A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ceny Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8978
Resumo: O presente estudo aborda a importância da Gestão de Documentos em um departamento de Arquivo em uma empresa privada, verificando se este segue os preceitos existentes de uma gestão Arquivística. Dessa maneira, o objeto de estudo dessa pesquisa é a Gestão de Documentos do Arquivo da empresa Siqueira Castro Advogados no centro do Rio de Janeiro. Ressalta-se a importância de aplicar a gestão documental proporcionando acessibilidade com eficácia para os usuários. Discorre sobre a funcionalidade de uma gestão interna, procedimentos próprios para gerenciar toda uma documentação de um arquivo privado jurídico. Expõe sobre a eficiência como um fator determinante para gestão documental nas atividades administrativas aplicadas aos serviços arquivísticos. A gestão aparece como um modelo sistêmico de organização que visa assegurar a eficácia na recuperação da informação contida nos documentos no momento de sua solicitação. As informações necessárias para a realização desse trabalho foram adquiridas através da coleta de dados por meio de um questionário. A observação das atividades do arquivo também contribuiu para a conclusão da pesquisa. Buscou-se também analisar o uso de instrumentos utilizados na empresa, tais como: tabela de temporalidade, plano de classificação e práticas próprias da gestão de documentos. Destaca-se que é de fundamental importância a consolidação e o tratamento com toda a documentação da empresa Siqueira Castro Advogados, uma vez que a mesma é importante para o sucesso, retorno financeiro e maior desenvolvimento da empresa.
id UFF-2_7fe3499afe8029a2d31bfdce915d0797
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8978
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro AdvogadosArquivoArquivo jurídicoArquivo privadoGestão de DocumentosGestão de informaçãoGestão da informaçãoGestão de documentoDocumento de arquivoEmpresa privadaRecords managementLegal records managementCompany records managementRecords managementInformation managementO presente estudo aborda a importância da Gestão de Documentos em um departamento de Arquivo em uma empresa privada, verificando se este segue os preceitos existentes de uma gestão Arquivística. Dessa maneira, o objeto de estudo dessa pesquisa é a Gestão de Documentos do Arquivo da empresa Siqueira Castro Advogados no centro do Rio de Janeiro. Ressalta-se a importância de aplicar a gestão documental proporcionando acessibilidade com eficácia para os usuários. Discorre sobre a funcionalidade de uma gestão interna, procedimentos próprios para gerenciar toda uma documentação de um arquivo privado jurídico. Expõe sobre a eficiência como um fator determinante para gestão documental nas atividades administrativas aplicadas aos serviços arquivísticos. A gestão aparece como um modelo sistêmico de organização que visa assegurar a eficácia na recuperação da informação contida nos documentos no momento de sua solicitação. As informações necessárias para a realização desse trabalho foram adquiridas através da coleta de dados por meio de um questionário. A observação das atividades do arquivo também contribuiu para a conclusão da pesquisa. Buscou-se também analisar o uso de instrumentos utilizados na empresa, tais como: tabela de temporalidade, plano de classificação e práticas próprias da gestão de documentos. Destaca-se que é de fundamental importância a consolidação e o tratamento com toda a documentação da empresa Siqueira Castro Advogados, uma vez que a mesma é importante para o sucesso, retorno financeiro e maior desenvolvimento da empresa.This study approaches the importance of Records Management in a Records Management department into a private company, with aim of observe if Archival Science theory is followed to obtain a records management. In this manner, the study object is the central records` management of the company Siqueira e Castro Advogados in Rio de Janeiro downtown. It is emphasized the importance of apply a records management providing accessibility with efficacy for the users. It discuss about the functionality of an internal management, own procedures to manage all documentation of a legal private central records management department. It exposes about efficiency as a determinant factor for records management in managerial activities applied to archival services. Management appears as a systematic control into organization that aims ensures efficacy in retrieval information contained in records at the moment of requests. Needed information to achieve the aim of this work were obtained through questionnaire data collection. The records management activities observation also has contributes to conclude this research. It seeks analyzes use of tools used by the company, as: records retention schedule, enterprise classification plan and records management own practices. It is noteworthy the fundamental importance of the consolidation and treatment of company Siqueira e Castro documentation, once that is important for the success, finance returns and major company development.Costa, Alexandre de SouzaSouza, Joyce Cleide Cardoso Ennes deSales, Rodrigo deSoares, Ceny Ferreira2019-03-29T15:57:54Z2019-03-29T15:57:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Ceny Ferreira. A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8978Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-31T22:24:26Zoai:app.uff.br:1/8978Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-31T22:24:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados
title A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados
spellingShingle A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados
Soares, Ceny Ferreira
Arquivo
Arquivo jurídico
Arquivo privado
Gestão de Documentos
Gestão de informação
Gestão da informação
Gestão de documento
Documento de arquivo
Empresa privada
Records management
Legal records management
Company records management
Records management
Information management
title_short A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados
title_full A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados
title_fullStr A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados
title_full_unstemmed A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados
title_sort A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados
author Soares, Ceny Ferreira
author_facet Soares, Ceny Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Alexandre de Souza
Souza, Joyce Cleide Cardoso Ennes de
Sales, Rodrigo de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ceny Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Arquivo
Arquivo jurídico
Arquivo privado
Gestão de Documentos
Gestão de informação
Gestão da informação
Gestão de documento
Documento de arquivo
Empresa privada
Records management
Legal records management
Company records management
Records management
Information management
topic Arquivo
Arquivo jurídico
Arquivo privado
Gestão de Documentos
Gestão de informação
Gestão da informação
Gestão de documento
Documento de arquivo
Empresa privada
Records management
Legal records management
Company records management
Records management
Information management
description O presente estudo aborda a importância da Gestão de Documentos em um departamento de Arquivo em uma empresa privada, verificando se este segue os preceitos existentes de uma gestão Arquivística. Dessa maneira, o objeto de estudo dessa pesquisa é a Gestão de Documentos do Arquivo da empresa Siqueira Castro Advogados no centro do Rio de Janeiro. Ressalta-se a importância de aplicar a gestão documental proporcionando acessibilidade com eficácia para os usuários. Discorre sobre a funcionalidade de uma gestão interna, procedimentos próprios para gerenciar toda uma documentação de um arquivo privado jurídico. Expõe sobre a eficiência como um fator determinante para gestão documental nas atividades administrativas aplicadas aos serviços arquivísticos. A gestão aparece como um modelo sistêmico de organização que visa assegurar a eficácia na recuperação da informação contida nos documentos no momento de sua solicitação. As informações necessárias para a realização desse trabalho foram adquiridas através da coleta de dados por meio de um questionário. A observação das atividades do arquivo também contribuiu para a conclusão da pesquisa. Buscou-se também analisar o uso de instrumentos utilizados na empresa, tais como: tabela de temporalidade, plano de classificação e práticas próprias da gestão de documentos. Destaca-se que é de fundamental importância a consolidação e o tratamento com toda a documentação da empresa Siqueira Castro Advogados, uma vez que a mesma é importante para o sucesso, retorno financeiro e maior desenvolvimento da empresa.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-03-29T15:57:54Z
2019-03-29T15:57:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Ceny Ferreira. A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8978
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SOARES, Ceny Ferreira. A gestão de documentos arquivísticos em um escritório de advocacia: o caso do escritório Siqueira Castro Advogados. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2013.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135259518599168