Processos de escolarização em Itaboraí: um estudo sobre a constituição da instrução pública primária (1880-1911)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15345 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivos identificar, conhecer e analisar o processo de escolarização que foi desenvolvido na cidade de Itaboraí-RJ, principalmente, no período de 1880 a 1911. Diversos temas relacionados às problemáticas em questão foram abordados, como: a instrução, o analfabetismo e a obrigatoriedade escolar; as características físicas e socioeconômicas das instituições; o tipo de ensino ministrado; as avaliações realizadas; os fatos que promoveram alterações do cotidiano; o que faziam os excluídos da escola e, também, outros temas que se relacionam aos profissionais da educação. Entre as trajetórias dos profissionais que surgiram na pesquisa deu-se prioridade à da professora Paulina Rosa da Cunha Porto. A metodologia adotada foi a micro-história, com a variação de escalas de Revel, em conjunto com o referencial dos processos de escolarização de Luciano Faria Filho, dando ênfase à história vista de baixo, a partir de Thompson. Houve uma grande variedade de fontes, com destaque para os seguintes: jornal “O Itaborahyense”, que possibilitou recompor a ordenação daquela sociedade, entre outros periódicos; documentos governamentais, como os relatórios de presidente de província; mensagens de presidentes de Estado; relatórios dos diretores da instrução pública; leis e decretos da educação pertinentes ao período; Censos; almanaque Laemmert e almanaque administrativo mercantil e industrial do Rio de Janeiro |
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Processos de escolarização em Itaboraí: um estudo sobre a constituição da instrução pública primária (1880-1911)Processos de escolarizaçãoCultura escolarItaboraíEscolarizaçãoHistória da EducaçãoEnsino primárioProblemas sociais na educaçãoItaboraí (RJ)Schooling processSchool cultureItaboraíEsta pesquisa tem como objetivos identificar, conhecer e analisar o processo de escolarização que foi desenvolvido na cidade de Itaboraí-RJ, principalmente, no período de 1880 a 1911. Diversos temas relacionados às problemáticas em questão foram abordados, como: a instrução, o analfabetismo e a obrigatoriedade escolar; as características físicas e socioeconômicas das instituições; o tipo de ensino ministrado; as avaliações realizadas; os fatos que promoveram alterações do cotidiano; o que faziam os excluídos da escola e, também, outros temas que se relacionam aos profissionais da educação. Entre as trajetórias dos profissionais que surgiram na pesquisa deu-se prioridade à da professora Paulina Rosa da Cunha Porto. A metodologia adotada foi a micro-história, com a variação de escalas de Revel, em conjunto com o referencial dos processos de escolarização de Luciano Faria Filho, dando ênfase à história vista de baixo, a partir de Thompson. Houve uma grande variedade de fontes, com destaque para os seguintes: jornal “O Itaborahyense”, que possibilitou recompor a ordenação daquela sociedade, entre outros periódicos; documentos governamentais, como os relatórios de presidente de província; mensagens de presidentes de Estado; relatórios dos diretores da instrução pública; leis e decretos da educação pertinentes ao período; Censos; almanaque Laemmert e almanaque administrativo mercantil e industrial do Rio de JaneiroThis research aims to identify, to know and to analyse the schooling process that was developed in the city of Itaboraí, state of Rio de Janeiro, mainly in the 1880-1911 period. Several subjects related to the issues in question have been studied, such as: education, illiteracy and school compulsory education; physical and socioeconomic characteristics of the institutions; type of education given; evaluations carried out; facts that promoted daily changes; the school outcasts behaviour, as well as other topics related to education professionals. Among the trajectories of the professionals that emerged within this research, priority has been given to that of the teacher Paulina Rosa da Cunha Porto. Microhistory has been the chosen methodology, with the variation of scales from Revel, together with the referential for schooling processes from Luciano Faria Filho, and emphasising history "seen from below", according to Thompson. A large variety of sources have been used, with emphasis on the "O Itaborahyense" newspaper, which, together with other periodicals, made it possible to recompose the structure of that society; but also documents from governmental organizations, such as the province president reports; messages from presidents of State; reports from public education directors; relevant laws on education pertaining to that period; censuses; the Laemmert almanac and the Rio de Janeiro's mercantile and industrial administrative almanac252 f.Schueler, Alessandra Frota Martinez deOliveira, Claudia Maria Costa Alves deSilva, Amália Dias daSilva, Márcia Cabral daSilva, Regina Coeli Alcântara2020-10-20T17:28:35Z2020-10-20T17:28:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Regina Coeli Alcantara. Processos de escolarização em Itaboraí: um estudo sobre a constituição da instrução pública primária e sua cultura escolar (1880-1911). 2019. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15345http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T12:36:39Zoai:app.uff.br:1/15345Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-10T12:36:39Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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