O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparete, Luiz Philip Fávero
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00037
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032
Resumo: O objetivo desta dissertação é demonstrar como alguns dos poemas publicados em Glaura (1799) fazem da produção de Silva Alvarenga um caso emblemático da manifestação literária de dilemas culturais e sociais decisivos na história nacional. O argumento central é o de que a inclusão, em determinados rondós, de aspectos específicos das cantigas que eram produzidas à época pode ser entendida como uma tradução expressiva da tensão entre linguagem erudita e linguagem popular, das conexões entre literatura e música, da percepção do escravismo no Setecentos e da situação dos mestiços nessa quadra da colonização. O método empregado é o de análise das composições selecionadas a partir do confronto com certas modinhas de Caldas Barbosa, artista do mesmo ciclo normalmente citado como marco inicial da música popular produzida em solo brasileiro. Somado a isso, as análises decorrem de uma revisão acerca de pesquisas historiográficas sobre o século XVIII e de um cotejo dos argumentos dos principais comentadores que compõem a fortuna crítica em torno da obra em questão. O que se conclui é que se infiltram, justamente em meio ao imaginário bucólico que rege os rondós, afetos que apontam para dinâmicas sociais e extraliterárias, mais evidentes no material das modinhas. Conclui-se também que a obra de Silva Alvarenga é um caso inédito de produção do âmbito da literatura erudita que abarca componentes antes restritos à esfera da cultura popular.
id UFJF_aa48078cffb5cd42ef52c36593a379be
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14032
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Faria, Alexandrehttp://lattes.cnpq.br/4697132876953017Teixeira, Pedro Bustamantehttp://lattes.cnpq.br/1004071509054972Navarro, Roberto José Bozzettihttp://lattes.cnpq.br/6052065369706418http://lattes.cnpq.br/6324932877837238Gasparete, Luiz Philip Fávero2022-05-05T13:28:07Z2022-05-042022-05-05T13:28:07Z2022-02-18https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00037https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032O objetivo desta dissertação é demonstrar como alguns dos poemas publicados em Glaura (1799) fazem da produção de Silva Alvarenga um caso emblemático da manifestação literária de dilemas culturais e sociais decisivos na história nacional. O argumento central é o de que a inclusão, em determinados rondós, de aspectos específicos das cantigas que eram produzidas à época pode ser entendida como uma tradução expressiva da tensão entre linguagem erudita e linguagem popular, das conexões entre literatura e música, da percepção do escravismo no Setecentos e da situação dos mestiços nessa quadra da colonização. O método empregado é o de análise das composições selecionadas a partir do confronto com certas modinhas de Caldas Barbosa, artista do mesmo ciclo normalmente citado como marco inicial da música popular produzida em solo brasileiro. Somado a isso, as análises decorrem de uma revisão acerca de pesquisas historiográficas sobre o século XVIII e de um cotejo dos argumentos dos principais comentadores que compõem a fortuna crítica em torno da obra em questão. O que se conclui é que se infiltram, justamente em meio ao imaginário bucólico que rege os rondós, afetos que apontam para dinâmicas sociais e extraliterárias, mais evidentes no material das modinhas. Conclui-se também que a obra de Silva Alvarenga é um caso inédito de produção do âmbito da literatura erudita que abarca componentes antes restritos à esfera da cultura popular.The objective of this work is to demonstrate how some of the poems published in Glaura (1799) make Silva Alvarenga's production an emblematic case of the literary manifestation of decisive cultural and social issues in national history. The main argument is that the inclusion of aspects of the popular songs that were produced at that time in some poems can be understood as an expressive manifestation of the problem of classical and popular languages, the connections between literature and music, the perception of slavery in the 18th century and the situation of mixed race people in this period of colonization. The method used is the analysis of selected poems based on the confrontation with lyrics by Caldas Barbosa, an artist usually cited as an early case of popular music produced on Brazilian territory. In addition, the analyzes is linked to a review of historiographical research on the 18th century and to a comparison of the arguments of the main critics of the discussed book. This work concludes that affections related to social and extraliterary dynamics infiltrate among the bucolic ideal that prevails in the selected poems. This work also concludes that Silva Alvarenga is an unprecedented case within the scope of high literature that includes components that were restricted to the scope of popular cultureCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASSilva