Graduação pública brasileira: conhecendo a proporção da equidade
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6015 |
Resumo: | Inicialmente criado como método avaliativo do desempenho estudantil, o Exame Nacional do Ensino Médio tornou-se, em 2009, o principal meio de ingresso às IFES. A discrepância na qualidade de educação e escolarização dos candidatos mostra-se como o maior fator da iniquidade no processo de seleção; assim, é inegável a influência que a trajetória acadêmica, a prática da política de cotas e das ações afirmativas governamentais têm sobre a análise aqui proposta. Neste trabalho, assumiu-se uma abordagem quali-quantitativa, tendo em vista a necessidade de conhecimento teórico do tema e de mensuração dos distintos perfis de alunos ocupantes dos bancos acadêmicos nas IFES do estado do Rio de Janeiro, tendo-se como público-alvo alunos matriculados nas unidades federais de ensino superior ingressantes por meio do sistema Enem/SISU. |
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Graduação pública brasileira: conhecendo a proporção da equidadeEquidadeEnsino superiorEnemSISUEnsino superiorEqüidadeSistema de Seleção UnificadaExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Inicialmente criado como método avaliativo do desempenho estudantil, o Exame Nacional do Ensino Médio tornou-se, em 2009, o principal meio de ingresso às IFES. A discrepância na qualidade de educação e escolarização dos candidatos mostra-se como o maior fator da iniquidade no processo de seleção; assim, é inegável a influência que a trajetória acadêmica, a prática da política de cotas e das ações afirmativas governamentais têm sobre a análise aqui proposta. Neste trabalho, assumiu-se uma abordagem quali-quantitativa, tendo em vista a necessidade de conhecimento teórico do tema e de mensuração dos distintos perfis de alunos ocupantes dos bancos acadêmicos nas IFES do estado do Rio de Janeiro, tendo-se como público-alvo alunos matriculados nas unidades federais de ensino superior ingressantes por meio do sistema Enem/SISU.Oliveira, Ana Cláudia Pedrosa deAssis, Lucia Maria deOliveira, Mônica Alvarenga deKronemberger, Thais SoaresMoraes, Ana Elisa da SilvaFarias, Lisandra da Silva de2018-03-22T18:29:17Z2018-03-22T18:29:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6015http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-17T17:51:43Zoai:app.uff.br:1/6015Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:55.612100Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Inicialmente criado como método avaliativo do desempenho estudantil, o Exame Nacional do Ensino Médio tornou-se, em 2009, o principal meio de ingresso às IFES. A discrepância na qualidade de educação e escolarização dos candidatos mostra-se como o maior fator da iniquidade no processo de seleção; assim, é inegável a influência que a trajetória acadêmica, a prática da política de cotas e das ações afirmativas governamentais têm sobre a análise aqui proposta. Neste trabalho, assumiu-se uma abordagem quali-quantitativa, tendo em vista a necessidade de conhecimento teórico do tema e de mensuração dos distintos perfis de alunos ocupantes dos bancos acadêmicos nas IFES do estado do Rio de Janeiro, tendo-se como público-alvo alunos matriculados nas unidades federais de ensino superior ingressantes por meio do sistema Enem/SISU. |
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