Ensino de programação para alunos do fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Savio Gurgel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29070
Resumo: A partir dos impactos provocados pela rápida evolução tecnológica, vem se estabelecendo e implantando diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a sua utilização. Nesse contexto, a programação vem adquirindo mais importância não só no dia a dia, mas também na escola. Atualmente vive-se na “era tecnológica” e, sendo assim a programação torna-se um membro muito importante no desenvolvimento do raciocínio lógico e inclusão digital de alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar, através do relato de experiência, como a disciplina de programação é relevante no ensino fundamental II de escolas públicas, sendo essa disciplina dotada de importância na aprendizagem do aluno, através de uma estratégia motivadora de transmissão de conceitos de programação. A contribuição que este trabalho apresenta é o seu relato do êxito e modelo para servir como estímulo aos demais alunos do curso de Licenciatura em Computação, demonstrando que o ensino de programação para alunos do ensino fundamental II obteve um bom resultado no desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, despertou o interesse dos alunos pela área de programação.
id UFF-2_7c02a1e15331f858be170929acb5acca
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29070
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ensino de programação para alunos do fundamental IIaprendizagemensinoevolução tecnológicaprogramaçãoraciocínio lógicoComputaçãolearningeducationtechnological changeprogramminglogical reasoningA partir dos impactos provocados pela rápida evolução tecnológica, vem se estabelecendo e implantando diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a sua utilização. Nesse contexto, a programação vem adquirindo mais importância não só no dia a dia, mas também na escola. Atualmente vive-se na “era tecnológica” e, sendo assim a programação torna-se um membro muito importante no desenvolvimento do raciocínio lógico e inclusão digital de alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar, através do relato de experiência, como a disciplina de programação é relevante no ensino fundamental II de escolas públicas, sendo essa disciplina dotada de importância na aprendizagem do aluno, através de uma estratégia motivadora de transmissão de conceitos de programação. A contribuição que este trabalho apresenta é o seu relato do êxito e modelo para servir como estímulo aos demais alunos do curso de Licenciatura em Computação, demonstrando que o ensino de programação para alunos do ensino fundamental II obteve um bom resultado no desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, despertou o interesse dos alunos pela área de programação.From the impacts caused by rapid technological change, it has been to establish and implement various forms of education, supported by a diverse set of resources that favor their use. In this context, the program has become more important, not only in everyday life but also in school. Currently, she lives in the "technological age" and therefore the schedule becomes a very important member in the development of logical reasoning and digital inclusion of students. This work aims to present, through the experience report, as the programming discipline is important in basic education in public schools II, and this discipline endowed with importance on student learning through a motivating strategy transmission programming concepts. The contribution that this work shows is your success and model history to serve as a stimulus for other graduate students in computer science, demonstrating that the programming education for elementary school II students achieved a good result in the development of logical thinking and aroused the interest of students by program area.44 f.Gomes, Geórgia Regina Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8966061799453364Wilson, Rodrigo Erthalhttp://lattes.cnpq.br/1118583800146253Reis, Andreahttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058http://lattes.cnpq.br/3882884026591004Ribas, Savio Gurgel2023-06-06T16:11:16Z2023-06-06T16:11:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBAS, Savio Gurgel. Ensino de programação para alunos do fundamental II. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29070CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-06T16:11:19Zoai:app.uff.br:1/29070Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:31.217439Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de programação para alunos do fundamental II
title Ensino de programação para alunos do fundamental II
spellingShingle Ensino de programação para alunos do fundamental II
Ribas, Savio Gurgel
aprendizagem
ensino
evolução tecnológica
programação
raciocínio lógico
Computação
learning
education
technological change
programming
logical reasoning
title_short Ensino de programação para alunos do fundamental II
title_full Ensino de programação para alunos do fundamental II
title_fullStr Ensino de programação para alunos do fundamental II
title_full_unstemmed Ensino de programação para alunos do fundamental II
title_sort Ensino de programação para alunos do fundamental II
author Ribas, Savio Gurgel
author_facet Ribas, Savio Gurgel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Geórgia Regina Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/8966061799453364
Wilson, Rodrigo Erthal
http://lattes.cnpq.br/1118583800146253
Reis, Andrea
http://lattes.cnpq.br/6262529739783058
http://lattes.cnpq.br/3882884026591004
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Savio Gurgel
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
ensino
evolução tecnológica
programação
raciocínio lógico
Computação
learning
education
technological change
programming
logical reasoning
topic aprendizagem
ensino
evolução tecnológica
programação
raciocínio lógico
Computação
learning
education
technological change
programming
logical reasoning
description A partir dos impactos provocados pela rápida evolução tecnológica, vem se estabelecendo e implantando diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a sua utilização. Nesse contexto, a programação vem adquirindo mais importância não só no dia a dia, mas também na escola. Atualmente vive-se na “era tecnológica” e, sendo assim a programação torna-se um membro muito importante no desenvolvimento do raciocínio lógico e inclusão digital de alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar, através do relato de experiência, como a disciplina de programação é relevante no ensino fundamental II de escolas públicas, sendo essa disciplina dotada de importância na aprendizagem do aluno, através de uma estratégia motivadora de transmissão de conceitos de programação. A contribuição que este trabalho apresenta é o seu relato do êxito e modelo para servir como estímulo aos demais alunos do curso de Licenciatura em Computação, demonstrando que o ensino de programação para alunos do ensino fundamental II obteve um bom resultado no desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, despertou o interesse dos alunos pela área de programação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06T16:11:16Z
2023-06-06T16:11:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBAS, Savio Gurgel. Ensino de programação para alunos do fundamental II. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29070
identifier_str_mv RIBAS, Savio Gurgel. Ensino de programação para alunos do fundamental II. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823614889033728