Residência pedagógica: a experiência de estudantes de Pedagogia da FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252695 |
Resumo: | A presente pesquisa de mestrado, vinculada à linha 4 “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – FCT/Unesp, e ao Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação (GEPEPPE/FCT/Unesp) tem como problema de pesquisa a seguinte questão: o que os estudantes residentes do curso de licenciatura em Pedagogia pensam sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)? De modo a compreender tal questionamento, o objetivo geral visou analisar o PRP/CAPES a partir da experiência dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da FCT/Unesp que participaram do edital nº 06/2018 e nº 01/2020 do referido programa. O estudo se amparou na abordagem qualitativa e no desenvolvimento da pesquisa de campo, utilizando a revisão de literatura, a análise documental dos editais nº 06/2018, nº 01/2020 e a realização do grupo focal com nove estudantes egressas que participaram PRP/CAPES. Observamos que as vivências das residentes que concluíram o programa, tanto em 2018 quanto em 2020, foram enriquecedoras para o processo de formação inicial docente. Essas experiências proporcionaram um contato mais próximo com a realidade escolar, fortalecendo a ligação entre os conceitos teóricos e práticos. Isso resultou em uma maior integração entre a universidade e a escola, permitindo que as residentes se aproximassem da realidade das escolas de Educação Básica pública e do cotidiano da profissão docente. Também se destacaram diferenças entre os programas, uma vez que, devido à pandemia de Covid-19, a segunda edição foi conduzida de forma remota. Algumas das fragilidades apontadas a partir da pesquisa foram a desorganização interna dos subprojetos; sobrecarga decorrente das demandas do programa (documentação), juntamente com o fato de que a bolsa de apoio, na época mantida no valor de R$ 400,00, revelava-se insuficiente em relação ao volume de atividades requeridas. Em geral, o PRP/CAPES se mostrou um espaço propenso para a unidade teoria e prática fundamental na Formação docente Inicial. |
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Residência pedagógica: a experiência de estudantes de Pedagogia da FCT/UNESP de Presidente Prudente/SPPedagogical residence: the experience of Pedagogy students at FCT/UNESP, Presidente Prudente/SPPrograma residência pedagógicaFormação docente inicialEstágioPedagogical residency programInitial teacher trainingInternshipA presente pesquisa de mestrado, vinculada à linha 4 “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – FCT/Unesp, e ao Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação (GEPEPPE/FCT/Unesp) tem como problema de pesquisa a seguinte questão: o que os estudantes residentes do curso de licenciatura em Pedagogia pensam sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)? De modo a compreender tal questionamento, o objetivo geral visou analisar o PRP/CAPES a partir da experiência dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da FCT/Unesp que participaram do edital nº 06/2018 e nº 01/2020 do referido programa. O estudo se amparou na abordagem qualitativa e no desenvolvimento da pesquisa de campo, utilizando a revisão de literatura, a análise documental dos editais nº 06/2018, nº 01/2020 e a realização do grupo focal com nove estudantes egressas que participaram PRP/CAPES. Observamos que as vivências das residentes que concluíram o programa, tanto em 2018 quanto em 2020, foram enriquecedoras para o processo de formação inicial docente. Essas experiências proporcionaram um contato mais próximo com a realidade escolar, fortalecendo a ligação entre os conceitos teóricos e práticos. Isso resultou em uma maior integração entre a universidade e a escola, permitindo que as residentes se aproximassem da realidade das escolas de Educação Básica pública e do cotidiano da profissão docente. Também se destacaram diferenças entre os programas, uma vez que, devido à pandemia de Covid-19, a segunda edição foi conduzida de forma remota. Algumas das fragilidades apontadas a partir da pesquisa foram a desorganização interna dos subprojetos; sobrecarga decorrente das demandas do programa (documentação), juntamente com o fato de que a bolsa de apoio, na época mantida no valor de R$ 400,00, revelava-se insuficiente em relação ao volume de atividades requeridas. Em geral, o PRP/CAPES se mostrou um espaço propenso para a unidade teoria e prática fundamental na Formação docente Inicial.The present dissertation, associated to research line 4 "Formation of Education Professionals, Educational Policies and Public School" of the Postgraduate Program in Education, at the São Paulo