Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Paula Gonçalves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3667
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a revista Canal Extra, distribuída aos domingos no jornal Extra, jornal de maior circulação na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, trata-se de um veículo que se apresenta como um dos principais expoentes da representação da chamada nova classe média no jornalismo diário carioca, definido como seu público-alvo. Para compreender o seu discurso e o modo como esse público é representado, a revista é contextualizada como suporte midiático, assim como sua relação com a cidade e o carioca, e o seu potencial na criação de sentidos e pertencimentos. A partir do levantamento e análise das seções da revista no período de dois anos, são discutidas as relações entre consumo, identidade e hegemonia representados nas páginas da Canal Extra com a disseminação de hábitos culturais, consumo, modas e tendências
id UFF-2_7b7536edf6cc58162247915436011015
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3667
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal ExtraJornalismo de revistaIdentidadeConsumoRepresentações sociaisCariocaRio de JaneiroNaturalidadeIdentidade socialConsumo (Economia)Magazine journalismIdentitySocial representationConsumptionO objetivo deste trabalho é analisar a revista Canal Extra, distribuída aos domingos no jornal Extra, jornal de maior circulação na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, trata-se de um veículo que se apresenta como um dos principais expoentes da representação da chamada nova classe média no jornalismo diário carioca, definido como seu público-alvo. Para compreender o seu discurso e o modo como esse público é representado, a revista é contextualizada como suporte midiático, assim como sua relação com a cidade e o carioca, e o seu potencial na criação de sentidos e pertencimentos. A partir do levantamento e análise das seções da revista no período de dois anos, são discutidas as relações entre consumo, identidade e hegemonia representados nas páginas da Canal Extra com a disseminação de hábitos culturais, consumo, modas e tendênciasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis is geared towards the analysis of Canal Extra magazine, released on Sundays by newspaper Extra, that holds the largest circulation in the city of Rio de Janeiro. In view of this, the magazine introduces itself as one of the most significant periodicals regarding the new middle class representation—its target audience—in daily carioca* journalism. In order to fully understand its discourse and the way this audience is depicted, Canal Extra and its relation with Rio and the cariocas is herein put into a support media context. We also address the magazine’s potential for creating meanings and a sense of belonging. After a two year research study, we debate the connection among consumption, identity, hegemony and the dissemination of cultural habits and fashion trends portrayed in the pages of Canal ExtraBedran, Laura MartiniAtem, Guilherme NeryPereira, Claudia da SilvaAlmeida, Ana Paula Gonçalves de2017-05-18T13:23:32Z2017-05-18T13:23:32Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3667Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-16T14:20:13Zoai:app.uff.br:1/3667Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:06.311207Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra
title Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra
spellingShingle Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra
Almeida, Ana Paula Gonçalves de
Jornalismo de revista
Identidade
Consumo
Representações sociais
Carioca
Rio de Janeiro
Naturalidade
Identidade social
Consumo (Economia)
Magazine journalism
Identity
Social representation
Consumption
title_short Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra
title_full Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra
title_fullStr Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra
title_full_unstemmed Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra
title_sort Sentidos de ser carioca: relações de identidade e consumo na Revista Canal Extra
author Almeida, Ana Paula Gonçalves de
author_facet Almeida, Ana Paula Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bedran, Laura Martini
Atem, Guilherme Nery
Pereira, Claudia da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Paula Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo de revista
Identidade
Consumo
Representações sociais
Carioca
Rio de Janeiro
Naturalidade
Identidade social
Consumo (Economia)
Magazine journalism
Identity
Social representation
Consumption
topic Jornalismo de revista
Identidade
Consumo
Representações sociais
Carioca
Rio de Janeiro
Naturalidade
Identidade social
Consumo (Economia)
Magazine journalism
Identity
Social representation
Consumption
description O objetivo deste trabalho é analisar a revista Canal Extra, distribuída aos domingos no jornal Extra, jornal de maior circulação na cidade do Rio de Janeiro. Dessa forma, trata-se de um veículo que se apresenta como um dos principais expoentes da representação da chamada nova classe média no jornalismo diário carioca, definido como seu público-alvo. Para compreender o seu discurso e o modo como esse público é representado, a revista é contextualizada como suporte midiático, assim como sua relação com a cidade e o carioca, e o seu potencial na criação de sentidos e pertencimentos. A partir do levantamento e análise das seções da revista no período de dois anos, são discutidas as relações entre consumo, identidade e hegemonia representados nas páginas da Canal Extra com a disseminação de hábitos culturais, consumo, modas e tendências
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-05-18T13:23:32Z
2017-05-18T13:23:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3667
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3667
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823632081485824