Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8716 |
Resumo: | Este estudo monográfico propõe-se a aplicação da prática da Melhoria de processos de negócio (Business Process Improvement –BPI) através de um estudo de caso em uma organização no ramo de serviços, denominada como Empresa Alfa. O BPI se apresenta como uma metodologia que se baseia por sua vez no redesenho dos processos; sendo assim, o BPI é uma abordagem sistêmica que se propõe a orientar as organizações a otimizar seus processos com o objetivo de alcançar resultados mais eficientes; apresentando-se como uma solução efetiva para as organizações manterem-se competitivas no mercado. Como problema desta pesquisa estão os métodos antiquados de gerenciamento, as lacunas e as dificuldades enfrentadas no processo de contas a pagar. Desse modo, o presente estudo compromete-se a apresentar as melhorias esperadas nos processos e em sua gestão na área do faturamento da Empresa Alfa. Com isso, o estudo possibilitou a identificação de processos extremamente engessados e prolixos que pouco agregam valor a organização e que, se devidamente retificados, possibilitariam o alcance de melhores resultados |
id |
UFF-2_7d5eb334bbfe59092cb4cd313b945b4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8716 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPIGestãoProcessosMapeamentoMelhoriaBusiness Process Improvement - BPIAdministraçãoManagementProcessesMappingImprovementEste estudo monográfico propõe-se a aplicação da prática da Melhoria de processos de negócio (Business Process Improvement –BPI) através de um estudo de caso em uma organização no ramo de serviços, denominada como Empresa Alfa. O BPI se apresenta como uma metodologia que se baseia por sua vez no redesenho dos processos; sendo assim, o BPI é uma abordagem sistêmica que se propõe a orientar as organizações a otimizar seus processos com o objetivo de alcançar resultados mais eficientes; apresentando-se como uma solução efetiva para as organizações manterem-se competitivas no mercado. Como problema desta pesquisa estão os métodos antiquados de gerenciamento, as lacunas e as dificuldades enfrentadas no processo de contas a pagar. Desse modo, o presente estudo compromete-se a apresentar as melhorias esperadas nos processos e em sua gestão na área do faturamento da Empresa Alfa. Com isso, o estudo possibilitou a identificação de processos extremamente engessados e prolixos que pouco agregam valor a organização e que, se devidamente retificados, possibilitariam o alcance de melhores resultadosThis monographic study proposes the application of the Business Process Improvement (BPI) practice through a case study in an organization in the branch of services, denominated as Alpha Company. The BPI presents itself as a methodology that is based in turn on the redesign of the processes; thus, BPI is a systemic approach that aims to guide organizations to optimize their processes in order to achieve more efficient results; presenting itself as an effective solution for the organizations to remain competitive in the market. As a problem of this research are the old-fashioned methods of management, the gaps and difficulties faced in the process. Thus, the present study commits itself to presenting the expected improvements in the processes and its management in the Alpha Company's billing area. Thus, the study made it possible to identify highly embedded and prolix processes that do not add value to the organization and which, if duly rectified, would allow the achievement of better results71 f.NiteróiRamos Filho, Américo da CostaLeão, Maurício de SouzaAbreu Fillho, José CarlosRibeiro, Scarlaty da Costa2019-02-22T18:52:43Z2019-02-22T18:52:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRibeiro, Scarlaty da Costa. Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI / Scarlaty da Costa Ribeiro; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2018. 71 f.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8716Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-28T23:46:19Zoai:app.uff.br:1/8716Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:21.842021Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI |
title |
Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI |
spellingShingle |
Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI Ribeiro, Scarlaty da Costa Gestão Processos Mapeamento Melhoria Business Process Improvement - BPI Administração Management Processes Mapping Improvement |
title_short |
Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI |
title_full |
Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI |
title_fullStr |
Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI |
title_full_unstemmed |
Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI |
title_sort |
Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI |
author |
Ribeiro, Scarlaty da Costa |
author_facet |
Ribeiro, Scarlaty da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos Filho, Américo da Costa Leão, Maurício de Souza Abreu Fillho, José Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Scarlaty da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Processos Mapeamento Melhoria Business Process Improvement - BPI Administração Management Processes Mapping Improvement |
topic |
Gestão Processos Mapeamento Melhoria Business Process Improvement - BPI Administração Management Processes Mapping Improvement |
description |
Este estudo monográfico propõe-se a aplicação da prática da Melhoria de processos de negócio (Business Process Improvement –BPI) através de um estudo de caso em uma organização no ramo de serviços, denominada como Empresa Alfa. O BPI se apresenta como uma metodologia que se baseia por sua vez no redesenho dos processos; sendo assim, o BPI é uma abordagem sistêmica que se propõe a orientar as organizações a otimizar seus processos com o objetivo de alcançar resultados mais eficientes; apresentando-se como uma solução efetiva para as organizações manterem-se competitivas no mercado. Como problema desta pesquisa estão os métodos antiquados de gerenciamento, as lacunas e as dificuldades enfrentadas no processo de contas a pagar. Desse modo, o presente estudo compromete-se a apresentar as melhorias esperadas nos processos e em sua gestão na área do faturamento da Empresa Alfa. Com isso, o estudo possibilitou a identificação de processos extremamente engessados e prolixos que pouco agregam valor a organização e que, se devidamente retificados, possibilitariam o alcance de melhores resultados |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-02-22T18:52:43Z 2019-02-22T18:52:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ribeiro, Scarlaty da Costa. Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI / Scarlaty da Costa Ribeiro; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2018. 71 f. https://app.uff.br/riuff/handle/1/8716 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Scarlaty da Costa. Melhoria de processos: um estudo de caso baseado nas soluções do Business Process Improvement - BPI / Scarlaty da Costa Ribeiro; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2018. 71 f. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823723383095296 |