Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ludimila Cuzatis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1231
Resumo: O presente estudo tem por objetivos: Identificar o conceito de educação permanente trazido pela equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família; Experimentar uma tecnologia com o grupo para ampliar o conceito de educação permanente; Desenvolver uma experiência de Educação Permanente na Estratégia de Saúde da Família. A problemática que levou ao desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da percepção pelos autores, na prática e em pesquisa, da existência de conflitos por parte dos profissionais da prática assistencial e em alguns estudos acerca dos conceitos dos processos educativos em saúde e do possível impacto desse conflito de conceitos sobre a implementação da educação permanente. Estudo de campo, descritivo e exploratório com abordagem qualitativa realizado em uma unidade básica do município do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram profissionais de todas as categorias que atuam na unidade. Os dados foram coletados, na primeira etapa, através da aplicação de um questionário com uma pergunta aberta sobre o conceito de educação permanente e nesta etapa trabalhou-se com 26 sujeitos, na segunda etapa foram desenvolvidas sete oficinas de educação permanente, e para o desenvolvimento desta etapa trabalhou-se com 13 sujeitos, foi proposta a construção de um mapa conceitual sobre EPS no primeiro encontro e outro no último encontro, a fim de comparar e avaliar a realização das oficinas e o impacto destas sobre as respostas dadas pelos profissionais. Como terceira etapa da pesquisa foi reaplicado o questionário utilizado na primeira etapa, e trabalhou-se novamente com os 26 sujeitos do início, a fim de avaliar as respostas individuais e o impacto das oficinas. Os dados dos questionários foram analisados conforme a análise de conteúdo (Bardin) e, dessa forma, surgiram três categorias, sendo elas: “Educação Permanente no cotidiano dos serviços de saúde: o conceito trazido pelos profissionais e a política do Ministério da Saúde”; “Educação Permanente e Educação Continuada: diferentes concepções e práticas complementares” e “Educação permanente, prevenção de doenças, promoção à saúde e educação em saúde: distinção de conceitos.” Foi realizada descrição das categorias e análise dos dados fundamentada no Referencial Teórico de Paulo Freire. Quanto à análise dos mapas conceituais esta se deu à luz da Política Brasileira de EPS. Na análise do conceito de educação permanente verificou-se que antes das oficinas poucos profissionais definiam a EPS de acordo com a proposta da política do Ministério da saúde, muitos confundiam o conceito de EPS com o conceito de educação continuada e outros ainda ao definirem a EPS apresentaram conceitos de prevenção de doenças, promoção à saúde e educação em saúde, e após as oficinas percebeu-se que o conceito de EPS tornou-se mais claro para a maioria dos sujeitos que participaram da intervenção. Em relação ao mapa conceitual, o mesmo foi mais retificado do que ratificado, mostrando a importância das oficinas. Como produto deste estudo tem-se: tecnologia aplicada e avaliada através das oficinas, e como subprodutos os mapas conceituais e a proposta de implantação da EPS na unidade. Destaca-se que entender os conceitos dos processos educativos em saúde e discuti-los com a equipe multiprofissional é de grande importância para que EPS seja efetivamente implementada no cotidiano dos serviços. A experiência vivida foi significativa e possibilitou a equipe refletir e repensar o processo de trabalho da unidade
id UFF-2_79c34562e7ba5a334a9b22940e549ed1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1231
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviçoSaúde da famíliaAtenção primária à saúdeEducaçãoSaúde da famíliaAtenção primária à saúdeEducaçãoFamily healthPrimary health careEducationO presente estudo tem por objetivos: Identificar o conceito de educação permanente trazido pela equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família; Experimentar uma tecnologia com o grupo para ampliar o conceito de educação permanente; Desenvolver uma experiência de Educação Permanente na Estratégia de Saúde da Família. A problemática que levou ao desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da percepção pelos autores, na prática e em pesquisa, da existência de conflitos por parte dos profissionais da prática assistencial e em alguns estudos acerca dos conceitos dos processos educativos em saúde e do possível impacto desse conflito de conceitos sobre a implementação da educação permanente. Estudo de campo, descritivo e exploratório com abordagem qualitativa realizado em uma unidade básica do município do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram profissionais de todas as categorias que atuam na unidade. Os dados foram coletados, na primeira etapa, através da aplicação de um questionário com uma pergunta aberta sobre o conceito de educação permanente e nesta etapa trabalhou-se com 26 sujeitos, na segunda etapa foram desenvolvidas sete oficinas de educação permanente, e para o desenvolvimento desta etapa trabalhou-se com 13 sujeitos, foi proposta a construção de um mapa conceitual sobre EPS no primeiro encontro e outro no último encontro, a fim de comparar e avaliar a realização das oficinas e o impacto destas sobre as respostas dadas pelos profissionais. Como terceira etapa da pesquisa foi reaplicado o questionário utilizado na primeira etapa, e trabalhou-se novamente com os 26 sujeitos do início, a fim de avaliar as respostas individuais e o