Discutindo política de indexação para bibliotecas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Rosa de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Lais Pereira de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15591
Resumo: Trata da possibilidade de inserção da política de indexação em bibliotecas escolares. Objetiva discutir sobre o tratamento temático da informação amparado na utilização de política de indexação dentro das bibliotecas escolares, visando tratar apropriadamente o acervo. Justifica-se pelo papel fundamental de tais unidades como centros de formação e de incentivo à aprendizagem e à produção de conhecimento, sendo necessário levantar discussões em torno da organização e do tratamento da informação nesses espaços. Consiste em pesquisa exploratória de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa, desenvolvida prioritariamente a partir de artigos de periódicos publicados na temática política de indexação para biblioteca escolar. Aponta como resultados que há pesquisas sobre o assunto que trazem relevantes contribuições para o tema. Reforça a necessidade de adequação da política de indexação ao local escolhido, avaliando-se suas características e principais necessidades durante a construção da mesma. Conclui que apesar da temática ser pouco comum, as políticas de indexação podem ser instrumentos preciosos para a organização das bibliotecas escolares, já que o apropriado tratamento temático e disseminação da informação fazem a diferença em qualquer instituição, sendo dever do bibliotecário estabelecer essas normativas e definições.
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