (little encyclopedia of common living beings), by author Maria Esther Maciel, which includes 76 descriptive entries on different living beings, with a more subjective and affective language, but which is still descriptive, an activity was formulated for the 5th grade of Elementary School. With a 5th grade classroom from the Jacy Pacheco school, in Niterói, the activities were divided into 3 meetings: the first with texts of traditional scientific description and some entries from the book pequena enciclopédia de seres comuns, in the second meeting, the students described a living being; and in the third meeting, the students were able to observe a tree of life with a great diversity of living beings. Through the activities, it was possible to perceive the students' interest in scientific themes and especially in reading literary texts. During the writing sessions, the texts produced presented different degrees of subjectivity and permeated different textual genres, not only descriptive, in addition to some students being concerned about using different technical terms characteristic of scientific language. Even though some groups of living beings attract more attention from children than others, the descriptive exercises and the tree of life activity were able to awaken enthusiasm about the existing diversity, in addition to working with the students' perspective on the living world and the small, common beings of their daily lives.51 p.Amaral, Marise Bassohttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022Salomão, Simone Rochahttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882Sampaio, Shaula Maírahttp://lattes.cnpq.br/9742373808121966http://lattes.cnpq.br/7905748331376870Alves, Clara Pietrani2024-08-22T14:46:47Z2024-08-22T14:46:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Clara Pietrani. Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns". Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. 51 p.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34364CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-22T14:46:52Zoai:app.uff.br:1/34364Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-22T14:46:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns" |
title |
Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns" |
spellingShingle |
Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns" Alves, Clara Pietrani Leitura Escrita Linguagem científica Anos inicias Alfabetização científica Reading Writing Scientific language Elementar school Scientific literacy |
title_short |
Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns" |
title_full |
Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns" |
title_fullStr |
Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns" |
title_full_unstemmed |
Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns" |
title_sort |
Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns" |
author |
Alves, Clara Pietrani |
author_facet |
Alves, Clara Pietrani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Marise Basso http://lattes.cnpq.br/9955355880865022 Salomão, Simone Rocha http://lattes.cnpq.br/5938392928150882 Sampaio, Shaula Maíra http://lattes.cnpq.br/9742373808121966 http://lattes.cnpq.br/7905748331376870 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Clara Pietrani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Linguagem científica Anos inicias Alfabetização científica Reading Writing Scientific language Elementar school Scientific literacy |
topic |
Leitura Escrita Linguagem científica Anos inicias Alfabetização científica Reading Writing Scientific language Elementar school Scientific literacy |
description |
O uso de trabalhos de cunho cultural tem efeitos significativos no processo de aprendizagem de alunas e alunos, e as artes literárias, em aulas de ciências e biologia, pode ser destacada como uma maneira relevante para o enriquecimento do ensino de temas científicos. Dentre eles, destacam-se textos literários, narrativos e descritivos, além da produção de escrita autoral pelos alunos e pelas alunas, como artifícios para promover a apropriação da linguagem científica e a alfabetização científica nos anos escolares iniciais. A literatura trabalha com a sensibilidade e é capaz de promover o olhar empático para o mundo vivo, essencial para estudos de noções de biodiversidade. A atenção para a biodiversidade existente dialoga com uma ótica naturalista, muito atrelada a produção de textos descritivos pela observação, cujo o objeto de estudo é um ser vivo. Nesse sentido, inspirada pelo livro pequena enciclopédia de seres comuns, da autora Maria Esther Maciel, que engloba 76 verbetes descritivos de diferentes seres vivos, com uma linguagem mais subjetiva e afetiva, mas que não deixa de ser descritiva, foi formulada uma atividade para o 5º ano do Ensino Fundamental. Com uma turma da escola Jacy Pacheco, em Niterói, as atividades foram divididas em 3 encontros: o primeiro com os textos de descrição científica tradicional e alguns verbetes do livro pequena enciclopédia de seres comuns, no segundo encontro, as alunas e alunos fizeram a descrição de um ser vivo, e o terceiro encontro, os alunos puderam observar uma árvore da vida com uma grande diversidade de seres vivos. Por meio das atividades, foi possível perceber o interesse dos alunos com temas científicos e principalmente pela leitura de textos literários. Durante os momentos de escrita, os textos produzidos apresentavam diferentes espectros de subjetividade, e permeavam por diferentes gêneros textuais, não só o descritivo, além de alguns estudantes se preocuparem em utilizar diferentes termos técnicos característicos da linguagem científica. Mesmo que alguns grupos de seres vivos chamem mais a atenção das crianças que outros, os exercícios descritivos e a atividade da árvore da vida, puderam despertar o entusiasmo sobre a diversidade existente, além de trabalhar com o olhar das alunas e alunos para o mundo vivo e os pequenos seres comuns do cotidianos deles. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-22T14:46:47Z 2024-08-22T14:46:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Clara Pietrani. Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns". Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. 51 p. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34364 |
identifier_str_mv |
ALVES, Clara Pietrani. Ensino de Ciências e Descrições Científicas: uma atividade para sala de aula a partir do livro "pequena enciclopédia de seres comuns". Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. 51 p. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823554161803264 |