Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danielle Peres Vieira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11592
Resumo: O presente trabalho apresenta as concepções de educação do campo atreladas à disseminação de saberes. Por meio das pesquisas realizadas durante o tempo comunidade, obtivemos resultados que apontaram as práticas agroecológicas como vetores de promoção da soberania alimentar nos territórios estudados, nos levando a acreditar que a agroecologia pode ser um caminho para a soberania alimentar. Com o intuito de elucidar essa ideia, apresentaremos a agroecologia, articulada à educação do campo, pois essa entende que uma postura que respeita o camponês, os saberes tradicionais, a forma de cuidar da terra e as relações sociais, é muito importante para disseminação e promoção da soberania alimentar. Durante nossa pesquisa, pudemos verificar que a educação do campo, enquanto uma educação viva e relacionada à formação humana, se apresenta de maneira oposta ao sistema excludente de educação vigente. Esta informação pode ser ratificada quando olhamos para as atividades desenvolvidas na Escola Centro do Saber no município de Barra Mansa – RJ e nas vivências nos distritos de Nossa Senhora do Amparo e Floriano, deste mesmo município. A proposta de apresentar a agroecologia, através da educação do campo, mostrou-se altamente viável, contemplando aspectos de ensino, pesquisa e extensão, comungando com a formação humana, não só das crianças, mas também de suas famílias. Nesse sentindo, entende-se que a educação do campo praticada em consonância as práticas agroecológicas está promovendo questões sociais, econômicas, culturais, políticas e ambientais que respeitam e valorizam o modo de vida camponês
id UFF-2_7ef97f1ea129764c618c6336eef51cbb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11592
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentarAgriculturaSoberania alimentarEducação do campoAgroecologiaEducação do CampoAgriculturaEcologia agrícolaAgricultureFood sovereigntyEducation of the countrysideAgroecologyO presente trabalho apresenta as concepções de educação do campo atreladas à disseminação de saberes. Por meio das pesquisas realizadas durante o tempo comunidade, obtivemos resultados que apontaram as práticas agroecológicas como vetores de promoção da soberania alimentar nos territórios estudados, nos levando a acreditar que a agroecologia pode ser um caminho para a soberania alimentar. Com o intuito de elucidar essa ideia, apresentaremos a agroecologia, articulada à educação do campo, pois essa entende que uma postura que respeita o camponês, os saberes tradicionais, a forma de cuidar da terra e as relações sociais, é muito importante para disseminação e promoção da soberania alimentar. Durante nossa pesquisa, pudemos verificar que a educação do campo, enquanto uma educação viva e relacionada à formação humana, se apresenta de maneira oposta ao sistema excludente de educação vigente. Esta informação pode ser ratificada quando olhamos para as atividades desenvolvidas na Escola Centro do Saber no município de Barra Mansa – RJ e nas vivências nos distritos de Nossa Senhora do Amparo e Floriano, deste mesmo município. A proposta de apresentar a agroecologia, através da educação do campo, mostrou-se altamente viável, contemplando aspectos de ensino, pesquisa e extensão, comungando com a formação humana, não só das crianças, mas também de suas famílias. Nesse sentindo, entende-se que a educação do campo praticada em consonância as práticas agroecológicas está promovendo questões sociais, econômicas, culturais, políticas e ambientais que respeitam e valorizam o modo de vida camponêsThe present work demonstrates the conceptions from the education of the countryside trailers to the dissemination of knowledge. Through research conducted during the community time, we obtained results that pointed out that agroecological practices as vectors of promotion of food sovereignty in the territories studied, lead us to believe that agroecology can be a path to food sovereignty. In order to elucidate this idea, presenting agroecology, which was incorporated by education of the countryside, is a way of making education, being very important for the education of the field dissemination and promotion of food sovereignty. During our research, we could verify that the education of the countryside, as a living education related to human formation presents itself in a way opposed to the current exclusionary education system. This information can be ratified when we look at the activities developed at the Centro Saber School in the municipality of Barra Mansa - RJ and in the experiences in the district of Nossa Senhora do Amparo and Floriano, in the same municipality. The proposal to present agroecology, through education of the countryside, was highly feasible, considering aspects of teaching, research and extension, communicating with the human formation, not only of the children but also of their families. In this sense, it is understood that education of the countryside practiced in consonance with agroecological practices is promoting social, economic, cultural, political and environmental issuesCampos, Leonardo GamaPapini, Rossana MariaMattos, ClaudemarSilva, Danielle Peres Vieira da2019-10-07T19:31:14Z2019-10-07T19:31:14Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Danielle Peres Vieira da. Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar. 2019. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Santo Antônio de Pádua, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11592http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-07T17:15:37Zoai:app.uff.br:1/11592Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:53.309045Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar
title Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar
spellingShingle Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar
Silva, Danielle Peres Vieira da
Agricultura
Soberania alimentar
Educação do campo
Agroecologia
Educação do Campo
Agricultura
Ecologia agrícola
Agriculture
Food sovereignty
Education of the countryside
Agroecology
title_short Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar
title_full Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar
title_fullStr Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar
title_full_unstemmed Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar
title_sort Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar
author Silva, Danielle Peres Vieira da
author_facet Silva, Danielle Peres Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Leonardo Gama
Papini, Rossana Maria
Mattos, Claudemar
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danielle Peres Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura
Soberania alimentar
Educação do campo
Agroecologia
Educação do Campo
Agricultura
Ecologia agrícola
Agriculture
Food sovereignty
Education of the countryside
Agroecology
topic Agricultura
Soberania alimentar
Educação do campo
Agroecologia
Educação do Campo
Agricultura
Ecologia agrícola
Agriculture
Food sovereignty
Education of the countryside
Agroecology
description O presente trabalho apresenta as concepções de educação do campo atreladas à disseminação de saberes. Por meio das pesquisas realizadas durante o tempo comunidade, obtivemos resultados que apontaram as práticas agroecológicas como vetores de promoção da soberania alimentar nos territórios estudados, nos levando a acreditar que a agroecologia pode ser um caminho para a soberania alimentar. Com o intuito de elucidar essa ideia, apresentaremos a agroecologia, articulada à educação do campo, pois essa entende que uma postura que respeita o camponês, os saberes tradicionais, a forma de cuidar da terra e as relações sociais, é muito importante para disseminação e promoção da soberania alimentar. Durante nossa pesquisa, pudemos verificar que a educação do campo, enquanto uma educação viva e relacionada à formação humana, se apresenta de maneira oposta ao sistema excludente de educação vigente. Esta informação pode ser ratificada quando olhamos para as atividades desenvolvidas na Escola Centro do Saber no município de Barra Mansa – RJ e nas vivências nos distritos de Nossa Senhora do Amparo e Floriano, deste mesmo município. A proposta de apresentar a agroecologia, através da educação do campo, mostrou-se altamente viável, contemplando aspectos de ensino, pesquisa e extensão, comungando com a formação humana, não só das crianças, mas também de suas famílias. Nesse sentindo, entende-se que a educação do campo praticada em consonância as práticas agroecológicas está promovendo questões sociais, econômicas, culturais, políticas e ambientais que respeitam e valorizam o modo de vida camponês
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-07T19:31:14Z
2019-10-07T19:31:14Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Danielle Peres Vieira da. Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar. 2019. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Santo Antônio de Pádua, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11592
identifier_str_mv SILVA, Danielle Peres Vieira da. Práticas agroecológicas e tempo comunidade: a educação do campo na disseminação da soberania alimentar. 2019. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Santo Antônio de Pádua, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823725098565632