Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cantanhêde, Rosa Maria Pimentel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14661
Resumo: As Licenciaturas Interdisciplinares como proposta de formação docente têm se constituído temas de estudos. A presente tese é o resultado de um estudo sobre essa temática e nela analisam-se os desafios e as implicações da implantação e implementação de uma proposta de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais na Universidade Federal do Maranhão – São Bernardo, para esse curso específico e para o processo de formação de professores em geral. Para o desenvolvimento do estudo, buscou-se a abordagem da pesquisa narrativa(auto) biográfica. O estudo foi realizado com a participação de seis professores que tiveram experiências com a Licenciatura. Para ter acesso às narrativas dos sujeitos e, por conseguinte às suas concepções sobre os aspectos do Curso, como concepção de interdisciplinaridade, concepção de licenciatura interdisciplinar e práticas pedagógicas interdisciplinares, foram realizados encontros individuais com os professores. Inicialmente faz-se uma contextualização do tema da pesquisa, apresentando a Universidade Federal do Maranhão e a conjuntura política nacional e institucional que possibilitou a criação das Licenciaturas Interdisciplinares. Apresenta-se a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências com base nos dois Projetos do curso. Faz-se uma abordagem sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como sobre alguns aspectos teórico-metodológicos da pesquisa com ênfase para pesquisa narrativa(auto)biográfica. Conclui-se que a proposta dessa Licenciatura foi marcada por muitos desafios para professores do Curso e formuladores, as principais questões desafiadoras foram voltadas para a compreensão do Projeto, a falta de clareza quanto às questões da prática docente interdisciplinar e ainda incompreensões quanto ao tipo de formação docente que estava sendo proposta. Conclui-se, ainda, que para compreender um processo de implementação de uma proposta de uma Licenciatura Interdisciplinar demanda um olhar complexo para os múltiplos fatores em jogo, inclusive na produção de sentidos sobre a proposta e sua dimensão interdisciplinar por parte de alguns de seus principais sujeitos, os professores
id UFF-2_7d2f9ff3509e984e383aa3841222bc3c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14661
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências NaturaisLicenciatura Interdisciplinar em Ciências NaturaisInterdisciplinaridadeNarrativasCiências naturaisLicenciaturaAbordagem interdisciplinar do conhecimentoNarrativaInterdisciplinary Degree in Natural SciencesInterdisciplinaryNarrativesAs Licenciaturas Interdisciplinares como proposta de formação docente têm se constituído temas de estudos. A presente tese é o resultado de um estudo sobre essa temática e nela analisam-se os desafios e as implicações da implantação e implementação de uma proposta de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais na Universidade Federal do Maranhão – São Bernardo, para esse curso específico e para o processo de formação de professores em geral. Para o desenvolvimento do estudo, buscou-se a abordagem da pesquisa narrativa(auto) biográfica. O estudo foi realizado com a participação de seis professores que tiveram experiências com a Licenciatura. Para ter acesso às narrativas dos sujeitos e, por conseguinte às suas concepções sobre os aspectos do Curso, como concepção de interdisciplinaridade, concepção de licenciatura interdisciplinar e práticas pedagógicas interdisciplinares, foram realizados encontros individuais com os professores. Inicialmente faz-se uma contextualização do tema da pesquisa, apresentando a Universidade Federal do Maranhão e a conjuntura política nacional e institucional que possibilitou a criação das Licenciaturas Interdisciplinares. Apresenta-se a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências com base nos dois Projetos do curso. Faz-se uma abordagem sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como sobre alguns aspectos teórico-metodológicos da pesquisa com ênfase para pesquisa narrativa(auto)biográfica. Conclui-se que a proposta dessa Licenciatura foi marcada por muitos desafios para professores do Curso e formuladores, as principais questões desafiadoras foram voltadas para a compreensão do Projeto, a falta de clareza quanto às questões da prática docente interdisciplinar e ainda incompreensões quanto ao tipo de formação docente que estava sendo proposta. Conclui-se, ainda, que para compreender um processo de implementação de uma proposta de uma Licenciatura Interdisciplinar demanda um olhar complexo para os múltiplos fatores em jogo, inclusive na produção de sentidos sobre a proposta e sua dimensão interdisciplinar por parte de alguns de seus principais sujeitos, os professoresCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe Interdisciplinary Degrees as a teacher graduation proposal have been subjects of researchs. The current dissertation is the result of a study about this thematic and in it its made the analysis about the challanges and the implications of deployment and implementation of a propose of Interdisciplinary Degrees in natural sciences at the Federal University of Maranhão – São Bernardo, for this specific lecture and for the overall process of teacher education. For the study development, the approach of (auto) biographical narrative research was sought. The study was conducted with the participation of six educators who had experiences with the Degree. For the access to the narratives of the subjects and, consequently, to their conceptions about the aspects of the lecture, such as the conception of interdisciplinarity, the conception of interdisciplinary degree and interdisciplinary pedagogical practices, individual meetings were held with the educators. Firstly, a contextualization of the research theme is submitted, presenting the Federal University of Maranhão and the national and