A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lina Nunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9250
Resumo: Essa dissertação será apresentada em formato de artigo, constando de uma introdução ao tema, da metodologia, do artigo e das conclusões de todo o trabalho. No artigo focamos a análise do material coletado em um dos objetivos específicos do projeto: o de levantar e discutir as concepções sobre integralidade entre os internos de Clínica Médica da UFF, conceito que é trabalhado transversalmente no Currículo de Medicina da UFF. A metodologia utilizada teve como corpo teórico o interacionismo simbólico, onde usamos como procedimentos a revisão bibliográfica, diário de campo, entrevista individual projetiva e o grupo focal. A Análise Temática foi a escolhida para a análise do material coletado. Percebemos que os alunos conseguem identificar situações onde o conceito de Integralidade esteja presente ou não, mas apresentam dificuldades em defini-lo. Por outro lado, observamos que sua aplicação ficou bastante clara, o que foi considerado pelos alunos como um diferencial entre os alunos da UFF e o de outras faculdades. Os alunos relatam, ainda, que sentem falta de maior discussão do tema, em momento considerado crítico para eles (o Programa de Internato). Pautamos também as várias críticas dos alunos em relação ao curso que está sendo oferecido. Identificamos a presença de diferença na atitude de alguns alunos na entrevista individual e no grupo focal, revelando a influencia que a pressão do grupo tem sobre eles
id UFF-2_7c9b79fe949d2919fc5d1d7763cf23fd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9250
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFFEducação médicaInternato e residênciaDiretrizes curriculares nacionaisIntegralidade em saúdeFormação de recursos humanosEducação médicaCurrículoFormação profissionalInternatoResidênciaIntegralidade em saúdeEducationMedicalInternship and residencyNational curricular guidelinesIntegral healthHuman resources formationEssa dissertação será apresentada em formato de artigo, constando de uma introdução ao tema, da metodologia, do artigo e das conclusões de todo o trabalho. No artigo focamos a análise do material coletado em um dos objetivos específicos do projeto: o de levantar e discutir as concepções sobre integralidade entre os internos de Clínica Médica da UFF, conceito que é trabalhado transversalmente no Currículo de Medicina da UFF. A metodologia utilizada teve como corpo teórico o interacionismo simbólico, onde usamos como procedimentos a revisão bibliográfica, diário de campo, entrevista individual projetiva e o grupo focal. A Análise Temática foi a escolhida para a análise do material coletado. Percebemos que os alunos conseguem identificar situações onde o conceito de Integralidade esteja presente ou não, mas apresentam dificuldades em defini-lo. Por outro lado, observamos que sua aplicação ficou bastante clara, o que foi considerado pelos alunos como um diferencial entre os alunos da UFF e o de outras faculdades. Os alunos relatam, ainda, que sentem falta de maior discussão do tema, em momento considerado crítico para eles (o Programa de Internato). Pautamos também as várias críticas dos alunos em relação ao curso que está sendo oferecido. Identificamos a presença de diferença na atitude de alguns alunos na entrevista individual e no grupo focal, revelando a influencia que a pressão do grupo tem sobre elesThis essay will be submitted in paper format, consisting of an introduction, the methods, the article and the conclusions of the whole research. In the article we focus on data analysis of a specific project objectives: to raise and discuss the concepts of integral health between the internal medicine training program at UFF, a concept that is worked across the curriculum for medical UFF. The methods were Symbolic Interactionism theoretical framework, where we use as procedures the literature review, field journal, projective individual interviews and focus groups. A Thematic Analysis was chosen for the analysis of material collected. We realized that the students knew identify situations where the concept of Integral Health was present or not, but had difficulties in defining it. But we observed that its application was very clear, which was considered by students as a differential between the UFF and students from other schools. The students also reported feeling a lack of further discussion on the subject, considered critical time for them (Internship Program). We base also criticism from several students about the course being offered. We identify also the presence of differences in the attitude of some students in individual interviews and focus groups showing the influence that peer pressure has on these students64 f.NiteróiKoifman, LilianSilva Jr., Aluísio Gomes daMoreira, Carlos Otávio Fiúzahttp://lattes.cnpq.br/9234375880316380http://lattes.cnpq.br/2524511773652697http://lattes.cnpq.br/9187474194134055http://lattes.cnpq.br/7689832297800359Gomes, Lina Nunes2019-04-25T11:33:52Z2019-04-25T11:33:52Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Lina Nunes. A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF. 2011. 64 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9250Aluno de mestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-03T19:32:03Zoai:app.uff.br:1/9250Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:42.008749Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF
title A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF
spellingShingle A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF
Gomes, Lina Nunes
Educação médica
Internato e residência
Diretrizes curriculares nacionais
Integralidade em saúde
Formação de recursos humanos
Educação médica
Currículo
Formação profissional
Internato
Residência
Integralidade em saúde
Education
Medical
Internship and residency
National curricular guidelines
Integral health
Human resources formation
title_short A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF
title_full A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF
title_fullStr A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF
title_full_unstemmed A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF
title_sort A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF
author Gomes, Lina Nunes
author_facet Gomes, Lina Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Koifman, Lilian
Silva Jr., Aluísio Gomes da
Moreira, Carlos Otávio Fiúza
http://lattes.cnpq.br/9234375880316380
http://lattes.cnpq.br/2524511773652697
http://lattes.cnpq.br/9187474194134055
http://lattes.cnpq.br/7689832297800359
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Lina Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
Internato e residência
Diretrizes curriculares nacionais
Integralidade em saúde
Formação de recursos humanos
Educação médica
Currículo
Formação profissional
Internato
Residência
Integralidade em saúde
Education
Medical
Internship and residency
National curricular guidelines
Integral health
Human resources formation
topic Educação médica
Internato e residência
Diretrizes curriculares nacionais
Integralidade em saúde
Formação de recursos humanos
Educação médica
Currículo
Formação profissional
Internato
Residência
Integralidade em saúde
Education
Medical
Internship and residency
National curricular guidelines
Integral health
Human resources formation
description Essa dissertação será apresentada em formato de artigo, constando de uma introdução ao tema, da metodologia, do artigo e das conclusões de todo o trabalho. No artigo focamos a análise do material coletado em um dos objetivos específicos do projeto: o de levantar e discutir as concepções sobre integralidade entre os internos de Clínica Médica da UFF, conceito que é trabalhado transversalmente no Currículo de Medicina da UFF. A metodologia utilizada teve como corpo teórico o interacionismo simbólico, onde usamos como procedimentos a revisão bibliográfica, diário de campo, entrevista individual projetiva e o grupo focal. A Análise Temática foi a escolhida para a análise do material coletado. Percebemos que os alunos conseguem identificar situações onde o conceito de Integralidade esteja presente ou não, mas apresentam dificuldades em defini-lo. Por outro lado, observamos que sua aplicação ficou bastante clara, o que foi considerado pelos alunos como um diferencial entre os alunos da UFF e o de outras faculdades. Os alunos relatam, ainda, que sentem falta de maior discussão do tema, em momento considerado crítico para eles (o Programa de Internato). Pautamos também as várias críticas dos alunos em relação ao curso que está sendo oferecido. Identificamos a presença de diferença na atitude de alguns alunos na entrevista individual e no grupo focal, revelando a influencia que a pressão do grupo tem sobre eles
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-04-25T11:33:52Z
2019-04-25T11:33:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Lina Nunes. A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF. 2011. 64 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9250
Aluno de mestrado
identifier_str_mv GOMES, Lina Nunes. A integralidade pelos alunos do internato em clínica médica da UFF. 2011. 64 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823586363572224