Produção de sentidos de currículos em matemática na EJA das escolas públicas municipais de Sobral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Francisco Josimar Ricardo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32525
Resumo: Esta tese intitulada “Produção de sentidos de currículos em matemática na EJA das escolas públicas municipais de Sobral”, traz resultados de uma pesquisa que contou com docentes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), como informantes-chave. Com ela objetivamos compreender os sentidos de currículos em matemática produzidos pelos docentes da EJA das escolas públicas municipais de Sobral, no Ceará. Orientamo-nos em responder à seguinte problemática: Que sentidos de currículos em matemática são produzidos por docentes da EJA do sistema de ensino público municipal de Sobral? Para isso, como instrumentos de construção de dados, usamos os memoriais de formação e as narrativas dos docentes, captadas em encontros individuais, que foram videografados. Balizamos as análises desse material e as discussões à luz de estudos dos campos da Educação, da Educação Matemática, da EJA e do Currículo. Dentre os resultados, a verificação de diferentes modos de ingresso desses docentes no magistério na EJA: os que lecionam na zona urbana, ocorre por meio de concursos públicos ou seleção de contrato temporários, enquanto os da zona rural, ocorre por meio de “convites” de alguém que os conhecia. Suas relações com os conhecimentos matemáticos são construídas entre o “pavor”, o “trauma” e os sentimentos de “gostar de fazer cálculo” e “gostar de aprender”, que produzem as marcas da matemática em suas vidas. Suas práticas curriculares em matemática são construídas com estratégias didáticas próprias, considerando as realidades, os conhecimentos e as especificidades dos estudantes da zona rural e da zona urbana, em detrimento da padronização indicada pela Secretaria Municipal da Educação, através das “formações em serviço”. Na zona rural, os docentes ensinam matemática relacionando-a aos saberes e fazeres rurais, como associada ao plantio de alimentos, à produção de carvão e a ocupação dos terrenos da comunidade. Eles se preocupam com uma aprendizagem dos conteúdos de matemática, mas, sobretudo, respeitando os valores e costumes rurais. Tais percepções indicam que os docentes da EJA da zona rural de Sobral produzem currículos em matemática com sentidos de narrativas de identidades, prezando pelos conhecimentos dos costumes, as culturas e os saberes dos jovens, adultos e idosos, de suas turmas. São sentidos que potencialmente direcionam à uma formação para o desenvolvimento das consciências críticas dos estudantes. Na zona urbana, os docentes constroem práticas curriculares em matemática também levando em consideração às realidades dos estudantes, ao quais são trabalhadores autônomos, de uma indústria de calçados, vendedores no mercado público ou aposentados. Eles produzem currículos em matemática com sentidos de aprendizagem enquanto gerenciamento da vida dos estudantes, encaminhada por uma preocupação sobre o que eles farão com os conhecimentos matemáticos aprendidos na escola em suas vidas. Concluímos que os currículos produzidos pelos docentes mostram uma preocupação com a vida dos estudantes, em aproximar os conteúdos de matemática aos saberes que eles têm das suas experiências, especialmente, as relacionadas às suas ocupações.
