Repensando o diálogo entre a escola e o conselho tutelar:: uma experiência com a psicanálise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15669 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo discutir e problematizar as demandas que se apresentam ao conselho tutelar de Itaboraí/RJ pela escola, nas quais adolescentes são descritos como os “responsáveis” por conflitos e desordem no âmbito escolar. Pretende também, a partir de uma leitura pautada na psicanálise e em autores das ciências sociais, questionar a atuação do psicólogo no conselho tutelar (CT) frente a tais demandas. Parte da constatação de que as demandas de encaminhamento que chegam ao CT por parte da escola são muitas vezes entendidas de forma isolada e individualizada, sem levar em conta outras esferas nas quais os adolescentes estão inseridos. Ao entrarem em cena questões que envolvem a vulnerabilidade social/familiar, a escola se sente despreparada para trabalhar com o que identifica não pertencer ao campo pedagógico. A cultura da medicalização e dos “especialismos” que tem se disseminado, chega também à escola. Desta forma, a marginalização juvenil e a judicialização também se fazem presentes na escola, pois é ali que esses jovens/adolescentes passam a maior parte do tempo. Recorrendo à psicanálise, esta dissertação busca alargar a compreensão do mal- estar instalado entre a escola e o CT diante dos adolescentes que não respondem da forma esperada. Na contramão de propostas universalizantes, propõe-se aqui operar uma escuta a fim de verificar a que e a quem esses atos cometidos dentro da escola se referem, o que poderia modificar o olhar sobre a atuação do psicólogo no CT e sobre as práticas desta instituição. A proposta desta pesquisa-intervenção é acompanhar alguns casos de adolescentes encaminhados pela escola ao CT através de entrevistas com o adolescente e os familiares, visitas à escola e reuniões com a equipe pedagógica |
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Repensando o diálogo entre a escola e o conselho tutelar:: uma experiência com a psicanálisepsicanáliseadolescênciaconselho tutelarescolapsychoanalysisadolescencetutelary councilschoolEsta pesquisa tem como objetivo discutir e problematizar as demandas que se apresentam ao conselho tutelar de Itaboraí/RJ pela escola, nas quais adolescentes são descritos como os “responsáveis” por conflitos e desordem no âmbito escolar. Pretende também, a partir de uma leitura pautada na psicanálise e em autores das ciências sociais, questionar a atuação do psicólogo no conselho tutelar (CT) frente a tais demandas. Parte da constatação de que as demandas de encaminhamento que chegam ao CT por parte da escola são muitas vezes entendidas de forma isolada e individualizada, sem levar em conta outras esferas nas quais os adolescentes estão inseridos. Ao entrarem em cena questões que envolvem a vulnerabilidade social/familiar, a escola se sente despreparada para trabalhar com o que identifica não pertencer ao campo pedagógico. A cultura da medicalização e dos “especialismos” que tem se disseminado, chega também à escola. Desta forma, a marginalização juvenil e a judicialização também se fazem presentes na escola, pois é ali que esses jovens/adolescentes passam a maior parte do tempo. Recorrendo à psicanálise, esta dissertação busca alargar a compreensão do mal- estar instalado entre a escola e o CT diante dos adolescentes que não respondem da forma esperada. Na contramão de propostas universalizantes, propõe-se aqui operar uma escuta a fim de verificar a que e a quem esses atos cometidos dentro da escola se referem, o que poderia modificar o olhar sobre a atuação do psicólogo no CT e sobre as práticas desta instituição. A proposta desta pesquisa-intervenção é acompanhar alguns casos de adolescentes encaminhados pela escola ao CT através de entrevistas com o adolescente e os familiares, visitas à escola e reuniões com a equipe pedagógicaThis research aims to discuss and problematize the demands that are presented to the tutelary council of Itaboraí / RJ for the school, in which teens are described as the “responsible” for conflicts and disorder in the school environment. It also intends, based on a reading based on psychoanalysis and social science authors, to question the psychologist's role in the tutelary council (TC) in face of such demands. It starts from the observation that the demands of referrals that arrive at the TC by the school are often understood in an isolated and individualized way, without taking into account other spheres in which the adolescents are inserted. When issues involving social / family vulnerability enter the scene, the school feels unprepared to work with what it identifies as not belonging to the pedagogical field. The culture of medicalization and the “specialisms” that has spread, also reaches the school. In this way, youth marginalization and judicialization are also present at school, as this is where these young people / teens spend most of their time. Using psychoanalysis, this dissertation seeks to broaden the understanding of the discomfort between the school and the TC in the face of teens who do not respond as expected. Against universalizing proposals, it is proposed here to operate a listening in order to verify to what and to whom these acts committed within the school refer, which could modify the look on the psychologist's performance in the TC and on the practices of this institution. The purpose of this intervention research is to follow up some cases of teens referred by the school to the TC through interviews with the teenager and family, visits to the school and meetings with the pedagogical team83 fCoutinho, Luciana GageiroMontes, FernandaCarneiro, CristianaSilva, Géssica Alves da2020-10-30T18:48:54Z2020-10-30T18:48:54Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, G. A. Repensando o diálogo entre a escola e o conselho tutelar: uma experiência com a psicanálise. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15669openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-04T17:25:41Zoai:app.uff.br:1/15669Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:33.556600Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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