Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3564 |
Resumo: | Este trabalho visa detalhar de forma memorial as considerações e análises para o projeto de dois componentes centrais de um veículo de competição de Formula SAE, que são o cubo de roda e a manga de eixo, ambos fazendo parte do conjunto de suspensão e do sub-conjunto de massas não suspensas do veículo. O objetivo é verificar por meio de elementos finitos as soluções obtidas após a definição dos conceitos básicos, que incluem redução de massa e baixo custo. A vida em fadiga também será avaliada pelo critério de Goodman, de maneira a verificar se as tensões atuantes serão suportadas durante pelo menos uma temporada de competição |
id |
UFF-2_7c2fbeb203546a17277039c6383fe79b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/3564 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAECubo de rodaManga de eixoElementos finitosFormula SAEFormula studentSuspensão mecânicaMétodo dos elementos finitosCompetiçãoVeículo automotivoWheel hubUprightFinite element analysisFEAEste trabalho visa detalhar de forma memorial as considerações e análises para o projeto de dois componentes centrais de um veículo de competição de Formula SAE, que são o cubo de roda e a manga de eixo, ambos fazendo parte do conjunto de suspensão e do sub-conjunto de massas não suspensas do veículo. O objetivo é verificar por meio de elementos finitos as soluções obtidas após a definição dos conceitos básicos, que incluem redução de massa e baixo custo. A vida em fadiga também será avaliada pelo critério de Goodman, de maneira a verificar se as tensões atuantes serão suportadas durante pelo menos uma temporada de competiçãoThis paper work aims to detail as a memorandum the considerations and analysis for the dimensioning of two central components of a Formula SAE competition vehicle, which are the wheel hub and upright, both belonging to the set of suspension components and sub-set of unsprung mass components of the vehicle. The goal is to verify through Finite Element Analysis the solutions obtained after the definition of basic design concepts, which include reduction of mass and low cost. Fatigue life will also be evaluated through the Goodman criteria, to verify whether the acting tensions will be endured throughout at least one season of the competitionReis, João Marciano Laredo dosMattos, Heraldo Silva da CostaNunes, Luiz Carlos da SilvaLima, Daniel Schwind Stussi2017-05-15T16:21:06Z2017-05-15T16:21:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3564CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T21:59:03Zoai:app.uff.br:1/3564Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:31.866915Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAE |
title |
Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAE |
spellingShingle |
Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAE Lima, Daniel Schwind Stussi Cubo de roda Manga de eixo Elementos finitos Formula SAE Formula student Suspensão mecânica Método dos elementos finitos Competição Veículo automotivo Wheel hub Upright Finite element analysis FEA |
title_short |
Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAE |
title_full |
Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAE |
title_fullStr |
Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAE |
title_full_unstemmed |
Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAE |
title_sort |
Projeto de cubo de roda e manga de eixo para protótipo de Fórmula SAE |
author |
Lima, Daniel Schwind Stussi |
author_facet |
Lima, Daniel Schwind Stussi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, João Marciano Laredo dos Mattos, Heraldo Silva da Costa Nunes, Luiz Carlos da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniel Schwind Stussi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cubo de roda Manga de eixo Elementos finitos Formula SAE Formula student Suspensão mecânica Método dos elementos finitos Competição Veículo automotivo Wheel hub Upright Finite element analysis FEA |
topic |
Cubo de roda Manga de eixo Elementos finitos Formula SAE Formula student Suspensão mecânica Método dos elementos finitos Competição Veículo automotivo Wheel hub Upright Finite element analysis FEA |
description |
Este trabalho visa detalhar de forma memorial as considerações e análises para o projeto de dois componentes centrais de um veículo de competição de Formula SAE, que são o cubo de roda e a manga de eixo, ambos fazendo parte do conjunto de suspensão e do sub-conjunto de massas não suspensas do veículo. O objetivo é verificar por meio de elementos finitos as soluções obtidas após a definição dos conceitos básicos, que incluem redução de massa e baixo custo. A vida em fadiga também será avaliada pelo critério de Goodman, de maneira a verificar se as tensões atuantes serão suportadas durante pelo menos uma temporada de competição |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-15T16:21:06Z 2017-05-15T16:21:06Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3564 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823700215857152 |