Relações entre ensino médio integrado, formação integral e integração curricular: o caso do núcleo avançado de tecnologia de alimentos (NATA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medrado, Franklin dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14716
Resumo: Este trabalho busca compreender a relação existente entre o ensino médio integrado e os conceitos de formação integral e integração curricular. Procura-se aqui compreender, através do estudo de caso de uma escola (Núcleo Avançado de Tecnologias de Alimentos – NATA), fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e uma entidade privada (Instituto Grupo Pão de Açúcar), de que maneira estes conceitos se comunicam na operacionalização na educação técnico-profissional integrada ao ensino médio. Baseado nos estudos de Stephen Ball sobre cultura da performatividade, gerencialismo e sobre as novas redes políticas e imaginário neoliberal, defendo que a integração curricular pode estar sendo utilizada como um instrumento que favorece a implantação da cultura da performatividade da educação e, consequentemente, a perda do profissionalismo docente. Além disso, evidencio quais são os pontos de intercessão entre os conceitos formação integral e integração curricular e de que maneira esta relação se liga ao contexto mais amplo de privatização da educação pública. Utilizo como base argumentativa os dados oriundos de entrevistas com ex-gestores, análises de documentos legais, documentos da escola, pesquisas na internet e também análises dos índices de qualidade da educação: IDERJ, IDEB e os resultados do SAERJ. A análise aponta que, na prática do ensino médio integrado, há um esvaziamento dos conceitos fundamentais que basearam a legislação que respalda esta modalidade de ensino. Destaco ainda neste trabalho um outro sentido para integração curricular não previsto na legislação ou ainda nas reflexões teóricas aqui mencionadas: integração curricular significando solução/produto educacional. Ao produzir um relato analítico de como se deu o desenvolvimento de uma parceria público-privada numa rede estadual de educação, e suas implicações curriculares, o trabalho aqui apresentado, longe de pretender ser completamente distinto daquilo que se passa em outras instituições, pode auxiliar a compreender os rumos que a educação nacional pode estar tomando num quadro de expansão vertiginosa das ações privadas sobre as estruturas de estado
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Baseado nos estudos de Stephen Ball sobre cultura da performatividade, gerencialismo e sobre as novas redes políticas e imaginário neoliberal, defendo que a integração curricular pode estar sendo utilizada como um instrumento que favorece a implantação da cultura da performatividade da educação e, consequentemente, a perda do profissionalismo docente. Além disso, evidencio quais são os pontos de intercessão entre os conceitos formação integral e integração curricular e de que maneira esta relação se liga ao contexto mais amplo de privatização da educação pública. Utilizo como base argumentativa os dados oriundos de entrevistas com ex-gestores, análises de documentos legais, documentos da escola, pesquisas na internet e também análises dos índices de qualidade da educação: IDERJ, IDEB e os resultados do SAERJ. A análise aponta que, na prática do ensino médio integrado, há um esvaziamento dos conceitos fundamentais que basearam a legislação que respalda esta modalidade de ensino. Destaco ainda neste trabalho um outro sentido para integração curricular não previsto na legislação ou ainda nas reflexões teóricas aqui mencionadas: integração curricular significando solução/produto educacional. Ao produzir um relato analítico de como se deu o desenvolvimento de uma parceria público-privada numa rede estadual de educação, e suas implicações curriculares, o trabalho aqui apresentado, longe de pretender ser completamente distinto daquilo que se passa em outras instituições, pode auxiliar a compreender os rumos que a educação nacional pode estar tomando num quadro de expansão vertiginosa das ações privadas sobre as estruturas de estadoThis research aims to understand the relationship between the secondary school integrated and the concepts of integral education and curriculum integration. The research has made use of a case study of a high school (NATA), which resulted of a partnership between the Secretary of Education of the State of Rio de Janeiro and a private food company (Instituto Grupo Pão de Açúcar), in order to understand these concepts work when technical education are integrated with mainstream secondary school. I argue that, Based on Stephen Ball studies about performative cultures, managerialism, political network policies and neoliberal imaginary, that the curriculum integration may being used as an instrument that favors the implantation of the performativity culture on education, and, consequently, it causes a loss of teaching professionalism. In addition, the research provides evidences about the points of intersection between the concepts integral formation and curriculum integration, and how this relationship is linked to a broader context of privatization of public education. As an argumentative basis, there have been used data from interviews with former managers, analysis of legal documents, school documents, internet research and also, analysis of quality of education indexes: IDERJ, IDEB and SAERJ. The analysis points out that, in the practice of integrated secondary school, there is an emptying of the fundamental concepts that inspired the legislation that supports this modality of education. The analysis also highlights another meaning for curricular integration, not foreseen in the legislation or in the theoretical reflections mentioned throughout the literature review: curriculum integration meaning an educational solution / product. By producing an analytical account of how a public-private partnership developed in a state education network, and its curriculum implications, the work presented here, far from claiming to be completely different from what happens in other institutions, can help to understand the directions that national education may be taking in the context of the vertiginous expansion of private actions on state structures177 f.Selles, Sandra EscovedoAyres, Ana Cléa Braga MoreiraAzevedo, MaiconGirão, Maria JacquelineFarias, Mônica Vasconcellos de OliveiraPrata, Rita VilanovaMedrado, Franklin dos Santos2020-08-21T16:47:02Z2020-08-21T16:47:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMEDRADO, Franklin dos Santos. Relações entre ensino médio integrado, formação integral e integração curricular: o caso do núcleo avançado de tecnologia de alimentos (NATA). 2019. 177 f. 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