O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00037 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é demonstrar como alguns dos poemas publicados em Glaura (1799) fazem da produção de Silva Alvarenga um caso emblemático da manifestação literária de dilemas culturais e sociais decisivos na história nacional. O argumento central é o de que a inclusão, em determinados rondós, de aspectos específicos das cantigas que eram produzidas à época pode ser entendida como uma tradução expressiva da tensão entre linguagem erudita e linguagem popular, das conexões entre literatura e música, da percepção do escravismo no Setecentos e da situação dos mestiços nessa quadra da colonização. O método empregado é o de análise das composições selecionadas a partir do confronto com certas modinhas de Caldas Barbosa, artista do mesmo ciclo normalmente citado como marco inicial da música popular produzida em solo brasileiro. Somado a isso, as análises decorrem de uma revisão acerca de pesquisas historiográficas sobre o século XVIII e de um cotejo dos argumentos dos principais comentadores que compõem a fortuna crítica em torno da obra em questão. O que se conclui é que se infiltram, justamente em meio ao imaginário bucólico que rege os rondós, afetos que apontam para dinâmicas sociais e extraliterárias, mais evidentes no material das modinhas. Conclui-se também que a obra de Silva Alvarenga é um caso inédito de produção do âmbito da literatura erudita que abarca componentes antes restritos à esfera da cultura popular. |
id |
UFJF_aa48078cffb5cd42ef52c36593a379be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14032 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Faria, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/4697132876953017Teixeira, Pedro Bustamantehttp://lattes.cnpq.br/1004071509054972Navarro, Roberto José Bozzettihttp://lattes.cnpq.br/6052065369706418http://lattes.cnpq.br/6324932877837238Gasparete, Luiz Philip Fávero2022-05-05T13:28:07Z2022-05-042022-05-05T13:28:07Z2022-02-18https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00037https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032O objetivo desta dissertação é demonstrar como alguns dos poemas publicados em Glaura (1799) fazem da produção de Silva Alvarenga um caso emblemático da manifestação literária de dilemas culturais e sociais decisivos na história nacional. O argumento central é o de que a inclusão, em determinados rondós, de aspectos específicos das cantigas que eram produzidas à época pode ser entendida como uma tradução expressiva da tensão entre linguagem erudita e linguagem popular, das conexões entre literatura e música, da percepção do escravismo no Setecentos e da situação dos mestiços nessa quadra da colonização. O método empregado é o de análise das composições selecionadas a partir do confronto com certas modinhas de Caldas Barbosa, artista do mesmo ciclo normalmente citado como marco inicial da música popular produzida em solo brasileiro. Somado a isso, as análises decorrem de uma revisão acerca de pesquisas historiográficas sobre o século XVIII e de um cotejo dos argumentos dos principais comentadores que compõem a fortuna crítica em torno da obra em questão. O que se conclui é que se infiltram, justamente em meio ao imaginário bucólico que rege os rondós, afetos que apontam para dinâmicas sociais e extraliterárias, mais evidentes no material das modinhas. Conclui-se também que a obra de Silva Alvarenga é um caso inédito de produção do âmbito da literatura erudita que abarca componentes antes restritos à esfera da cultura popular.The objective of this work is to demonstrate how some of the poems published in Glaura (1799) make Silva Alvarenga's production an emblematic case of the literary manifestation of decisive cultural and social issues in national history. The main argument is that the inclusion of aspects of the popular songs that were produced at that time in some poems can be understood as an expressive manifestation of the problem of classical and popular languages, the connections between literature and music, the perception of slavery in the 18th century and the situation of mixed race people in this period of colonization. The method used is the analysis of selected poems based on the confrontation with lyrics by Caldas Barbosa, an artist usually cited as an early case of popular music produced on Brazilian territory. In addition, the analyzes is linked to a review of historiographical research on the 18th century and to a comparison of the arguments of the main critics of the discussed book. This work concludes that affections related to social and extraliterary dynamics infiltrate among the bucolic ideal that prevails in the selected poems. This work also concludes that Silva Alvarenga is an unprecedented case within the scope of high literature that includes components that were restricted to the scope of popular cultureCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSilva alvarengaMúsica popularNaturezaErotismoViolênciaSilva alvarengaPopular musicNatureErotismViolenceO lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarengainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALluizphilipfaverogasparete.pdfluizphilipfaverogasparete.pdfPDF/Aapplication/pdf890582https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/1/luizphilipfaverogasparete.pdfcf3c20e1bf57fcd7be07c5318dd301a2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTluizphilipfaverogasparete.pdf.txtluizphilipfaverogasparete.pdf.txtExtracted texttext/plain241944https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/4/luizphilipfaverogasparete.pdf.txt1110ee1fca49a7e8ef3381e6f7dd2e6bMD54THUMBNAILluizphilipfaverogasparete.pdf.jpgluizphilipfaverogasparete.