A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria das Graças Siqueira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29945
Resumo: Acreditando que os alunos com deficiência e altas habilidades/superdotação necessitam do Atendimento Educacional Especializado de qualidade, realizar uma Revisão Bibliográfica das publicações sobre a Sala de Recursos Multifuncional, sua implantação e o trabalho nela desenvolvido fornece fonte de informação e aprimoramento para os que visam realizar estes atendimentos. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a produção bibliográfica sobre as Salas de Recursos Multifuncionais e o trabalho desenvolvido nestes espaços, se justifica porque pode ser observado no dia a dia das escolas que, embora as legislações apontem para a implantação de Salas de Recursos na escola regular, a realidade não segue os preceitos da lei. O resultado obtido demonstrou que houve grande avanço no que se refere ao interesse em estudar o trabalho da Sala de Recursos, seus professores e o público que vem sendo atendido nesses espaços. Concluímos que as publicações cresceram bastante, mais especificamente nos últimos três anos (2018/2019/2020) onde temos o maior número de estudos encontrados. As questões da política e da legislação são aspectos fundamentais que marcam a implantação e a implementação das salas de recursos. As dificuldades encontradas são muitas, e vão desde compreensões equivocada à implantação e implementação desses espaços. O resultado desta pesquisa irá colaborar para que os estabelecimentos de ensino possam implantar o serviço com maior segurança, proporcionando aos professores orientações que facilitem e deem suporte para o trabalho a ser desenvolvido nestas salas, pois nos textos analisados fica claro que o trabalho desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais não tem apresentado a qualidade e a eficácia necessária à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Este estudo pode ser disponibilizado a quem dele necessite para implantar e orientar o serviço aos alunos com deficiência e altas habilidades nas Salas de Recursos Multifuncionais.
id UFF-2_7cfb7949ae4809aa9de2c814c55ef187
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29945
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotaçãoRevisão Bibliográfica, Atendimento Educacional Especializado.Educação inclusiva, Educação especial, Pessoa com deficiência, Formação de professorSystematic Review, Specialized Educational Service.Acreditando que os alunos com deficiência e altas habilidades/superdotação necessitam do Atendimento Educacional Especializado de qualidade, realizar uma Revisão Bibliográfica das publicações sobre a Sala de Recursos Multifuncional, sua implantação e o trabalho nela desenvolvido fornece fonte de informação e aprimoramento para os que visam realizar estes atendimentos. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a produção bibliográfica sobre as Salas de Recursos Multifuncionais e o trabalho desenvolvido nestes espaços, se justifica porque pode ser observado no dia a dia das escolas que, embora as legislações apontem para a implantação de Salas de Recursos na escola regular, a realidade não segue os preceitos da lei. O resultado obtido demonstrou que houve grande avanço no que se refere ao interesse em estudar o trabalho da Sala de Recursos, seus professores e o público que vem sendo atendido nesses espaços. Concluímos que as publicações cresceram bastante, mais especificamente nos últimos três anos (2018/2019/2020) onde temos o maior número de estudos encontrados. As questões da política e da legislação são aspectos fundamentais que marcam a implantação e a implementação das salas de recursos. As dificuldades encontradas são muitas, e vão desde compreensões equivocada à implantação e implementação desses espaços. O resultado desta pesquisa irá colaborar para que os estabelecimentos de ensino possam implantar o serviço com maior segurança, proporcionando aos professores orientações que facilitem e deem suporte para o trabalho a ser desenvolvido nestas salas, pois nos textos analisados fica claro que o trabalho desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais não tem apresentado a qualidade e a eficácia necessária à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Este estudo pode ser disponibilizado a quem dele necessite para implantar e orientar o serviço aos alunos com deficiência e altas habilidades nas Salas de Recursos Multifuncionais.Believing that students with disabilities and high skills / giftedness need quality, specialized Educational Assistance, carry out a Systematic Review of the publications on the Multifunctional Resource Room, its implementation and the work developed in it provides a source of information and improvement for those who aim make these calls. This work aims to identify and analyze the bibliographic production on the Multifunctional Resource Rooms and the work developed in these spaces, it is justified because it can be observed in the day-to-day of schools that, although the legislation points to the implantation of Resource Rooms in the regular school, the reality does not follow the precepts of the law. The result obtained showed that there was a great advance in terms of interest in studying the work of the Resource Room, its teachers and the public that has been served in these spaces. We conclude that publications have grown considerably, more specifically in the last three years (2018/2019/2020) where we have the largest number of studies found. Policy and legislation issues are fundamental aspects that mark the implantation and implementation of resource rooms. The difficulties encountered are many, ranging from misunderstandings to the implementation and implementation of these spaces. The result of this research will collaborate so that educational establishments can implement the service with greater security, providing teachers with guidelines that facilitate and support the work to be developed in these rooms, because in the analyzed texts it is clear that the work developed in the Rooms of Multifunctional Resources has not shown the quality and effectiveness necessary for the inclusion of students targeting Special Education. This study can be made available to those who need it to implement and guide the service to students with disabilities and high skills in the Multifunctional Resource Rooms.273 p.Lehmann, Lucia de Melo e SouzaLima, Neuza Rejane WilleCardoso, Fernanda SerpaOliveira, Aimi Tanikawa deDelou, Cristina Maria CarvalhoGonçalves, Artur ParreiraSantos, Maria das Graças Siqueira dos2023-08-11T20:36:50Z2023-08-11T20:36:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Maria das Graças Siqueira dos. A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação. 2021. 273 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)- Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29945CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-11T20:36:55Zoai:app.uff.br:1/29945Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:20.720272Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação
title A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação
spellingShingle A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação
Santos, Maria das Graças Siqueira dos
Revisão Bibliográfica, Atendimento Educacional Especializado.