impacto das oficinas. Os dados dos questionários foram analisados conforme a análise de conteúdo (Bardin) e, dessa forma, surgiram três categorias, sendo elas: “Educação Permanente no cotidiano dos serviços de saúde: o conceito trazido pelos profissionais e a política do Ministério da Saúde”; “Educação Permanente e Educação Continuada: diferentes concepções e práticas complementares” e “Educação permanente, prevenção de doenças, promoção à saúde e educação em saúde: distinção de conceitos.” Foi realizada descrição das categorias e análise dos dados fundamentada no Referencial Teórico de Paulo Freire. Quanto à análise dos mapas conceituais esta se deu à luz da Política Brasileira de EPS. Na análise do conceito de educação permanente verificou-se que antes das oficinas poucos profissionais definiam a EPS de acordo com a proposta da política do Ministério da saúde, muitos confundiam o conceito de EPS com o conceito de educação continuada e outros ainda ao definirem a EPS apresentaram conceitos de prevenção de doenças, promoção à saúde e educação em saúde, e após as oficinas percebeu-se que o conceito de EPS tornou-se mais claro para a maioria dos sujeitos que participaram da intervenção. Em relação ao mapa conceitual, o mesmo foi mais retificado do que ratificado, mostrando a importância das oficinas. Como produto deste estudo tem-se: tecnologia aplicada e avaliada através das oficinas, e como subprodutos os mapas conceituais e a proposta de implantação da EPS na unidade. Destaca-se que entender os conceitos dos processos educativos em saúde e discuti-los com a equipe multiprofissional é de grande importância para que EPS seja efetivamente implementada no cotidiano dos serviços. A experiência vivida foi significativa e possibilitou a equipe refletir e repensar o processo de trabalho da unidadeThe present study aims to: Identify the permanent education concept brought by the multiprofessional team of the Family Health Strategy; Experiment a technology with the group to extend the concept of permanent education; Initiate an experience of Permanent Education in the Family Health Strategy. The problem that led to the development of this research came from the perception by the authors, in practice and in research, the existence of conflicts by the professionals of the care practice and in some studies on the concepts of educational processes in health and the possible impact of this conflict of concepts on the implementation of permanent education. Field study, descriptive and exploratory with qualitative approach carried out in a basic unit of the city of Rio de Janeiro. The participants were professionals of all categories who work in the unit. Data were collected in the first stage, by applying a questionnaire with an open question about the concept of permanent education and in this stage we worked with 26 participants, in the second stage seven workshops of permanent education were developed, and for the development of this stage, we worked with 13 participants, the construction of a concept map on EPS in the first meeting and another in the last meeting was proposed, in order to compare and evaluate the workshops and their impact on the answers given by the professionals. As a third step of the research the questionnaire used in the first step was reapplied, and it worked again with the 26 participants of the beginning in order to assess individual responses and the impact of the workshops. Data from the questionnaires were analyzed according to content analysis (Bardin) and, thus, three categories emerged, namely: “ Permanent Education in everyday health services: the concept brought by professionals and policy of the Ministry of Health”; Permanent Education and Continuing Education: different conceptions and practices complementary and “ Permanent Education, disease prevention, promotion to health and education in health: distinction of concepts.” Categories description and data analysis based on the Theoretical Reference of Paulo Freire was conducted. As for the analysis of this conceptual maps it was made in light of the Brazilian Policy of EPS. In the analysis of the concept of permanent education it was found that before the workshops few professionals defined the EPS in accordance with the policy proposal of the Ministry of Health, many confused the concept of EPS with the concept of continuing education and others in defining still the EPS presented concepts of disease prevention, health promotion and education in health, and after the workshopss it was perceived that the concept of EPS has become more clear to the majority of the subjects who participated in the intervention. Regarding the conceptual map, the same has been more rectified than ratified, showing the importance of the workshops. As a product of this study has been: technology applied and evaluated through workshops, and sub products the conceptual maps and the proposal of the EPS implantation in the unit. It is noteworthy to understand the concepts of educational processes in health and discuss them with the multidisciplinary team is of great importance for EPS is effectively implemented in everyday services. The experience was significant and allowed the team to reflect and rethink the process work unit. It is noteworthy to understand the concepts of educational processes in health and discuss them with the multidisciplinary team is of great importance for EPS is effectively implemented in everyday services. The experience was significant and allowed the team to reflect and rethink the process work unitCortez, Elaine AntunesAndrade, MarildaTocantins, Florence RomijnCavalcanti, Ana Carla DantasGonçalves, Ludimila Cuzatis2015-12-21T16:14:56Z2015-12-21T16:14:56Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONÇALVES, Ludimila Cuzatis. Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/1231http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-22T19:22:20Zoai:app.uff.br:1/1231Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:57.111095Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço
title Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço
spellingShingle Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço
Gonçalves, Ludimila Cuzatis
Saúde da família
Atenção primária à saúde
Educação
Saúde da família
Atenção primária à saúde
Educação
Family health
Primary health care
Education
title_short Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço
title_full Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço
title_fullStr Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço
title_full_unstemmed Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço
title_sort Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço
author Gonçalves, Ludimila Cuzatis
author_facet Gonçalves, Ludimila Cuzatis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cortez, Elaine Antunes
Andrade, Marilda
Tocantins, Florence Romijn
Cavalcanti, Ana Carla Dantas
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ludimila Cuzatis
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da família
Atenção primária à saúde
Educação
Saúde da família
Atenção primária à saúde
Educação
Family health
Primary health care
Education
topic Saúde da família
Atenção primária à saúde
Educação
Saúde da família
Atenção primária à saúde
Educação
Family health
Primary health care
Education
description O presente estudo tem por objetivos: Identificar o conceito de educação permanente trazido pela equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família; Experimentar uma tecnologia com o grupo para ampliar o conceito de educação permanente; Desenvolver uma experiência de Educação Permanente na Estratégia de Saúde da Família. A problemática que levou ao desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da percepção pelos autores, na prática e em pesquisa, da existência de conflitos por parte dos profissionais da prática assistencial e em alguns estudos acerca dos conceitos dos processos educativos em saúde e do possível impacto desse conflito de conceitos sobre a implementação da educação permanente. Estudo de campo, descritivo e exploratório com abordagem qualitativa realizado em uma unidade básica do município do Rio de Janeiro. Os sujeitos foram profissionais de todas as categorias que atuam na unidade. Os dados foram coletados, na primeira etapa, através da aplicação de um questionário com uma pergunta aberta sobre o conceito de educação permanente e nesta etapa trabalhou-se com 26 sujeitos, na segunda etapa foram desenvolvidas sete oficinas de educação permanente, e para o desenvolvimento desta etapa trabalhou-se com 13 sujeitos, foi proposta a construção de um mapa conceitual sobre EPS no primeiro encontro e outro no último encontro, a fim de comparar e avaliar a realização das oficinas e o impacto destas sobre as respostas dadas pelos profissionais. Como terceira etapa da pesquisa foi reaplicado o questionário utilizado na primeira etapa, e trabalhou-se novamente com os 26 sujeitos do início, a fim de avaliar as respostas individuais e o impacto das oficinas. Os dados dos questionários foram analisados conforme a análise de conteúdo (Bardin) e, dessa forma, surgiram três categorias, sendo elas: “Educação Permanente no cotidiano dos serviços de saúde: o conceito trazido pelos profissionais e a política do Ministério da Saúde”; “Educação Permanente e Educação Continuada: diferentes concepções e práticas complementares” e “Educação permanente, prevenção de doenças, promoção à saúde e educação em saúde: distinção de conceitos.” Foi realizada descrição das categorias e análise dos dados fundamentada no Referencial Teórico de Paulo Freire. Quanto à análise dos mapas conceituais esta se deu à luz da Política Brasileira de EPS. Na análise do conceito de educação permanente verificou-se que antes das oficinas poucos profissionais definiam a EPS de acordo com a proposta da política do Ministério da saúde, muitos confundiam o conceito de EPS com o conceito de educação continuada e outros ainda ao definirem a EPS apresentaram conceitos de prevenção de doenças, promoção à saúde e educação em saúde, e após as oficinas percebeu-se que o conceito de EPS tornou-se mais claro para a maioria dos sujeitos que participaram da intervenção. Em relação ao mapa conceitual, o mesmo foi mais retificado do que ratificado, mostrando a importância das oficinas. Como produto deste estudo tem-se: tecnologia aplicada e avaliada através das oficinas, e como subprodutos os mapas conceituais e a proposta de implantação da EPS na unidade. Destaca-se que entender os conceitos dos processos educativos em saúde e discuti-los com a equipe multiprofissional é de grande importância para que EPS seja efetivamente implementada no cotidiano dos serviços. A experiência vivida foi significativa e possibilitou a equipe refletir e repensar o processo de trabalho da unidade
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-12-21T16:14:56Z
2015-12-21T16:14:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Ludimila Cuzatis. Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1231
identifier_str_mv GONÇALVES, Ludimila Cuzatis. Educação permanente no contexto da estratégia de saúde da família: uma construção de conhecimentos em serviço. 2013. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823707123875840