Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leticia Cristiny Martins da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26807
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos indivíduos permaneceu incompreendido por muito tempo, fazendo com que muitos fossem excluídos, sem acesso à educação, a um diagnóstico e, portanto, a uma saúde de qualidade. Felizmente, alguns passos importantes foram dados no sentido de reverter esse cenário. Tratando-se da educação, o número de alunos autistas matriculados vem aumentando, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, onde precisamos repensar a maneira como ensinamos para que esses alunos sejam incluídos. Nesta monografia, fizemos uma pesquisa em algumas escolas no município de Santo Antônio de Pádua, localizado na região do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, primeiro para saber se nelas existiam alunos com TEA matriculados e, depois, para compreender como esses alunos estavam sendo atendidos. Fizemos uso de um experimento simples confeccionado com materiais de baixo custo e utilizamos uma plataforma online de experimentos, trabalhando com uma abordagem diferenciada alguns conceitos da Física com um aluno autista do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa.
id UFF-2_80a32ae31efb5b5c9bbd5c716110e6ba
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26807
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de softwareEducação inclusivaTranstorno do Espectro AutistaExperimento de baixo custoFísicaInclusive EducationAutism Spectrum DisorderLow Cost ExperimentO Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos indivíduos permaneceu incompreendido por muito tempo, fazendo com que muitos fossem excluídos, sem acesso à educação, a um diagnóstico e, portanto, a uma saúde de qualidade. Felizmente, alguns passos importantes foram dados no sentido de reverter esse cenário. Tratando-se da educação, o número de alunos autistas matriculados vem aumentando, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, onde precisamos repensar a maneira como ensinamos para que esses alunos sejam incluídos. Nesta monografia, fizemos uma pesquisa em algumas escolas no município de Santo Antônio de Pádua, localizado na região do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, primeiro para saber se nelas existiam alunos com TEA matriculados e, depois, para compreender como esses alunos estavam sendo atendidos. Fizemos uso de um experimento simples confeccionado com materiais de baixo custo e utilizamos uma plataforma online de experimentos, trabalhando com uma abordagem diferenciada alguns conceitos da Física com um aluno autista do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa.The Autistic Spectrum Disorder (ASD) in individuals remained misunderstood for a long time, causing many to be excluded, without access to education, a diagnosis and, therefore, quality healthcare. Fortunately, some important steps were taken to reverse this scenario. In terms of education, the number of autistic students enrolled is increasing, but there is still a long way to go, where we need to rethink the way we teach so that these students are included. In this monograph, we conducted a survey in some schools in the municipality of Santo Antônio de Pádua, located in the Northwest Fluminense region of the state of Rio de Janeiro, first to find out if there were students with ASD enrolled in them and then to understand how these students were being attended to. We used a simple experiment made with low-cost materials and used an online platform for experiments, working with a different approach to some concepts of Physics with an autistic student from Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa.48 f.Medeiros Junior, Luciano Gomes deMorais, Maria CarmenSilva, Leticia Cristiny Martins da2022-11-04T18:31:57Z2022-11-04T18:31:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26807http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:54Zoai:app.uff.br:1/26807Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:21.229938Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
title Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
spellingShingle Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
Silva, Leticia Cristiny Martins da
Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Experimento de baixo custo
Física
Inclusive Education
Autism Spectrum Disorder
Low Cost Experiment
title_short Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
title_full Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
title_fullStr Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
title_full_unstemmed Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
title_sort Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
author Silva, Leticia Cristiny Martins da
author_facet Silva, Leticia Cristiny Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros Junior, Luciano Gomes de
Morais, Maria Carmen
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leticia Cristiny Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Experimento de baixo custo
Física
Inclusive Education
Autism Spectrum Disorder
Low Cost Experiment
topic Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista
Experimento de baixo custo
Física
Inclusive Education
Autism Spectrum Disorder
Low Cost Experiment
description O Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos indivíduos permaneceu incompreendido por muito tempo, fazendo com que muitos fossem excluídos, sem acesso à educação, a um diagnóstico e, portanto, a uma saúde de qualidade. Felizmente, alguns passos importantes foram dados no sentido de reverter esse cenário. Tratando-se da educação, o número de alunos autistas matriculados vem aumentando, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, onde precisamos repensar a maneira como ensinamos para que esses alunos sejam incluídos. Nesta monografia, fizemos uma pesquisa em algumas escolas no município de Santo Antônio de Pádua, localizado na região do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, primeiro para saber se nelas existiam alunos com TEA matriculados e, depois, para compreender como esses alunos estavam sendo atendidos. Fizemos uso de um experimento simples confeccionado com materiais de baixo custo e utilizamos uma plataforma online de experimentos, trabalhando com uma abordagem diferenciada alguns conceitos da Física com um aluno autista do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04T18:31:57Z
2022-11-04T18:31:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26807
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823564803801088