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Para isso, como instrumentos de construção de dados, usamos os memoriais de formação e as narrativas dos docentes, captadas em encontros individuais, que foram videografados. Balizamos as análises desse material e as discussões à luz de estudos dos campos da Educação, da Educação Matemática, da EJA e do Currículo. Dentre os resultados, a verificação de diferentes modos de ingresso desses docentes no magistério na EJA: os que lecionam na zona urbana, ocorre por meio de concursos públicos ou seleção de contrato temporários, enquanto os da zona rural, ocorre por meio de “convites” de alguém que os conhecia. Suas relações com os conhecimentos matemáticos são construídas entre o “pavor”, o “trauma” e os sentimentos de “gostar de fazer cálculo” e “gostar de aprender”, que produzem as marcas da matemática em suas vidas. Suas práticas curriculares em matemática são construídas com estratégias didáticas próprias, considerando as realidades, os conhecimentos e as especificidades dos estudantes da zona rural e da zona urbana, em detrimento da padronização indicada pela Secretaria Municipal da Educação, através das “formações em serviço”. Na zona rural, os docentes ensinam matemática relacionando-a aos saberes e fazeres rurais, como associada ao plantio de alimentos, à produção de carvão e a ocupação dos terrenos da comunidade. Eles se preocupam com uma aprendizagem dos conteúdos de matemática, mas, sobretudo, respeitando os valores e costumes rurais. Tais percepções indicam que os docentes da EJA da zona rural de Sobral produzem currículos em matemática com sentidos de narrativas de identidades, prezando pelos conhecimentos dos costumes, as culturas e os saberes dos jovens, adultos e idosos, de suas turmas. São sentidos que potencialmente direcionam à uma formação para o desenvolvimento das consciências críticas dos estudantes. Na zona urbana, os docentes constroem práticas curriculares em matemática também levando em consideração às realidades dos estudantes, ao quais são trabalhadores autônomos, de uma indústria de calçados, vendedores no mercado público ou aposentados. Eles produzem currículos em matemática com sentidos de aprendizagem enquanto gerenciamento da vida dos estudantes, encaminhada por uma preocupação sobre o que eles farão com os conhecimentos matemáticos aprendidos na escola em suas vidas. Concluímos que os currículos produzidos pelos docentes mostram uma preocupação com a vida dos estudantes, em aproximar os conteúdos de matemática aos saberes que eles têm das suas experiências, especialmente, as relacionadas às suas ocupações.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis entitled “Production of meanings in mathematics curricula in the EJA of the municipal public schools of Sobral”, brings results from a research that included teachers from Youth, Adult and Elderly Education (EJA), as key informants. With it we aim to understand the meanings of mathematics curricula produced by EJA teachers from municipal public schools in Sobral, Ceará. We guide ourselves in responding to the following problem: What meanings of mathematics curricula are produced by EJA teachers from the municipal public education system in Sobral? To do this, as data construction instruments, we used the teachers' training records and narratives, captured in individual meetings, which were videographed. We guide the analyzes of this material and the discussions in the light of studies in the fields of Education, Mathematics Education, EJA and the Curriculum. Among the results, the verification of different ways of entry for these teachers into teaching at EJA: those who teach in urban areas, occur through public competitions or selection of temporary contracts, while those in rural areas, occur through “invitations” from someone who knew them . Their relationships with mathematical knowledge are built between “dread”, “trauma” and the feelings of “liking to do calculations” and “liking to learn”, which produce the marks of mathematics in their lives. Its curricular practices in mathematics are constructed with its own teaching strategies, considering the realities, knowledge and specificities of students from rural and urban areas, to the detriment of the standardization recommended by the Municipal Department of Education, through “in-service training”. In rural areas, teachers teach mathematics relating it to rural knowledge and practices, such as those associated with planting food, producing charcoal and occupying community land. They care about learning mathematics content, but, above all, respecting rural values and customs. Such perceptions indicate that EJA teachers in the rural area of Sobral produce mathematics curricula with meanings of identity narratives, valuing knowledge of the customs, cultures and knowledge of young people, adults and elderly people in their classes. These are meanings that potentially lead to training for the development of students' critical consciousness. In the urban area, teachers build curricular practices in mathematics also taking into account the realities of students, who are self-employed, working in a shoe industry, sellers in the public market or retired. They produce mathematics curricula with a sense of learning while managing students' lives, driven by a concern about what they will do with the mathematical knowledge learned at school in their lives. We conclude that the curricula produced by teachers show a concern for the lives of students, in bringing mathematics content closer to the knowledge they have from their experiences, especially those related to their occupations.470 p.Freitas, Adriano VargasSilva, Márcio Antônio daAlves, TelmaRibeiro, William de GoesFantinato, Maria CeciliaCraveiro, Clarissa BastosXavier, Francisco Josimar Ricardo2024-03-01T14:49:14Z2024-03-01T14:49:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfXAVIER, Francisco Josimar Ricardo. Produção de sentidos de currículos em matemática na EJA das escolas públicas municipais de Sobral. 2023. 470f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32525CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-01T14:49:17Zoai:app.uff.br:1/32525Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-01T14:49:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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