alvarengaMúsica popularNaturezaErotismoViolênciaSilva alvarengaPopular musicNatureErotismViolenceO lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarengainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALluizphilipfaverogasparete.pdfluizphilipfaverogasparete.pdfPDF/Aapplication/pdf890582https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/1/luizphilipfaverogasparete.pdfcf3c20e1bf57fcd7be07c5318dd301a2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTluizphilipfaverogasparete.pdf.txtluizphilipfaverogasparete.pdf.txtExtracted texttext/plain241944https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/4/luizphilipfaverogasparete.pdf.txt1110ee1fca49a7e8ef3381e6f7dd2e6bMD54THUMBNAILluizphilipfaverogasparete.pdf.jpgluizphilipfaverogasparete.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/5/luizphilipfaverogasparete.pdf.jpg79639e98f4dd99a30d2bea9224c9d2ecMD55ufjf/140322022-11-18 12:39:29.763oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-18T14:39:29Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
title O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
spellingShingle O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
Gasparete, Luiz Philip Fávero
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Silva alvarenga
Música popular
Natureza
Erotismo
Violência
Silva alvarenga
Popular music
Nature
Erotism
Violence
title_short O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
title_full O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
title_fullStr O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
title_full_unstemmed O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
title_sort O lugar apesar das ideias: dilemas setecentistas em três rondós de Silva Alvarenga
author Gasparete, Luiz Philip Fávero
author_facet Gasparete, Luiz Philip Fávero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Alexandre
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4697132876953017
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Teixeira, Pedro Bustamante
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1004071509054972
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Navarro, Roberto José Bozzetti
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6052065369706418
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6324932877837238
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparete, Luiz Philip Fávero
contributor_str_mv Faria, Alexandre
Teixeira, Pedro Bustamante
Navarro, Roberto José Bozzetti
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Silva alvarenga
Música popular
Natureza
Erotismo
Violência
Silva alvarenga
Popular music
Nature
Erotism
Violence
dc.subject.por.fl_str_mv Silva alvarenga
Música popular
Natureza
Erotismo
Violência
Silva alvarenga
Popular music
Nature
Erotism
Violence
description O objetivo desta dissertação é demonstrar como alguns dos poemas publicados em Glaura (1799) fazem da produção de Silva Alvarenga um caso emblemático da manifestação literária de dilemas culturais e sociais decisivos na história nacional. O argumento central é o de que a inclusão, em determinados rondós, de aspectos específicos das cantigas que eram produzidas à época pode ser entendida como uma tradução expressiva da tensão entre linguagem erudita e linguagem popular, das conexões entre literatura e música, da percepção do escravismo no Setecentos e da situação dos mestiços nessa quadra da colonização. O método empregado é o de análise das composições selecionadas a partir do confronto com certas modinhas de Caldas Barbosa, artista do mesmo ciclo normalmente citado como marco inicial da música popular produzida em solo brasileiro. Somado a isso, as análises decorrem de uma revisão acerca de pesquisas historiográficas sobre o século XVIII e de um cotejo dos argumentos dos principais comentadores que compõem a fortuna crítica em torno da obra em questão. O que se conclui é que se infiltram, justamente em meio ao imaginário bucólico que rege os rondós, afetos que apontam para dinâmicas sociais e extraliterárias, mais evidentes no material das modinhas. Conclui-se também que a obra de Silva Alvarenga é um caso inédito de produção do âmbito da literatura erudita que abarca componentes antes restritos à esfera da cultura popular.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T13:28:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-04
2022-05-05T13:28:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00037
url https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00037
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/1/luizphilipfaverogasparete.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/4/luizphilipfaverogasparete.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14032/5/luizphilipfaverogasparete.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cf3c20e1bf57fcd7be07c5318dd301a2
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
1110ee1fca49a7e8ef3381e6f7dd2e6b
79639e98f4dd99a30d2bea9224c9d2ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661258796105728