Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Brunna Santana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22270
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o acesso e a permanência dos estudantes na etapa educacional do ensino médio. Tal discussão baseia-se principalmente no contexto histórico e filosófico da construção da escola e da etapa educacional do ensino médio e se debruça sobre as características de quem cursa ou a quem se destina a respectiva etapa educacional. Envolve uma análise sociológica através de dados geográficos e demográficos, e apresenta ainda uma pesquisa qualitativa sobre como tais pessoas enxergam a escola e os estudos. Os métodos usados para esta discussão são principalmente a consulta a bibliografias já publicadas sobre o assunto, e amostragem de dados tanto das pesquisas do Instituto Nacional de Educação como do Instituto Nacional de Geografia e Estatística. Os resultados demonstram uma diversidade de estudantes do ensino médio que, muitas vezes, seguem desestimulados a continuar na escola, seja por falta de recursos materiais para sobrevivência e, portanto, abandonam a escola para trabalhar, seja por uma grande ruptura com a imagem da escola como um estabelecimento de conhecimento e equidade social. Sendo assim, a maior parte dos alunos se decepciona com a atual posição social da escola, seja por falta de políticas públicas de inclusão de todas as classes na escola, seja por um choque ou embate com a instituição escolar que exclui alunos que não se adaptam a ela ou que não traz a tão sonhada equidade de oportunidades ou melhores condições de vida desejadas
id UFF-2_78eb316c8fe3e6de112d44f089c1fe52
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22270
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolarEnsino médioAcessoPermanênciaFracasso escolarJuventudeEnsino médioFracasso escolarHigh schoolAccessPermanenceScholar failureYouthEste trabalho tem como objetivo discutir sobre o acesso e a permanência dos estudantes na etapa educacional do ensino médio. Tal discussão baseia-se principalmente no contexto histórico e filosófico da construção da escola e da etapa educacional do ensino médio e se debruça sobre as características de quem cursa ou a quem se destina a respectiva etapa educacional. Envolve uma análise sociológica através de dados geográficos e demográficos, e apresenta ainda uma pesquisa qualitativa sobre como tais pessoas enxergam a escola e os estudos. Os métodos usados para esta discussão são principalmente a consulta a bibliografias já publicadas sobre o assunto, e amostragem de dados tanto das pesquisas do Instituto Nacional de Educação como do Instituto Nacional de Geografia e Estatística. Os resultados demonstram uma diversidade de estudantes do ensino médio que, muitas vezes, seguem desestimulados a continuar na escola, seja por falta de recursos materiais para sobrevivência e, portanto, abandonam a escola para trabalhar, seja por uma grande ruptura com a imagem da escola como um estabelecimento de conhecimento e equidade social. Sendo assim, a maior parte dos alunos se decepciona com a atual posição social da escola, seja por falta de políticas públicas de inclusão de todas as classes na escola, seja por um choque ou embate com a instituição escolar que exclui alunos que não se adaptam a ela ou que não traz a tão sonhada equidade de oportunidades ou melhores condições de vida desejadasThis paper aims to discuss the access and permanence of students in the educational stage of high school. That discussion is based mainly on the historical and philosophical context of the construction of the school and the educational stage of high school.The work focus is on the characteristics of those who are attending or to whom this educational stage is aimed, which involves a sociological analysis through geographic and demographic data, and also presents qualitative research on how such people see school and studies. The methods used for this discussion are mainly the consultation of bibliographies already published on the subject, and sampling of data both from the research of the National Institute of Education and the National Institute of Geography and Statistics from Brazil. The results of that research show us the kinds of teenagers and young people that have problems in your scholarly lives. These problems could be the key to this student quitting school. The most popular problems are the disenchantment with the school’s equality speech, or the need to have a job to help the family expensesDias, Regina CerqueiraRibas, Brunna Santana2021-06-02T16:24:48Z2021-06-02T16:24:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBAS, Brunna Santana. Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22270CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-26T18:30:40Zoai:app.uff.br:1/22270Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:34.827856Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar
title Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar
spellingShingle Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar
Ribas, Brunna Santana
Ensino médio
Acesso
Permanência
Fracasso escolar
Juventude
Ensino médio
Fracasso escolar
High school
Access
Permanence
Scholar failure
Youth
title_short Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar
title_full Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar
title_fullStr Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar
title_full_unstemmed Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar
title_sort Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar
author Ribas, Brunna Santana
author_facet Ribas, Brunna Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Regina Cerqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Brunna Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Acesso
Permanência
Fracasso escolar
Juventude
Ensino médio
Fracasso escolar
High school
Access
Permanence
Scholar failure
Youth
topic Ensino médio
Acesso
Permanência
Fracasso escolar
Juventude
Ensino médio
Fracasso escolar
High school
Access
Permanence
Scholar failure
Youth
description Este trabalho tem como objetivo discutir sobre o acesso e a permanência dos estudantes na etapa educacional do ensino médio. Tal discussão baseia-se principalmente no contexto histórico e filosófico da construção da escola e da etapa educacional do ensino médio e se debruça sobre as características de quem cursa ou a quem se destina a respectiva etapa educacional. Envolve uma análise sociológica através de dados geográficos e demográficos, e apresenta ainda uma pesquisa qualitativa sobre como tais pessoas enxergam a escola e os estudos. Os métodos usados para esta discussão são principalmente a consulta a bibliografias já publicadas sobre o assunto, e amostragem de dados tanto das pesquisas do Instituto Nacional de Educação como do Instituto Nacional de Geografia e Estatística. Os resultados demonstram uma diversidade de estudantes do ensino médio que, muitas vezes, seguem desestimulados a continuar na escola, seja por falta de recursos materiais para sobrevivência e, portanto, abandonam a escola para trabalhar, seja por uma grande ruptura com a imagem da escola como um estabelecimento de conhecimento e equidade social. Sendo assim, a maior parte dos alunos se decepciona com a atual posição social da escola, seja por falta de políticas públicas de inclusão de todas as classes na escola, seja por um choque ou embate com a instituição escolar que exclui alunos que não se adaptam a ela ou que não traz a tão sonhada equidade de oportunidades ou melhores condições de vida desejadas
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-02T16:24:48Z
2021-06-02T16:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBAS, Brunna Santana. Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22270
identifier_str_mv RIBAS, Brunna Santana. Os desafios da permanência no ensino médio: um estudo sobre evasão e fracasso escolar. 2020. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823561539584000