Educação inclusiva, Educação especial, Pessoa com deficiência, Formação de professor
Systematic Review, Specialized Educational Service.
title_short A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação
title_full A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação
title_fullStr A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação
title_sort A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação
author Santos, Maria das Graças Siqueira dos
author_facet Santos, Maria das Graças Siqueira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lehmann, Lucia de Melo e Souza
Lima, Neuza Rejane Wille
Cardoso, Fernanda Serpa
Oliveira, Aimi Tanikawa de
Delou, Cristina Maria Carvalho
Gonçalves, Artur Parreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria das Graças Siqueira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Revisão Bibliográfica, Atendimento Educacional Especializado.
Educação inclusiva, Educação especial, Pessoa com deficiência, Formação de professor
Systematic Review, Specialized Educational Service.
topic Revisão Bibliográfica, Atendimento Educacional Especializado.
Educação inclusiva, Educação especial, Pessoa com deficiência, Formação de professor
Systematic Review, Specialized Educational Service.
description Acreditando que os alunos com deficiência e altas habilidades/superdotação necessitam do Atendimento Educacional Especializado de qualidade, realizar uma Revisão Bibliográfica das publicações sobre a Sala de Recursos Multifuncional, sua implantação e o trabalho nela desenvolvido fornece fonte de informação e aprimoramento para os que visam realizar estes atendimentos. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a produção bibliográfica sobre as Salas de Recursos Multifuncionais e o trabalho desenvolvido nestes espaços, se justifica porque pode ser observado no dia a dia das escolas que, embora as legislações apontem para a implantação de Salas de Recursos na escola regular, a realidade não segue os preceitos da lei. O resultado obtido demonstrou que houve grande avanço no que se refere ao interesse em estudar o trabalho da Sala de Recursos, seus professores e o público que vem sendo atendido nesses espaços. Concluímos que as publicações cresceram bastante, mais especificamente nos últimos três anos (2018/2019/2020) onde temos o maior número de estudos encontrados. As questões da política e da legislação são aspectos fundamentais que marcam a implantação e a implementação das salas de recursos. As dificuldades encontradas são muitas, e vão desde compreensões equivocada à implantação e implementação desses espaços. O resultado desta pesquisa irá colaborar para que os estabelecimentos de ensino possam implantar o serviço com maior segurança, proporcionando aos professores orientações que facilitem e deem suporte para o trabalho a ser desenvolvido nestas salas, pois nos textos analisados fica claro que o trabalho desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais não tem apresentado a qualidade e a eficácia necessária à inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial. Este estudo pode ser disponibilizado a quem dele necessite para implantar e orientar o serviço aos alunos com deficiência e altas habilidades nas Salas de Recursos Multifuncionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-11T20:36:50Z
2023-08-11T20:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Maria das Graças Siqueira dos. A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação. 2021. 273 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)- Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29945
identifier_str_mv SANTOS, Maria das Graças Siqueira dos. A sala de recursos multifuncional: uma revisão da produção bibliográfica sobre a implantação e o trabalho com alunos com deficiências e altas habilidades/superdotação. 2021. 273 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)- Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823703760044032