Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3667 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar a revista Canal Extra, distribuída aos domingos no jornal Extra, jornal de maior circulação na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, trata-se de um veículo que se apresenta como um dos principais expoentes da representação da chamada nova classe média no jornalismo diário carioca, definido como seu público-alvo. Para compreender o seu discurso e o modo como esse público é representado, a revista é contextualizada como suporte midiático, assim como sua relação com a cidade e o carioca, e o seu potencial na criação de sentidos e pertencimentos. A partir do levantamento e análise das seções da revista no período de dois anos, são discutidas as relações entre consumo, identidade e hegemonia representados nas páginas da Canal Extra com a disseminação de hábitos culturais, consumo, modas e tendências |
id |
UFF-2_7b7536edf6cc58162247915436011015 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/3667 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal ExtraJornalismo de revistaIdentidadeConsumoRepresentações sociaisCariocaRio de JaneiroNaturalidadeIdentidade socialConsumo (Economia)Magazine journalismIdentitySocial representationConsumptionO objetivo deste trabalho é analisar a revista Canal Extra, distribuída aos domingos no jornal Extra, jornal de maior circulação na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, trata-se de um veículo que se apresenta como um dos principais expoentes da representação da chamada nova classe média no jornalismo diário carioca, definido como seu público-alvo. Para compreender o seu discurso e o modo como esse público é representado, a revista é contextualizada como suporte midiático, assim como sua relação com a cidade e o carioca, e o seu potencial na criação de sentidos e pertencimentos. A partir do levantamento e análise das seções da revista no período de dois anos, são discutidas as relações entre consumo, identidade e hegemonia representados nas páginas da Canal Extra com a disseminação de hábitos culturais, consumo, modas e tendênciasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis is geared towards the analysis of Canal Extra magazine, released on Sundays by newspaper Extra, that holds the largest circulation in the city of Rio de Janeiro. In view of this, the magazine introduces itself as one of the most significant periodicals regarding the new middle class representation—its target audience—in daily carioca* journalism. In order to fully understand its discourse and the way this audience is depicted, Canal Extra and its relation with Rio and the cariocas is herein put into a support media context. We also address the magazine’s potential for creating meanings and a sense of belonging. After a two year research study, we debate the connection among consumption, identity, hegemony and the dissemination of cultural habits and fashion trends portrayed in the pages of Canal ExtraBedran, Laura MartiniAtem, Guilherme NeryPereira, Claudia da SilvaAlmeida, Ana Paula Gonçalves de2017-05-18T13:23:32Z2017-05-18T13:23:32Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3667Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-16T14:20:13Zoai:app.uff.br:1/3667Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:06.311207Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra |
title |
Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra |
spellingShingle |
Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra Almeida, Ana Paula Gonçalves de Jornalismo de revista Identidade Consumo Representações sociais Carioca Rio de Janeiro Naturalidade Identidade social Consumo (Economia) Magazine journalism Identity Social representation Consumption |
title_short |
Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra |
title_full |
Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra |
title_fullStr |
Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra |
title_full_unstemmed |
Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra |
title_sort |
Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra |
author |
Almeida, Ana Paula Gonçalves de |
author_facet |
Almeida, Ana Paula Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bedran, Laura Martini Atem, Guilherme Nery Pereira, Claudia da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Paula Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo de revista Identidade Consumo Representações sociais Carioca Rio de Janeiro Naturalidade Identidade social Consumo (Economia) Magazine journalism Identity Social representation Consumption |
topic |
Jornalismo de revista Identidade Consumo Representações sociais Carioca Rio de Janeiro Naturalidade Identidade social Consumo (Economia) Magazine journalism Identity Social representation Consumption |
description |
O objetivo deste trabalho é analisar a revista Canal Extra, distribuída aos domingos no jornal Extra, jornal de maior circulação na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, trata-se de um veículo que se apresenta como um dos principais expoentes da representação da chamada nova classe média no jornalismo diário carioca, definido como seu público-alvo. Para compreender o seu discurso e o modo como esse público é representado, a revista é contextualizada como suporte midiático, assim como sua relação com a cidade e o carioca, e o seu potencial na criação de sentidos e pertencimentos. A partir do levantamento e análise das seções da revista no período de dois anos, são discutidas as relações entre consumo, identidade e hegemonia representados nas páginas da Canal Extra com a disseminação de hábitos culturais, consumo, modas e tendências |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-05-18T13:23:32Z 2017-05-18T13:23:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3667 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3667 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823632081485824 |