Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Scarlaty da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8716
Resumo: Este estudo monográfico propõe-se a aplicação da prática da Melhoria de processos de negócio (Business Process Improvement –BPI) através de um estudo de caso em uma organização no ramo de serviços, denominada como Empresa Alfa. O BPI se apresenta como uma metodologia que se baseia por sua vez no redesenho dos processos; sendo assim, o BPI é uma abordagem sistêmica que se propõe a orientar as organizações a otimizar seus processos com o objetivo de alcançar resultados mais eficientes; apresentando-se como uma solução efetiva para as organizações manterem-se competitivas no mercado. Como problema desta pesquisa estão os métodos antiquados de gerenciamento, as lacunas e as dificuldades enfrentadas no processo de contas a pagar. Desse modo, o presente estudo compromete-se a apresentar as melhorias esperadas nos processos e em sua gestão na área do faturamento da Empresa Alfa. Com isso, o estudo possibilitou a identificação de processos extremamente engessados e prolixos que pouco agregam valor a organização e que, se devidamente retificados, possibilitariam o alcance de melhores resultados
id UFF-2_7d5eb334bbfe59092cb4cd313b945b4e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8716
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPIGestãoProcessosMapeamentoMelhoriaBusiness Process Improvement - BPIAdministraçãoManagementProcessesMappingImprovementEste estudo monográfico propõe-se a aplicação da prática da Melhoria de processos de negócio (Business Process Improvement –BPI) através de um estudo de caso em uma organização no ramo de serviços, denominada como Empresa Alfa. O BPI se apresenta como uma metodologia que se baseia por sua vez no redesenho dos processos; sendo assim, o BPI é uma abordagem sistêmica que se propõe a orientar as organizações a otimizar seus processos com o objetivo de alcançar resultados mais eficientes; apresentando-se como uma solução efetiva para as organizações manterem-se competitivas no mercado. Como problema desta pesquisa estão os métodos antiquados de gerenciamento, as lacunas e as dificuldades enfrentadas no processo de contas a pagar. Desse modo, o presente estudo compromete-se a apresentar as melhorias esperadas nos processos e em sua gestão na área do faturamento da Empresa Alfa. Com isso, o estudo possibilitou a identificação de processos extremamente engessados e prolixos que pouco agregam valor a organização e que, se devidamente retificados, possibilitariam o alcance de melhores resultadosThis monographic study proposes the application of the Business Process Improvement (BPI) practice through a case study in an organization in the branch of services, denominated as Alpha Company. The BPI presents itself as a methodology that is based in turn on the redesign of the processes; thus, BPI is a systemic approach that aims to guide organizations to optimize their processes in order to achieve more efficient results; presenting itself as an effective solution for the organizations to remain competitive in the market. As a problem of this research are the old-fashioned methods of management, the gaps and difficulties faced in the process. Thus, the present study commits itself to presenting the expected improvements in the processes and its management in the Alpha Company's billing area. Thus, the study made it possible to identify highly embedded and prolix processes that do not add value to the organization and which, if duly rectified, would allow the achievement of better results71 f.NiteróiRamos Filho, Américo da CostaLeão, Maurício de SouzaAbreu Fillho, José CarlosRibeiro, Scarlaty da Costa2019-02-22T18:52:43Z2019-02-22T18:52:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRibeiro, Scarlaty da Costa. Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI / Scarlaty da Costa Ribeiro; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2018. 71 f.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8716Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-28T23:46:19Zoai:app.uff.br:1/8716Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:21.842021Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI
title Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI
spellingShingle Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI
Ribeiro, Scarlaty da Costa
Gestão
Processos
Mapeamento
Melhoria
Business Process Improvement - BPI
Administração
Management
Processes
Mapping
Improvement
title_short Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI
title_full Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI
title_fullStr Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI
title_full_unstemmed Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI
title_sort Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI
author Ribeiro, Scarlaty da Costa
author_facet Ribeiro, Scarlaty da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos Filho, Américo da Costa
Leão, Maurício de Souza
Abreu Fillho, José Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Scarlaty da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Processos
Mapeamento
Melhoria
Business Process Improvement - BPI
Administração
Management
Processes
Mapping
Improvement
topic Gestão
Processos
Mapeamento
Melhoria
Business Process Improvement - BPI
Administração
Management
Processes
Mapping
Improvement
description Este estudo monográfico propõe-se a aplicação da prática da Melhoria de processos de negócio (Business Process Improvement –BPI) através de um estudo de caso em uma organização no ramo de serviços, denominada como Empresa Alfa. O BPI se apresenta como uma metodologia que se baseia por sua vez no redesenho dos processos; sendo assim, o BPI é uma abordagem sistêmica que se propõe a orientar as organizações a otimizar seus processos com o objetivo de alcançar resultados mais eficientes; apresentando-se como uma solução efetiva para as organizações manterem-se competitivas no mercado. Como problema desta pesquisa estão os métodos antiquados de gerenciamento, as lacunas e as dificuldades enfrentadas no processo de contas a pagar. Desse modo, o presente estudo compromete-se a apresentar as melhorias esperadas nos processos e em sua gestão na área do faturamento da Empresa Alfa. Com isso, o estudo possibilitou a identificação de processos extremamente engessados e prolixos que pouco agregam valor a organização e que, se devidamente retificados, possibilitariam o alcance de melhores resultados
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-22T18:52:43Z
2019-02-22T18:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ribeiro, Scarlaty da Costa. Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI / Scarlaty da Costa Ribeiro; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2018. 71 f.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8716
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Ribeiro, Scarlaty da Costa. Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI / Scarlaty da Costa Ribeiro; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2018. 71 f.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823723383095296