A centralidade das ferrovias na Rede Global de Produção de minério de ferro no Brasil: circulação, monopolização e apropriação de espaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Amanda Guarniere
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27835
Resumo: Este trabalho propõe uma análise das ferrovias como objeto geográfico estratégico para a Rede Global de Produção (RGP) de ferro e corporações envolvidas, sobretudo a Vale S.A. O texto conta com duas seções principais, além da introdução e conclusão. Discute inicialmente a centralidade das redes de transporte e da logística na atualidade das relações econômicas, seguindo para a análise de dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Por meio de gráficos que relacionam o volume de minério de ferro transportado pelas ferrovias com o exercício de poder, é discutida a monopolização da malha ferroviária brasileira para atender as demandas da indústria mineral. A segunda seção busca introduzir uma reflexão acerca das violações e impactos nos espaços cortados pelas ferrovias e outras estruturas logísticas. A análise é feita a partir de dados referentes às ocorrências de acidentes em cada malha, com discussões baseadas em comparações e cálculos de índices. Também são citados exemplos de danos materiais e imateriais sofridos pelas populações, chamando atenção para os habitantes desses espaços de circulação, que têm seus modos de vida atravessados por estas estruturas.
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