Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aladrén, Gabriel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16281
Resumo: Esta tese analisa as conexões entre escravidão e guerra no processo de constituição da fronteira sul do Brasil, entre os anos de 1777 e 1835. Argumenta-se que a consolidação dos limites meridionais dependeu da formação de uma sociedade escravista no Rio Grande do Sul, ela mesma uma decorrência das guerras de independência no Rio da Prata e das transformações do mundo atlântico na era das revoluções. Emprega-se como método a variação de escalas de observação, alternando o exame de trajetórias individuais com o de processos políticos e econômicos de média e longa duração. O espaço geográfico selecionado consiste no território adjacente às atuais linhas divisórias do Brasil com o Uruguai e a Argentina. Pretende-se, por meio da análise da estrutura produtiva, do tráfico negreiro, da demografia, da política internacional, da ideologia e da resistência escrava, demonstrar como a guerra, a fronteira e a escravidão foram fenômenos indissociáveis na formação da sociedade rio-grandense e do Império luso-brasileiro
id UFF-2_7f19e47807940e2eca0b92a8feab9ed6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16281
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)EscravidãoFronteiraEscravidãoFronteiraGuerras cisplatinasIndependênciasImpério Luso-brasileiroRio da PrataEscravidão - aspecto históricoGuerra da Cisplatina, 1825-1828Formação territorialRio Grande do SulRio de la Plata (Argentina e Uruguai)SlaveryFrontierCisplatine warsIndependencesLuso-Brazilian empireRío de la PrataEsta tese analisa as conexões entre escravidão e guerra no processo de constituição da fronteira sul do Brasil, entre os anos de 1777 e 1835. Argumenta-se que a consolidação dos limites meridionais dependeu da formação de uma sociedade escravista no Rio Grande do Sul, ela mesma uma decorrência das guerras de independência no Rio da Prata e das transformações do mundo atlântico na era das revoluções. Emprega-se como método a variação de escalas de observação, alternando o exame de trajetórias individuais com o de processos políticos e econômicos de média e longa duração. O espaço geográfico selecionado consiste no território adjacente às atuais linhas divisórias do Brasil com o Uruguai e a Argentina. Pretende-se, por meio da análise da estrutura produtiva, do tráfico negreiro, da demografia, da política internacional, da ideologia e da resistência escrava, demonstrar como a guerra, a fronteira e a escravidão foram fenômenos indissociáveis na formação da sociedade rio-grandense e do Império luso-brasileiro374 f.Niterói, RJMattos, HebeReis, João JoséFragoso, JoãoCarvalho, Marcus J. M. deMarquese, RafaelVainfas, RonaldoAladrén, Gabriel2020-12-10T14:07:49Z2020-12-10T14:07:49Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16281Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-14T14:53:05Zoai:app.uff.br:1/16281Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-06-14T14:53:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)
title Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)
spellingShingle Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)
Aladrén, Gabriel
Escravidão
Fronteira
Escravidão
Fronteira
Guerras cisplatinas
Independências
Império Luso-brasileiro
Rio da Prata
Escravidão - aspecto histórico
Guerra da Cisplatina, 1825-1828
Formação territorial
Rio Grande do Sul
Rio de la Plata (Argentina e Uruguai)
Slavery
Frontier
Cisplatine wars
Independences
Luso-Brazilian empire
Río de la Prata
title_short Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)
title_full Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)
title_fullStr Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)
title_full_unstemmed Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)
title_sort Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835)
author Aladrén, Gabriel
author_facet Aladrén, Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Hebe
Reis, João José
Fragoso, João
Carvalho, Marcus J. M. de
Marquese, Rafael
Vainfas, Ronaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Aladrén, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Escravidão
Fronteira
Escravidão
Fronteira
Guerras cisplatinas
Independências
Império Luso-brasileiro
Rio da Prata
Escravidão - aspecto histórico
Guerra da Cisplatina, 1825-1828
Formação territorial
Rio Grande do Sul
Rio de la Plata (Argentina e Uruguai)
Slavery
Frontier
Cisplatine wars
Independences
Luso-Brazilian empire
Río de la Prata
topic Escravidão
Fronteira
Escravidão
Fronteira
Guerras cisplatinas
Independências
Império Luso-brasileiro
Rio da Prata
Escravidão - aspecto histórico
Guerra da Cisplatina, 1825-1828
Formação territorial
Rio Grande do Sul
Rio de la Plata (Argentina e Uruguai)
Slavery
Frontier
Cisplatine wars
Independences
Luso-Brazilian empire
Río de la Prata
description Esta tese analisa as conexões entre escravidão e guerra no processo de constituição da fronteira sul do Brasil, entre os anos de 1777 e 1835. Argumenta-se que a consolidação dos limites meridionais dependeu da formação de uma sociedade escravista no Rio Grande do Sul, ela mesma uma decorrência das guerras de independência no Rio da Prata e das transformações do mundo atlântico na era das revoluções. Emprega-se como método a variação de escalas de observação, alternando o exame de trajetórias individuais com o de processos políticos e econômicos de média e longa duração. O espaço geográfico selecionado consiste no território adjacente às atuais linhas divisórias do Brasil com o Uruguai e a Argentina. Pretende-se, por meio da análise da estrutura produtiva, do tráfico negreiro, da demografia, da política internacional, da ideologia e da resistência escrava, demonstrar como a guerra, a fronteira e a escravidão foram fenômenos indissociáveis na formação da sociedade rio-grandense e do Império luso-brasileiro
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-12-10T14:07:49Z
2020-12-10T14:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/16281
Aluno de Doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16281
identifier_str_mv Aluno de Doutorado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói, RJ
publisher.none.fl_str_mv Niterói, RJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838718883528704