Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31916 |
Resumo: | O pré-vestibular social é um curso preparatório, sem fins lucrativos, que é disponibilizado de forma gratuita para a sociedade, em especial a parcela mais pobre da população, a qual não tem condições por recursos próprios de custear um curso privado ou então um curso superior. O objetivo destes cursos é capacitar alunos e alunas, em sua maioria oriundos da rede pública de ensino, para ingressar nas maiores universidades do país. Estes cursos contam com um corpo docente que geralmente é constituído por licenciandos (as) ou licenciados (as), o que é muito importante para a formação destes profissionais na docência. O pré-vestibular social vai além de um curso pré-universitário, ele possui uma função formativa discente e docente muito própria. Para desenvolver este trabalho, a metodologia utilizada foi a de narrativas autobiográficas. As cartas podem funcionar como metodologia de pesquisa e investigação pois elas permitem explorar os sentimentos do escritor, ele planeja, pensa e elabora o que vai escrever, e neste caso, tratando-se de um trabalho que busca análise de experiências, faz todo sentido o uso desse tipo de metodologia. |
id |
UFF-2_79e01c04917dcdfbbe08230dbc4c9fef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/31916 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular socialPré-vestibularProjeto socialCartasMemóriasFormação DocenteDocênciaPré-Vestibular SocialPrática de ensinoEstudante do ensino superiorPre-university entrance examSocial projectCardsMemoirsTeacher trainingO pré-vestibular social é um curso preparatório, sem fins lucrativos, que é disponibilizado de forma gratuita para a sociedade, em especial a parcela mais pobre da população, a qual não tem condições por recursos próprios de custear um curso privado ou então um curso superior. O objetivo destes cursos é capacitar alunos e alunas, em sua maioria oriundos da rede pública de ensino, para ingressar nas maiores universidades do país. Estes cursos contam com um corpo docente que geralmente é constituído por licenciandos (as) ou licenciados (as), o que é muito importante para a formação destes profissionais na docência. O pré-vestibular social vai além de um curso pré-universitário, ele possui uma função formativa discente e docente muito própria. Para desenvolver este trabalho, a metodologia utilizada foi a de narrativas autobiográficas. As cartas podem funcionar como metodologia de pesquisa e investigação pois elas permitem explorar os sentimentos do escritor, ele planeja, pensa e elabora o que vai escrever, e neste caso, tratando-se de um trabalho que busca análise de experiências, faz todo sentido o uso desse tipo de metodologia.The pre-college entrance exam is a non-profit preparatory course that is made available free of charge to society, especially the poorest part of the population, which cannot afford a private course or a course through its own resources. higher. The objective of these courses is to train students, most of them from the public education network, to enter the largest universities in the country. These courses have a faculty that is usually made up of undergraduates or graduates, which is very important for the training of these professionals in teaching. The social pre-university course goes beyond a pre-university course, it has a very specific teaching and student training function. To develop this work, the methodology used was that of autobiographical narratives. Letters can work as a research and investigation methodology because they allow exploring the writer's feelings, he plans, thinks and elaborates what he is going to write, and in this case, in the case of a work that seeks analysis of experiences, it makes perfect sense to use of this type of methodology.50 f.Amaral, Marise BassoSalomão, Simone RochaPereira, Natalia SilvaSampaio, Shaula Maíra Vicentini deSantos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento2024-01-12T16:50:22Z2024-01-12T16:50:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, José Rodrigues Fernandes do Nascimento Santos. Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31916CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-12T16:50:26Zoai:app.uff.br:1/31916Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:28.623787Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social |
title |
Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social |
spellingShingle |
Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social Santos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento Pré-vestibular Projeto social Cartas Memórias Formação Docente Docência Pré-Vestibular Social Prática de ensino Estudante do ensino superior Pre-university entrance exam Social project Cards Memoirs Teacher training |
title_short |
Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social |
title_full |
Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social |
title_fullStr |
Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social |
title_full_unstemmed |
Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social |
title_sort |
Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social |
author |
Santos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento |
author_facet |
Santos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Marise Basso Salomão, Simone Rocha Pereira, Natalia Silva Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, José Rodrigues Fernandes do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-vestibular Projeto social Cartas Memórias Formação Docente Docência Pré-Vestibular Social Prática de ensino Estudante do ensino superior Pre-university entrance exam Social project Cards Memoirs Teacher training |
topic |
Pré-vestibular Projeto social Cartas Memórias Formação Docente Docência Pré-Vestibular Social Prática de ensino Estudante do ensino superior Pre-university entrance exam Social project Cards Memoirs Teacher training |
description |
O pré-vestibular social é um curso preparatório, sem fins lucrativos, que é disponibilizado de forma gratuita para a sociedade, em especial a parcela mais pobre da população, a qual não tem condições por recursos próprios de custear um curso privado ou então um curso superior. O objetivo destes cursos é capacitar alunos e alunas, em sua maioria oriundos da rede pública de ensino, para ingressar nas maiores universidades do país. Estes cursos contam com um corpo docente que geralmente é constituído por licenciandos (as) ou licenciados (as), o que é muito importante para a formação destes profissionais na docência. O pré-vestibular social vai além de um curso pré-universitário, ele possui uma função formativa discente e docente muito própria. Para desenvolver este trabalho, a metodologia utilizada foi a de narrativas autobiográficas. As cartas podem funcionar como metodologia de pesquisa e investigação pois elas permitem explorar os sentimentos do escritor, ele planeja, pensa e elabora o que vai escrever, e neste caso, tratando-se de um trabalho que busca análise de experiências, faz todo sentido o uso desse tipo de metodologia. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-12T16:50:22Z 2024-01-12T16:50:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, José Rodrigues Fernandes do Nascimento Santos. Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/31916 |
identifier_str_mv |
SANTOS, José Rodrigues Fernandes do Nascimento Santos. Cartas sobre a docência: conversando com professores e professoras de cursos pré-vestibular social. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823643529838592 |