Discutindo política de indexação para bibliotecas escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15591 |
Resumo: | Trata da possibilidade de inserção da política de indexação em bibliotecas escolares. Objetiva discutir sobre o tratamento temático da informação amparado na utilização de política de indexação dentro das bibliotecas escolares, visando tratar apropriadamente o acervo. Justifica-se pelo papel fundamental de tais unidades como centros de formação e de incentivo à aprendizagem e à produção de conhecimento, sendo necessário levantar discussões em torno da organização e do tratamento da informação nesses espaços. Consiste em pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa, desenvolvida prioritariamente a partir de artigos de periódicos publicados na temática política de indexação para biblioteca escolar. Aponta como resultados que há pesquisas sobre o assunto que trazem relevantes contribuições para o tema. Reforça a necessidade de adequação da política de indexação ao local escolhido, avaliando-se suas características e principais necessidades durante a construção da mesma. Conclui que apesar da temática ser pouco comum, as políticas de indexação podem ser instrumentos preciosos para a organização das bibliotecas escolares, já que o apropriado tratamento temático e disseminação da informação fazem a diferença em qualquer instituição, sendo dever do bibliotecário estabelecer essas normativas e definições. |
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Discutindo política de indexação para bibliotecas escolaresDiscussing indexing policy for school librariesPolítica de indexaçãoIndexação de assuntoTratamento da informaçãoBiblioteca escolarIndexing policySubject indexingTreatment of informationSchool libraryTrata da possibilidade de inserção da política de indexação em bibliotecas escolares. Objetiva discutir sobre o tratamento temático da informação amparado na utilização de política de indexação dentro das bibliotecas escolares, visando tratar apropriadamente o acervo. Justifica-se pelo papel fundamental de tais unidades como centros de formação e de incentivo à aprendizagem e à produção de conhecimento, sendo necessário levantar discussões em torno da organização e do tratamento da informação nesses espaços. Consiste em pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa, desenvolvida prioritariamente a partir de artigos de periódicos publicados na temática política de indexação para biblioteca escolar. Aponta como resultados que há pesquisas sobre o assunto que trazem relevantes contribuições para o tema. Reforça a necessidade de adequação da política de indexação ao local escolhido, avaliando-se suas características e principais necessidades durante a construção da mesma. Conclui que apesar da temática ser pouco comum, as políticas de indexação podem ser instrumentos preciosos para a organização das bibliotecas escolares, já que o apropriado tratamento temático e disseminação da informação fazem a diferença em qualquer instituição, sendo dever do bibliotecário estabelecer essas normativas e definições.SimIt deals with the possibility of insertion of indexing policy in school libraries. It aims to discuss the thematic treatment of information supported by the use of indexing policy within school libraries, in order to properly treat the collection. It is justified by the fundamental role of such units as centers of training and of encouraging learning and the production of knowledge, and it is necessary to raise discussions about the organization and treatment of information in these spaces. It consists of exploratory research of a bibliographic nature and a qualitative approach, developed primarily from articles from periodicals published in the theme of indexing policy for school libraries. It points out as results that there are researches on the subject that bring relevant contributions to the subject. It reinforces the need to adapt the indexing policy to the chosen site, evaluating its characteristics and main needs during its construction. It concludes that although the subject matter is uncommon, indexing policies can be valuable instruments for the organization of school libraries, since the appropriate thematic treatment and dissemination of information make the difference in any institution, and it is the duty of the librarian to establish these norms and definitions.N/A2020-10-29T16:57:45Z2020-10-29T16:57:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15591N/AopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Larissa Rosa deOliveira, Lais Pereira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-16T21:31:26Zoai:app.uff.br:1/15591Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-16T21:31:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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