State University "Júlio de Mesquita Filho", Faculty of Science and Technology, Presidente Prudente Campus – PPGE/FCT/Unesp, and the Study and Research Group on Public Schools and Education Professionals (GEPEPPE/FCT/Unesp), has as a research problem the following question: what do former residents of the Pedagogy degree course think about the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Coordination of Superior Level Staff Improvement (CAPES)? To understand the aforementioned questioning, our aim was to analyze the PRP/CAPES from the perspective of the students of Pedagogy at FCT/Unesp, who participated in the nº 06/2018 and nº 01/2020 notices of the mentioned program. The study was supported by qualitative research approach and development of field research to form the debate through the following research instruments: literature review, analysis of public notices nº 06/2018, nº 01/2020 documentation; and conducting a focus group with former residents who participated in PRP/CAPES. Results indicate that the experiences lived by former residents, both in 2018 and 2020, were enriching for the initial docent forming process. These experiences strengthened the connection between theoretical and practical concepts, potentializing the relationship between university and school. It also allowed residents to get to know the reality of public basic education schools and the daily life of the teachers. Differences between the programs also stood out, since, due to the Covid-19 pandemic, the second edition was conducted remotely. Some of the weaknesses highlighted from the research were the internal disorganization of the subprojects; overload resulting from the demands of the program, along with the fact that the support grant, at the time maintained in the amount of R$400.00, proved to be insufficient in relation to the volume of activities required. In general, PRP/CAPES proved to be a program important to relate theory and practice in Initial Teacher Training.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]Piva, Cássia Carolina2024-01-12T17:03:34Z2024-01-12T17:03:34Z2023-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIVA, Cássia Carolina. Residência pedagógica: a experiência de estudantes de Pedagogia da FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP. Orientadora: Vanda Moreira Machado Lima. 2023. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25269538531929270472220000-0002-7666-6904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-13T06:11:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:48:06.856024Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente pesquisa de mestrado, vinculada à linha 4 “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – FCT/Unesp, e ao Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação (GEPEPPE/FCT/Unesp) tem como problema de pesquisa a seguinte questão: o que os estudantes residentes do curso de licenciatura em Pedagogia pensam sobre o Programa Residência Pedagógica (PRP) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)? De modo a compreender tal questionamento, o objetivo geral visou analisar o PRP/CAPES a partir da experiência dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da FCT/Unesp que participaram do edital nº 06/2018 e nº 01/2020 do referido programa. O estudo se amparou na abordagem qualitativa e no desenvolvimento da pesquisa de campo, utilizando a revisão de literatura, a análise documental dos editais nº 06/2018, nº 01/2020 e a realização do grupo focal com nove estudantes egressas que participaram PRP/CAPES. Observamos que as vivências das residentes que concluíram o programa, tanto em 2018 quanto em 2020, foram enriquecedoras para o processo de formação inicial docente. Essas experiências proporcionaram um contato mais próximo com a realidade escolar, fortalecendo a ligação entre os conceitos teóricos e práticos. Isso resultou em uma maior integração entre a universidade e a escola, permitindo que as residentes se aproximassem da realidade das escolas de Educação Básica pública e do cotidiano da profissão docente. Também se destacaram diferenças entre os programas, uma vez que, devido à pandemia de Covid-19, a segunda edição foi conduzida de forma remota. Algumas das fragilidades apontadas a partir da pesquisa foram a desorganização interna dos subprojetos; sobrecarga decorrente das demandas do programa (documentação), juntamente com o fato de que a bolsa de apoio, na época mantida no valor de R$ 400,00, revelava-se insuficiente em relação ao volume de atividades requeridas. Em geral, o PRP/CAPES se mostrou um espaço propenso para a unidade teoria e prática fundamental na Formação docente Inicial. |
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