Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Larissa Maria Gemino Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12508
Resumo: Os estudantes estão em constante contato com os recursos de mídia que estão cada vez mais inseridos no cotidiano desses e cada vez mais acessíveis. Partindo disso, investigar a viabilidade de inserção de mídias e ferramentas digitais no ensino de Física é uma proposta de modernização, adequação e uma forma de transmitir motivação aos alunos. Além disso, através desse recurso pode-se avaliar o aproveitamento dos alunos quanto ao aprendizado e a interatividade. O uso das novas tecnologias e dos recursos midiáticos, em especial o Mobile Learning, interferem positivamente na relação entre aprendizagem e o conteúdo, como avaliado nesse trabalho através do conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e as Competências enumeradas por Philippe Perrenoud e Bernardo Toro. Para isso foi proposta uma atividade interativa, utilizando mídias e tecnologias como recurso midiático, a fim de mostrar que o Mobile Learning pode ser utilizado para a aprendizagem. A atividade foi realizada e através dela pode-se inferir que os alunos usufruíram da contribuição proporcionada pela interatividade e desenvolveram seus potenciais.
id UFF-2_7d8104ecfd45265edab26adde1cfdcd8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12508
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de físicaFerramentas digitaisAprendizagem móvelRecursos midiáticosFerramentas digitaisAprendizagem móvelRecursos midiáticosDigital toolsMobile learningMedia resourcesOs estudantes estão em constante contato com os recursos de mídia que estão cada vez mais inseridos no cotidiano desses e cada vez mais acessíveis. Partindo disso, investigar a viabilidade de inserção de mídias e ferramentas digitais no ensino de Física é uma proposta de modernização, adequação e uma forma de transmitir motivação aos alunos. Além disso, através desse recurso pode-se avaliar o aproveitamento dos alunos quanto ao aprendizado e a interatividade. O uso das novas tecnologias e dos recursos midiáticos, em especial o Mobile Learning, interferem positivamente na relação entre aprendizagem e o conteúdo, como avaliado nesse trabalho através do conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e as Competências enumeradas por Philippe Perrenoud e Bernardo Toro. Para isso foi proposta uma atividade interativa, utilizando mídias e tecnologias como recurso midiático, a fim de mostrar que o Mobile Learning pode ser utilizado para a aprendizagem. A atividade foi realizada e através dela pode-se inferir que os alunos usufruíram da contribuição proporcionada pela interatividade e desenvolveram seus potenciais.Students are in constant contact with the media resources that are increasingly inserted in the everyday of these and increasingly accessible. Based on this, to investigate the feasibility of insertion of digital media and tools in physics teaching is a proposal of modernization, adequacy and a way of transmitting motivation to the students. In addition, through this resource one can evaluate the students' use of learning and interactivity. The use of new technologies and media resources, especially Mobile Learning, positively interfere in the relationship between learning and content as assessed in this work through the concept of the Vygotsky Proximal Development Zone and the Skills listed by Philippe Perrenoud and Bernardo Toro. For this, an interactive activity was proposed, using media and technologies as a media resource, in order to show that Mobile Learning can be used for learning. The activity was carried out and through it can be inferred that the students enjoyed the contribution provided by the interactivity and developed their potentials.Marques, Adílio JorgeVieira, Larissa Maria Gemino Alves2019-12-12T15:47:32Z2019-12-12T15:47:32Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12508Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:55Zoai:app.uff.br:1/12508Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-07T05:02:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física
title Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física
spellingShingle Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física
Vieira, Larissa Maria Gemino Alves
Ferramentas digitais
Aprendizagem móvel
Recursos midiáticos
Ferramentas digitais
Aprendizagem móvel
Recursos midiáticos
Digital tools
Mobile learning
Media resources
title_short Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física
title_full Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física
title_fullStr Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física
title_full_unstemmed Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física
title_sort Inserindo mídias e ferramentas digitais no ensino de física
author Vieira, Larissa Maria Gemino Alves
author_facet Vieira, Larissa Maria Gemino Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Adílio Jorge
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Larissa Maria Gemino Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ferramentas digitais
Aprendizagem móvel
Recursos midiáticos
Ferramentas digitais
Aprendizagem móvel
Recursos midiáticos
Digital tools
Mobile learning
Media resources
topic Ferramentas digitais
Aprendizagem móvel
Recursos midiáticos
Ferramentas digitais
Aprendizagem móvel
Recursos midiáticos
Digital tools
Mobile learning
Media resources
description Os estudantes estão em constante contato com os recursos de mídia que estão cada vez mais inseridos no cotidiano desses e cada vez mais acessíveis. Partindo disso, investigar a viabilidade de inserção de mídias e ferramentas digitais no ensino de Física é uma proposta de modernização, adequação e uma forma de transmitir motivação aos alunos. Além disso, através desse recurso pode-se avaliar o aproveitamento dos alunos quanto ao aprendizado e a interatividade. O uso das novas tecnologias e dos recursos midiáticos, em especial o Mobile Learning, interferem positivamente na relação entre aprendizagem e o conteúdo, como avaliado nesse trabalho através do conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky e as Competências enumeradas por Philippe Perrenoud e Bernardo Toro. Para isso foi proposta uma atividade interativa, utilizando mídias e tecnologias como recurso midiático, a fim de mostrar que o Mobile Learning pode ser utilizado para a aprendizagem. A atividade foi realizada e através dela pode-se inferir que os alunos usufruíram da contribuição proporcionada pela interatividade e desenvolveram seus potenciais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-12-12T15:47:32Z
2019-12-12T15:47:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12508
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12508
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135375545630720