O programa de residência pedagógica na Universidade Federal Fluminense: uma análise crítica de seus principais documentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Vinicius Carvalho de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/23781
Resumo: Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” e com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa CNPq, a investigação que deu origem a este trabalho teve por objetivo investigar relações entre as orientações oficiais relativas ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o processo de desenvolvimento na Universidade Federal Fluminense (UFF), identificando os elementos que fundamentam o PRP expressos nos documentos governamentais e observando pontos consonantes e dissonantes entre os documentos que constituem o PRP e seu Projeto Institucional na UFF. Com enfoque qualitativo, foram analisados o Edital CAPES no 06/2018 e a Portaria CAPES no 259/2019, que foram comparados aos diversos documentos de seleção de bolsistas do PRP disponibilizados pela UFF, além do Projeto Institucional da Universidade para o Programa. Além disso, para fornecer bases contextuais para a análise dos documentos, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o PRP e um retrospecto das políticas educacionais antecedentes ao Programa, a partir da homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB no 9394/96. Em linhas gerais, os resultados evidenciam que o modelo de formação inicial de professores subjacente ao Programa de Residência Pedagógica apresenta problemas, não apenas no que diz respeito à autonomia universitária, como entidades educacionais apontaram no momento de seu lançamento, mas também no que se refere à remuneração dos bolsistas, ao excesso e à precarização do trabalho docente, bem como à centralização das decisões por parte da CAPES, indicando limitações aos entes envolvidos. Neste sentido, destacamos a importância de desenvolver novas pesquisas de modo mais específico, em acordo com algum dos pontos levantados, mas sobretudo de maneira mais próxima dos atores envolvidos com as práticas do PRP, onde o Programa ganha vida para além dos documentos.
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Com enfoque qualitativo, foram analisados o Edital CAPES no 06/2018 e a Portaria CAPES no 259/2019, que foram comparados aos diversos documentos de seleção de bolsistas do PRP disponibilizados pela UFF, além do Projeto Institucional da Universidade para o Programa. Além disso, para fornecer bases contextuais para a análise dos documentos, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o PRP e um retrospecto das políticas educacionais antecedentes ao Programa, a partir da homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB no 9394/96. Em linhas gerais, os resultados evidenciam que o modelo de formação inicial de professores subjacente ao Programa de Residência Pedagógica apresenta problemas, não apenas no que diz respeito à autonomia universitária, como entidades educacionais apontaram no momento de seu lançamento, mas também no que se refere à remuneração dos bolsistas, ao excesso e à precarização do trabalho docente, bem como à centralização das decisões por parte da CAPES, indicando limitações aos entes envolvidos. Neste sentido, destacamos a importância de desenvolver novas pesquisas de modo mais específico, em acordo com algum dos pontos levantados, mas sobretudo de maneira mais próxima dos atores envolvidos com as práticas do PRP, onde o Programa ganha vida para além dos documentos.Linked to the Graduate Program in Education PPGE/UFF - Line of Research "Science, Culture and Education" and with the support of the National Research Council CNPq, the investigation that gave rise to this work aimed to investigate relationships between the guidelines official documents relating to the Pedagogical Residency Program (PRP) and the development process at the Fluminense Federal University (UFF), identifying the elements that support the PRP expressed in government documents and observing consonant and dissonant points between the documents that constitute the PRP and its Project Institutional at UFF. With a qualitative focus, the CAPES Notice No. 06/2018 and CAPES Ordinance No. 259/2019 were analyzed, which were compared to the various selection documents for PRP grantees made available by the UFF, in addition to the Institutional Project of the University for the Program. In addition, to provide contextual bases for the analysis of the documents, a bibliographic survey on the PRP and a retrospective of educational policies prior to the Program was carried out, based on the approval of the National Education Guidelines and Bases Law - LDB No. 9394/96 . In general terms, the results show that the model of initial teacher education underlying the Pedagogical Residency Program presents problems, not only with regard to university autonomy, as educational entities pointed out at the time of its launch, but also with regard to the remuneration of scholarship holders, the excess and precariousness of teaching work, as well as the centralization of decisions by CAPES, indicating limitations to the entities involved. In this sense, we highlight the importance of developing new research more specifically, in accordance with some of the points raised, but especially closer to the actors involved with the PRP practices, where the Program comes to life beyond the documents.232f.NiteróiVasconcellos, MônicaTerra, Dinah VasconcellosRodrigues, Priscila Andrade MagalhãesAndrade, Vinicius Carvalho de2021-12-06T17:29:38Z2021-12-06T17:29:38Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfANDRADE, Vinicius Carvalho de. O programa de residência pedagógica na Universidade Federal Fluminense: uma análise crítica de seus principais documentos. 2021. 232f. 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