Educação patrimonial e apropriação do patrimônio cultural: estudo de caso do município de Duque de Caxias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23598 http://dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2020.d.00649412729 |
Resumo: | Esse estudo investiga a Educação Patrimonial como um instrumento de apropriação do patrimônio cultural pelos atores locais para a preservação ou construção da memória coletiva e da identidade coletiva local. A apropriação aqui investigada é a cultural que os grupos sociais realizam com uma manifestação cultural ou um bem, essencialmente patrimonial, por ele estar vinculado à construção da identidade coletiva. A gênese da Educação Patrimonial no Brasil remonta ao início da década de 1980, período no qual se discutia a necessidade de incluir os atores locais como sujeitos das ações preservacionistas realizadas pelo Estado. Desse modo, busca-se compreender as características das ações educacionais, e as contribuições que delas possam advir para fomentar a apropriação real do patrimônio cultural pelos atores locais. Para tanto, foi necessário investigar os instrumentos práticos e conceituais que permitem ao Estado definir o que é o patrimônio cultural utilizado nas ações educativas realizadas pelos seus órgãos. O recorte geográfico estipulado para a pesquisa ficou circunscrito ao município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, em razão de nele existir um conjunto dedicado à Educação Patrimonial formado por instituições públicas de cultura, legislação específica e atividades educacionais. |
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Educação patrimonial e apropriação do patrimônio cultural: estudo de caso do município de Duque de CaxiasEducação patrimonialMemória coletivaIdentidade coletivaPatrimônio culturalEducação patrimonialMemória coletivaPatrimônio culturalDuque de Caxias (RJ)Identidade socialHeritage educationCollective memoryCollective identityCultural heritageEsse estudo investiga a Educação Patrimonial como um instrumento de apropriação do patrimônio cultural pelos atores locais para a preservação ou construção da memória coletiva e da identidade coletiva local. A apropriação aqui investigada é a cultural que os grupos sociais realizam com uma manifestação cultural ou um bem, essencialmente patrimonial, por ele estar vinculado à construção da identidade coletiva. A gênese da Educação Patrimonial no Brasil remonta ao início da década de 1980, período no qual se discutia a necessidade de incluir os atores locais como sujeitos das ações preservacionistas realizadas pelo Estado. Desse modo, busca-se compreender as características das ações educacionais, e as contribuições que delas possam advir para fomentar a apropriação real do patrimônio cultural pelos atores locais. Para tanto, foi necessário investigar os instrumentos práticos e conceituais que permitem ao Estado definir o que é o patrimônio cultural utilizado nas ações educativas realizadas pelos seus órgãos. O recorte geográfico estipulado para a pesquisa ficou circunscrito ao município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, em razão de nele existir um conjunto dedicado à Educação Patrimonial formado por instituições públicas de cultura, legislação específica e atividades educacionais.This study investigates Heritage Education as an instrument of appropriation of cultural heritage by local actors for the preservation or construction of collective memory and local collective identity. The appropriation investigated here is the cultural one that social groups carry out with a cultural manifestation or an asset, essentially patrimonial, because it is linked to the construction of collective identity. The genesis of Heritage Education in Brazil dates back to the early 1980s, a period in which the need to include local actors as subjects of preservation actions carried out by the State was discussed. In this way, we seek to understand the characteristics of educational actions, and the contributions that can be made from them to foster the real appropriation of cultural heritage by local actors. Therefore, it was necessary to investigate the practical and conceptual instruments that allow the State to define what is the cultural heritage used in the educational actions carried out by its bodies. The geographic outline stipulated for the research was limited to the municipality of Duque de Caxias, in the State of Rio de Janeiro, due to the existence of a group dedicated to Heritage Education formed by public institutions of culture, specific legislation and educational activities.249 p.NiteróiMesentier, Leonardo Marques deFerraz, Sônia Maria TaddeiAlvarez, José Maurício SaldanhaDuarte, Cristóvão FernandesCarlos, Claudio Antonio Santos Limahttp://lattes.cnpq.br/6274156771428316http://lattes.cnpq.br/8213239430578690Oliveira, Luiz Carlos Rocha de2021-10-29T17:34:25Z2021-10-29T17:34:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Luiz Carlos Rocha de. Educação patrimonial e apropriação do patrimônio cultural: estudo de caso do município de Duque de Caxias. 2020. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23598Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2020.d.00649412729CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-29T17:34:25Zoai:app.uff.br:1/23598Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:11.354048Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Esse estudo investiga a Educação Patrimonial como um instrumento de apropriação do patrimônio cultural pelos atores locais para a preservação ou construção da memória coletiva e da identidade coletiva local. A apropriação aqui investigada é a cultural que os grupos sociais realizam com uma manifestação cultural ou um bem, essencialmente patrimonial, por ele estar vinculado à construção da identidade coletiva. A gênese da Educação Patrimonial no Brasil remonta ao início da década de 1980, período no qual se discutia a necessidade de incluir os atores locais como sujeitos das ações preservacionistas realizadas pelo Estado. Desse modo, busca-se compreender as características das ações educacionais, e as contribuições que delas possam advir para fomentar a apropriação real do patrimônio cultural pelos atores locais. Para tanto, foi necessário investigar os instrumentos práticos e conceituais que permitem ao Estado definir o que é o patrimônio cultural utilizado nas ações educativas realizadas pelos seus órgãos. O recorte geográfico estipulado para a pesquisa ficou circunscrito ao município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, em razão de nele existir um conjunto dedicado à Educação Patrimonial formado por instituições públicas de cultura, legislação específica e atividades educacionais. |
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