Processos de escolarização em Itaboraí: um estudo sobre a constituição da instrução pública primária (1880-1911)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Regina Coeli Alcântara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15345
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivos identificar, conhecer e analisar o processo de escolarização que foi desenvolvido na cidade de Itaboraí-RJ, principalmente, no período de 1880 a 1911. Diversos temas relacionados às problemáticas em questão foram abordados, como: a instrução, o analfabetismo e a obrigatoriedade escolar; as características físicas e socioeconômicas das instituições; o tipo de ensino ministrado; as avaliações realizadas; os fatos que promoveram alterações do cotidiano; o que faziam os excluídos da escola e, também, outros temas que se relacionam aos profissionais da educação. Entre as trajetórias dos profissionais que surgiram na pesquisa deu-se prioridade à da professora Paulina Rosa da Cunha Porto. A metodologia adotada foi a micro-história, com a variação de escalas de Revel, em conjunto com o referencial dos processos de escolarização de Luciano Faria Filho, dando ênfase à história vista de baixo, a partir de Thompson. Houve uma grande variedade de fontes, com destaque para os seguintes: jornal “O Itaborahyense”, que possibilitou recompor a ordenação daquela sociedade, entre outros periódicos; documentos governamentais, como os relatórios de presidente de província; mensagens de presidentes de Estado; relatórios dos diretores da instrução pública; leis e decretos da educação pertinentes ao período; Censos; almanaque Laemmert e almanaque administrativo mercantil e industrial do Rio de Janeiro
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