Ensino de programação para alunos do fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29070 |
Resumo: | A partir dos impactos provocados pela rápida evolução tecnológica, vem se estabelecendo e implantando diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a sua utilização. Nesse contexto, a programação vem adquirindo mais importância não só no dia a dia, mas também na escola. Atualmente vive-se na “era tecnológica” e, sendo assim a programação torna-se um membro muito importante no desenvolvimento do raciocínio lógico e inclusão digital de alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar, através do relato de experiência, como a disciplina de programação é relevante no ensino fundamental II de escolas públicas, sendo essa disciplina dotada de importância na aprendizagem do aluno, através de uma estratégia motivadora de transmissão de conceitos de programação. A contribuição que este trabalho apresenta é o seu relato do êxito e modelo para servir como estímulo aos demais alunos do curso de Licenciatura em Computação, demonstrando que o ensino de programação para alunos do ensino fundamental II obteve um bom resultado no desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, despertou o interesse dos alunos pela área de programação. |
id |
UFF-2_7c02a1e15331f858be170929acb5acca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/29070 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ensino de programação para alunos do fundamental IIaprendizagemensinoevolução tecnológicaprogramaçãoraciocínio lógicoComputaçãolearningeducationtechnological changeprogramminglogical reasoningA partir dos impactos provocados pela rápida evolução tecnológica, vem se estabelecendo e implantando diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a sua utilização. Nesse contexto, a programação vem adquirindo mais importância não só no dia a dia, mas também na escola. Atualmente vive-se na “era tecnológica” e, sendo assim a programação torna-se um membro muito importante no desenvolvimento do raciocínio lógico e inclusão digital de alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar, através do relato de experiência, como a disciplina de programação é relevante no ensino fundamental II de escolas públicas, sendo essa disciplina dotada de importância na aprendizagem do aluno, através de uma estratégia motivadora de transmissão de conceitos de programação. A contribuição que este trabalho apresenta é o seu relato do êxito e modelo para servir como estímulo aos demais alunos do curso de Licenciatura em Computação, demonstrando que o ensino de programação para alunos do ensino fundamental II obteve um bom resultado no desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, despertou o interesse dos alunos pela área de programação.From the impacts caused by rapid technological change, it has been to establish and implement various forms of education, supported by a diverse set of resources that favor their use. In this context, the program has become more important, not only in everyday life but also in school. Currently, she lives in the "technological age" and therefore the schedule becomes a very important member in the development of logical reasoning and digital inclusion of students. This work aims to present, through the experience report, as the programming discipline is important in basic education in public schools II, and this discipline endowed with importance on student learning through a motivating strategy transmission programming concepts. The contribution that this work shows is your success and model history to serve as a stimulus for other graduate students in computer science, demonstrating that the programming education for elementary school II students achieved a good result in the development of logical thinking and aroused the interest of students by program area.44 f.Gomes, Geórgia Regina Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8966061799453364Wilson, Rodrigo Erthalhttp://lattes.cnpq.br/1118583800146253Reis, Andreahttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058http://lattes.cnpq.br/3882884026591004Ribas, Savio Gurgel2023-06-06T16:11:16Z2023-06-06T16:11:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBAS, Savio Gurgel. Ensino de programação para alunos do fundamental II. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29070CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-06T16:11:19Zoai:app.uff.br:1/29070Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:31.217439Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de programação para alunos do fundamental II |
title |
Ensino de programação para alunos do fundamental II |
spellingShingle |
Ensino de programação para alunos do fundamental II Ribas, Savio Gurgel aprendizagem ensino evolução tecnológica programação raciocínio lógico Computação learning education technological change programming logical reasoning |
title_short |
Ensino de programação para alunos do fundamental II |
title_full |
Ensino de programação para alunos do fundamental II |
title_fullStr |
Ensino de programação para alunos do fundamental II |
title_full_unstemmed |
Ensino de programação para alunos do fundamental II |
title_sort |
Ensino de programação para alunos do fundamental II |
author |
Ribas, Savio Gurgel |
author_facet |
Ribas, Savio Gurgel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Geórgia Regina Rodrigues http://lattes.cnpq.br/8966061799453364 Wilson, Rodrigo Erthal http://lattes.cnpq.br/1118583800146253 Reis, Andrea http://lattes.cnpq.br/6262529739783058 http://lattes.cnpq.br/3882884026591004 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribas, Savio Gurgel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem ensino evolução tecnológica programação raciocínio lógico Computação learning education technological change programming logical reasoning |
topic |
aprendizagem ensino evolução tecnológica programação raciocínio lógico Computação learning education technological change programming logical reasoning |
description |
A partir dos impactos provocados pela rápida evolução tecnológica, vem se estabelecendo e implantando diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a sua utilização. Nesse contexto, a programação vem adquirindo mais importância não só no dia a dia, mas também na escola. Atualmente vive-se na “era tecnológica” e, sendo assim a programação torna-se um membro muito importante no desenvolvimento do raciocínio lógico e inclusão digital de alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar, através do relato de experiência, como a disciplina de programação é relevante no ensino fundamental II de escolas públicas, sendo essa disciplina dotada de importância na aprendizagem do aluno, através de uma estratégia motivadora de transmissão de conceitos de programação. A contribuição que este trabalho apresenta é o seu relato do êxito e modelo para servir como estímulo aos demais alunos do curso de Licenciatura em Computação, demonstrando que o ensino de programação para alunos do ensino fundamental II obteve um bom resultado no desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, despertou o interesse dos alunos pela área de programação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-06T16:11:16Z 2023-06-06T16:11:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBAS, Savio Gurgel. Ensino de programação para alunos do fundamental II. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016. http://app.uff.br/riuff/handle/1/29070 |
identifier_str_mv |
RIBAS, Savio Gurgel. Ensino de programação para alunos do fundamental II. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2016. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823614889033728 |