Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31916
Resumo: O pré-vestibular social é um curso preparatório, sem fins lucrativos, que é disponibilizado de forma gratuita para a sociedade, em especial a parcela mais pobre da população, a qual não tem condições por recursos próprios de custear um curso privado ou então um curso superior. O objetivo destes cursos é capacitar alunos e alunas, em sua maioria oriundos da rede pública de ensino, para ingressar nas maiores universidades do país. Estes cursos contam com um corpo docente que geralmente é constituído por licenciandos (as) ou licenciados (as), o que é muito importante para a formação destes profissionais na docência. O pré-vestibular social vai além de um curso pré-universitário, ele possui uma função formativa discente e docente muito própria. Para desenvolver este trabalho, a metodologia utilizada foi a de narrativas autobiográficas. As cartas podem funcionar como metodologia de pesquisa e investigação pois elas permitem explorar os sentimentos do escritor, ele planeja, pensa e elabora o que vai escrever, e neste caso, tratando-se de um trabalho que busca análise de experiências, faz todo sentido o uso desse tipo de metodologia.
id UFF-2_79e01c04917dcdfbbe08230dbc4c9fef
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31916
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular socialPré-vestibularProjeto socialCartasMemóriasFormação DocenteDocênciaPré-Vestibular SocialPrática de ensinoEstudante do ensino superiorPre-university entrance examSocial projectCardsMemoirsTeacher trainingO pré-vestibular social é um curso preparatório, sem fins lucrativos, que é disponibilizado de forma gratuita para a sociedade, em especial a parcela mais pobre da população, a qual não tem condições por recursos próprios de custear um curso privado ou então um curso superior. O objetivo destes cursos é capacitar alunos e alunas, em sua maioria oriundos da rede pública de ensino, para ingressar nas maiores universidades do país. Estes cursos contam com um corpo docente que geralmente é constituído por licenciandos (as) ou licenciados (as), o que é muito importante para a formação destes profissionais na docência. O pré-vestibular social vai além de um curso pré-universitário, ele possui uma função formativa discente e docente muito própria. Para desenvolver este trabalho, a metodologia utilizada foi a de narrativas autobiográficas. As cartas podem funcionar como metodologia de pesquisa e investigação pois elas permitem explorar os sentimentos do escritor, ele planeja, pensa e elabora o que vai escrever, e neste caso, tratando-se de um trabalho que busca análise de experiências, faz todo sentido o uso desse tipo de metodologia.The pre-college entrance exam is a non-profit preparatory course that is made available free of charge to society, especially the poorest part of the population, which cannot afford a private course or a course through its own resources. higher. The objective of these courses is to train students, most of them from the public education network, to enter the largest universities in the country. These courses have a faculty that is usually made up of undergraduates or graduates, which is very important for the training of these professionals in teaching. The social pre-university course goes beyond a pre-university course, it has a very specific teaching and student training function. To develop this work, the methodology used was that of autobiographical narratives. Letters can work as a research and investigation methodology because they allow exploring the writer's feelings, he plans, thinks and elaborates what he is going to write, and in this case, in the case of a work that seeks analysis of experiences, it makes perfect sense to use of this type of methodology.50 f.Amaral, Marise BassoSalomão, Simone RochaPereira, Natalia SilvaSampaio, Shaula Maíra Vicentini deSantos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento2024-01-12T16:50:22Z2024-01-12T16:50:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, José Rodrigues Fernandes do Nascimento Santos. Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31916CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-12T16:50:26Zoai:app.uff.br:1/31916Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:28.623787Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social
title Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social
spellingShingle Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social
Santos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento
Pré-vestibular
Projeto social
Cartas
Memórias
Formação Docente
Docência
Pré-Vestibular Social
Prática de ensino
Estudante do ensino superior
Pre-university entrance exam
Social project
Cards
Memoirs
Teacher training
title_short Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social
title_full Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social
title_fullStr Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social
title_full_unstemmed Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social
title_sort Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social
author Santos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento
author_facet Santos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Marise Basso
Salomão, Simone Rocha
Pereira, Natalia Silva
Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-vestibular
Projeto social
Cartas
Memórias
Formação Docente
Docência
Pré-Vestibular Social
Prática de ensino
Estudante do ensino superior
Pre-university entrance exam
Social project
Cards
Memoirs
Teacher training
topic Pré-vestibular
Projeto social
Cartas
Memórias
Formação Docente
Docência
Pré-Vestibular Social
Prática de ensino
Estudante do ensino superior
Pre-university entrance exam
Social project
Cards
Memoirs
Teacher training
description O pré-vestibular social é um curso preparatório, sem fins lucrativos, que é disponibilizado de forma gratuita para a sociedade, em especial a parcela mais pobre da população, a qual não tem condições por recursos próprios de custear um curso privado ou então um curso superior. O objetivo destes cursos é capacitar alunos e alunas, em sua maioria oriundos da rede pública de ensino, para ingressar nas maiores universidades do país. Estes cursos contam com um corpo docente que geralmente é constituído por licenciandos (as) ou licenciados (as), o que é muito importante para a formação destes profissionais na docência. O pré-vestibular social vai além de um curso pré-universitário, ele possui uma função formativa discente e docente muito própria. Para desenvolver este trabalho, a metodologia utilizada foi a de narrativas autobiográficas. As cartas podem funcionar como metodologia de pesquisa e investigação pois elas permitem explorar os sentimentos do escritor, ele planeja, pensa e elabora o que vai escrever, e neste caso, tratando-se de um trabalho que busca análise de experiências, faz todo sentido o uso desse tipo de metodologia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-12T16:50:22Z
2024-01-12T16:50:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, José Rodrigues Fernandes do Nascimento Santos. Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31916
identifier_str_mv SANTOS, José Rodrigues Fernandes do Nascimento Santos. Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823643529838592