A centralidade das ferrovias na Rede Global de Produção de minério de ferro no Brasil: circulação, monopolização e apropriação de espaços
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27835 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma análise das ferrovias como objeto geográfico estratégico para a Rede Global de Produção (RGP) de ferro e corporações envolvidas, sobretudo a Vale S.A. O texto conta com duas seções principais, além da introdução e conclusão. Discute inicialmente a centralidade das redes de transporte e da logística na atualidade das relações econômicas, seguindo para a análise de dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Por meio de gráficos que relacionam o volume de minério de ferro transportado pelas ferrovias com o exercício de poder, é discutida a monopolização da malha ferroviária brasileira para atender as demandas da indústria mineral. A segunda seção busca introduzir uma reflexão acerca das violações e impactos nos espaços cortados pelas ferrovias e outras estruturas logísticas. A análise é feita a partir de dados referentes às ocorrências de acidentes em cada malha, com discussões baseadas em comparações e cálculos de índices. Também são citados exemplos de danos materiais e imateriais sofridos pelas populações, chamando atenção para os habitantes desses espaços de circulação, que têm seus modos de vida atravessados por estas estruturas. |
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A centralidade das ferrovias na Rede Global de Produção de minério de ferro no Brasil: circulação, monopolização e apropriação de espaçosFerroviasMinério de FerroLogísticaCirculaçãoFerroviaMinério de ferroLogísticaBrasilRailroadsIron OreLogisticsCirculationEste trabalho propõe uma análise das ferrovias como objeto geográfico estratégico para a Rede Global de Produção (RGP) de ferro e corporações envolvidas, sobretudo a Vale S.A. O texto conta com duas seções principais, além da introdução e conclusão. Discute inicialmente a centralidade das redes de transporte e da logística na atualidade das relações econômicas, seguindo para a análise de dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Por meio de gráficos que relacionam o volume de minério de ferro transportado pelas ferrovias com o exercício de poder, é discutida a monopolização da malha ferroviária brasileira para atender as demandas da indústria mineral. A segunda seção busca introduzir uma reflexão acerca das violações e impactos nos espaços cortados pelas ferrovias e outras estruturas logísticas. A análise é feita a partir de dados referentes às ocorrências de acidentes em cada malha, com discussões baseadas em comparações e cálculos de índices. Também são citados exemplos de danos materiais e imateriais sofridos pelas populações, chamando atenção para os habitantes desses espaços de circulação, que têm seus modos de vida atravessados por estas estruturas.This work proposes an analysis of railroads as a strategic geographic object for the iron Global Production Network (GPN) and the corporations involved, especially Vale S.A. The text has two main sections besides the introduction and conclusion. It initially discusses the centrality of transport networks and logistics in current economic relations, moving on to the analysis of data from the Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) and the Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Through graphs that relate the volume of iron ore transported by railroads with the exercise of power, we discuss the monopolization of the brazilian railroad network to meet the demands of the mineral industry. The second section seeks to introduce a reflection on violations and impacts on spaces cut by railroads and other logistical structures. The analysis is based on data referring to the occurrence of accidents in each network, with discussions based on comparisons and index calculations. Examples of material and immaterial damage suffered by populations are also brought, calling attention to the inhabitants of these circulation spaces, whose ways of life are crossed by these structures.56 f.Wanderley, Luiz Jardim de MoraesPinto, Raquel GiffoniRibeiro, Amanda Guarniere2023-02-08T14:53:49Z2023-02-08T14:53:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Amanda Guarniere. A centralidade das ferrovias na Rede Global de Produção de minério de ferro no Brasil: circulação, monopolização e apropriação de espaços. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27835CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-08T14:53:53Zoai:app.uff.br:1/27835Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:11.862331Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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