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/5/luizphilipfaverogasparete.pdf.jpg79639e98f4dd99a30d2bea9224c9d2ecMD55ufjf/140322022-11-18 12:39:29.763oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-18T14:39:29Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga |
title |
O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga |
spellingShingle |
O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga Gasparete, Luiz Philip Fávero CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Silva alvarenga Música popular Natureza Erotismo Violência Silva alvarenga Popular music Nature Erotism Violence |
title_short |
O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga |
title_full |
O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga |
title_fullStr |
O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga |
title_full_unstemmed |
O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga |
title_sort |
O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga |
author |
Gasparete, Luiz Philip Fávero |
author_facet |
Gasparete, Luiz Philip Fávero |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faria, Alexandre |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4697132876953017 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Teixeira, Pedro Bustamante |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1004071509054972 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Navarro, Roberto José Bozzetti |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6052065369706418 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6324932877837238 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparete, Luiz Philip Fávero |
contributor_str_mv |
Faria, Alexandre Teixeira, Pedro Bustamante Navarro, Roberto José Bozzetti |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Silva alvarenga Música popular Natureza Erotismo Violência Silva alvarenga Popular music Nature Erotism Violence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Silva alvarenga Música popular Natureza Erotismo Violência Silva alvarenga Popular music Nature Erotism Violence |
description |
O objetivo desta dissertação é demonstrar como alguns dos poemas publicados em Glaura (1799) fazem da produção de Silva Alvarenga um caso emblemático da manifestação literária de dilemas culturais e sociais decisivos na história nacional. O argumento central é o de que a inclusão, em determinados rondós, de aspectos específicos das cantigas que eram produzidas à época pode ser entendida como uma tradução expressiva da tensão entre linguagem erudita e linguagem popular, das conexões entre literatura e música, da percepção do escravismo no Setecentos e da situação dos mestiços nessa quadra da colonização. O método empregado é o de análise das composições selecionadas a partir do confronto com certas modinhas de Caldas Barbosa, artista do mesmo ciclo normalmente citado como marco inicial da música popular produzida em solo brasileiro. Somado a isso, as análises decorrem de uma revisão acerca de pesquisas historiográficas sobre o século XVIII e de um cotejo dos argumentos dos principais comentadores que compõem a fortuna crítica em torno da obra em questão. O que se conclui é que se infiltram, justamente em meio ao imaginário bucólico que rege os rondós, afetos que apontam para dinâmicas sociais e extraliterárias, mais evidentes no material das modinhas. Conclui-se também que a obra de Silva Alvarenga é um caso inédito de produção do âmbito da literatura erudita que abarca componentes antes restritos à esfera da cultura popular. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-05T13:28:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-04 2022-05-05T13:28:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00037 |
url |
https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00037 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/1/luizphilipfaverogasparete.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/4/luizphilipfaverogasparete.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/5/luizphilipfaverogasparete.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cf3c20e1bf57fcd7be07c5318dd301a2 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 1110ee1fca49a7e8ef3381e6f7dd2e6b 79639e98f4dd99a30d2bea9224c9d2ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661258796105728 |