institutional political conjuncture that allowed the creation of Interdisciplinary Degrees. The presentation of the Interdisciplinary Degree in sciences is based on the two projects of the Course. An approach to the concept of interdisciplinarity is made, as well as some theoretical and methodological aspects of the research with emphasis on the (auto) biographical narrative research. It is concluded that the proposal of this Degree was labeled by a lot of issues for the educators and formulators, the main challenging questions were focused on the understanting of the Project, the lack of clarity on the matters of interdisciplinary teaching and even misconceptions about the type of teacher graduation that was being proposed. It is also concluded that to perceive a process of implementation of a proposal of an Interdisciplinary Degree requires a sophisticated view over the multiple factors at stake, including the production of implications about the proposal and its interdisciplinary dimension by some of its main subjects, the teachers187 f.Henriques, Eda Maria de OliveiraPierro, Gianine Maria de SouzaPérez, Carmen Lúcia VidalTerra, Dinah VasconcellosPortela, Ednólia LimaMachado, Ligia Cristina FerreiraCantanhêde, Rosa Maria Pimentel2020-08-18T13:26:57Z2020-08-18T13:26:57Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCANTANHÊDE, Rosa Maria Pimentel. Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais. 2019. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14661http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-01T20:59:09Zoai:app.uff.br:1/14661Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:32.568670Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais
title Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais
spellingShingle Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais
Cantanhêde, Rosa Maria Pimentel
Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais
Interdisciplinaridade
Narrativas
Ciências naturais
Licenciatura
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Narrativa
Interdisciplinary Degree in Natural Sciences
Interdisciplinary
Narratives
title_short Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais
title_full Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais
title_fullStr Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais
title_full_unstemmed Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais
title_sort Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais
author Cantanhêde, Rosa Maria Pimentel
author_facet Cantanhêde, Rosa Maria Pimentel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Eda Maria de Oliveira
Pierro, Gianine Maria de Souza
Pérez, Carmen Lúcia Vidal
Terra, Dinah Vasconcellos
Portela, Ednólia Lima
Machado, Ligia Cristina Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Cantanhêde, Rosa Maria Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais
Interdisciplinaridade
Narrativas
Ciências naturais
Licenciatura
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Narrativa
Interdisciplinary Degree in Natural Sciences
Interdisciplinary
Narratives
topic Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais
Interdisciplinaridade
Narrativas
Ciências naturais
Licenciatura
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Narrativa
Interdisciplinary Degree in Natural Sciences
Interdisciplinary
Narratives
description As Licenciaturas Interdisciplinares como proposta de formação docente têm se constituído temas de estudos. A presente tese é o resultado de um estudo sobre essa temática e nela analisam-se os desafios e as implicações da implantação e implementação de uma proposta de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais na Universidade Federal do Maranhão – São Bernardo, para esse curso específico e para o processo de formação de professores em geral. Para o desenvolvimento do estudo, buscou-se a abordagem da pesquisa narrativa(auto) biográfica. O estudo foi realizado com a participação de seis professores que tiveram experiências com a Licenciatura. Para ter acesso às narrativas dos sujeitos e, por conseguinte às suas concepções sobre os aspectos do Curso, como concepção de interdisciplinaridade, concepção de licenciatura interdisciplinar e práticas pedagógicas interdisciplinares, foram realizados encontros individuais com os professores. Inicialmente faz-se uma contextualização do tema da pesquisa, apresentando a Universidade Federal do Maranhão e a conjuntura política nacional e institucional que possibilitou a criação das Licenciaturas Interdisciplinares. Apresenta-se a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências com base nos dois Projetos do curso. Faz-se uma abordagem sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como sobre alguns aspectos teórico-metodológicos da pesquisa com ênfase para pesquisa narrativa(auto)biográfica. Conclui-se que a proposta dessa Licenciatura foi marcada por muitos desafios para professores do Curso e formuladores, as principais questões desafiadoras foram voltadas para a compreensão do Projeto, a falta de clareza quanto às questões da prática docente interdisciplinar e ainda incompreensões quanto ao tipo de formação docente que estava sendo proposta. Conclui-se, ainda, que para compreender um processo de implementação de uma proposta de uma Licenciatura Interdisciplinar demanda um olhar complexo para os múltiplos fatores em jogo, inclusive na produção de sentidos sobre a proposta e sua dimensão interdisciplinar por parte de alguns de seus principais sujeitos, os professores
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-18T13:26:57Z
2020-08-18T13:26:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANTANHÊDE, Rosa Maria Pimentel. Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais. 2019. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14661
identifier_str_mv CANTANHÊDE, Rosa Maria Pimentel. Os caminhos e os desafios de uma licenciatura interdisciplinar em Ciências Naturais. 2019. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823696005824512