O poeta como ilustrado: saber e natureza na poesia de Silva Alvarenga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6653 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe investigar de que maneira se realiza a convergência das atuações como Professor Régio, ilustrado e poeta na poesia de Manuel Inácio da Silva Alvarenga (1749-1814). Mediante este contexto, importa verificar procedimentos poéticos do autor que estiveram associados tanto com pretensões educativas e de divulgação de conhecimento quanto com o pensamento ilustrado em voga no Setecentos que atravessou a concepção de um processo civilizatório. A partir dessa perspectiva, objetiva-se realizar uma análise crítica de poemas em que se observem referências à defesa de modelos político-educativos e/ou ao estabelecimento de exemplaridades. O recorte ampara, dentre outros, a leitura do poema herói-cômico O Desertor das letras (1774). Não obstante, busca-se a realização da leitura de poemas extraídos de Glaura (1799), que aludem à natureza tropical, para melhor compreensão acerca das ambiguidades e contradições presentes no entendimento acerca da antítese barbárie x civilização, partindo da experiência intelectual e artística desse poeta que é um americano, mas cuja base de formação cultural é europeia e que, portanto, transita entre dois mundos |
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O poeta como ilustrado: saber e natureza na poesia de Silva AlvarengaSilva AlvarengaPoesiaEducaçãoNaturezaCivilizaçãoPoesia brasileira - história e críticaAlvarenga, Silva, 1749-1814 – crítica e interpretaçãoProdução intelectualPoetryEducationNatureCivilizationEsta pesquisa propõe investigar de que maneira se realiza a convergência das atuações como Professor Régio, ilustrado e poeta na poesia de Manuel Inácio da Silva Alvarenga (1749-1814). Mediante este contexto, importa verificar procedimentos poéticos do autor que estiveram associados tanto com pretensões educativas e de divulgação de conhecimento quanto com o pensamento ilustrado em voga no Setecentos que atravessou a concepção de um processo civilizatório. A partir dessa perspectiva, objetiva-se realizar uma análise crítica de poemas em que se observem referências à defesa de modelos político-educativos e/ou ao estabelecimento de exemplaridades. O recorte ampara, dentre outros, a leitura do poema herói-cômico O Desertor das letras (1774). Não obstante, busca-se a realização da leitura de poemas extraídos de Glaura (1799), que aludem à natureza tropical, para melhor compreensão acerca das ambiguidades e contradições presentes no entendimento acerca da antítese barbárie x civilização, partindo da experiência intelectual e artística desse poeta que é um americano, mas cuja base de formação cultural é europeia e que, portanto, transita entre dois mundosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research has as proposal to investigate how the convergence of performances as professor of rhetoric, illustrated and poet takes place in the poetry of Manuel Inácio da Silva Alvarenga (1749-1814). Through this context, it is important to verify the author's poetic procedures that were associated as much with educational pretensions and for the dissemination of knowledge as with the thought elucidated in vogue in the eighteen century, which passed by the conception of a process of civilization. From this perspective, the objective is to perform a critical analysis of poems in which references to the defense of political-educational models and / or the establishment of exemplars are observed. The clipping supports, among others, the hero-comic poem O Desertor das letras (1774). Nevertheless, the reading of poems extracted from Glaura (1799), which allude to tropical nature, is sought for a better understanding of the ambiguities and contradictions present in the understanding of the antithesis barbarism x civilization, starting from the intellectual and artistic experience of this poet who is an American but whose cultural background is European and therefore transits between two worldsSantos, Claudete Daflon dosPinto, Lucia Ricotta VilelaMoraes, Anita deAguiar, Flávia Pais de2018-06-11T16:09:18Z2018-06-11T16:09:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6653CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T18:25:24Zoai:app.uff.br:1/6653Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:54.989073Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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