Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26807 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos indivíduos permaneceu incompreendido por muito tempo, fazendo com que muitos fossem excluídos, sem acesso à educação, a um diagnóstico e, portanto, a uma saúde de qualidade. Felizmente, alguns passos importantes foram dados no sentido de reverter esse cenário. Tratando-se da educação, o número de alunos autistas matriculados vem aumentando, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, onde precisamos repensar a maneira como ensinamos para que esses alunos sejam incluídos. Nesta monografia, fizemos uma pesquisa em algumas escolas no município de Santo Antônio de Pádua, localizado na região do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, primeiro para saber se nelas existiam alunos com TEA matriculados e, depois, para compreender como esses alunos estavam sendo atendidos. Fizemos uso de um experimento simples confeccionado com materiais de baixo custo e utilizamos uma plataforma online de experimentos, trabalhando com uma abordagem diferenciada alguns conceitos da Física com um aluno autista do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa. |
id |
UFF-2_80a32ae31efb5b5c9bbd5c716110e6ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26807 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de softwareEducação inclusivaTranstorno do Espectro AutistaExperimento de baixo custoFísicaInclusive EducationAutism Spectrum DisorderLow Cost ExperimentO Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos indivíduos permaneceu incompreendido por muito tempo, fazendo com que muitos fossem excluídos, sem acesso à educação, a um diagnóstico e, portanto, a uma saúde de qualidade. Felizmente, alguns passos importantes foram dados no sentido de reverter esse cenário. Tratando-se da educação, o número de alunos autistas matriculados vem aumentando, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, onde precisamos repensar a maneira como ensinamos para que esses alunos sejam incluídos. Nesta monografia, fizemos uma pesquisa em algumas escolas no município de Santo Antônio de Pádua, localizado na região do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, primeiro para saber se nelas existiam alunos com TEA matriculados e, depois, para compreender como esses alunos estavam sendo atendidos. Fizemos uso de um experimento simples confeccionado com materiais de baixo custo e utilizamos uma plataforma online de experimentos, trabalhando com uma abordagem diferenciada alguns conceitos da Física com um aluno autista do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa.The Autistic Spectrum Disorder (ASD) in individuals remained misunderstood for a long time, causing many to be excluded, without access to education, a diagnosis and, therefore, quality healthcare. Fortunately, some important steps were taken to reverse this scenario. In terms of education, the number of autistic students enrolled is increasing, but there is still a long way to go, where we need to rethink the way we teach so that these students are included. In this monograph, we conducted a survey in some schools in the municipality of Santo Antônio de Pádua, located in the Northwest Fluminense region of the state of Rio de Janeiro, first to find out if there were students with ASD enrolled in them and then to understand how these students were being attended to. We used a simple experiment made with low-cost materials and used an online platform for experiments, working with a different approach to some concepts of Physics with an autistic student from Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa.48 f.Medeiros Junior, Luciano Gomes deMorais, Maria CarmenSilva, Leticia Cristiny Martins da2022-11-04T18:31:57Z2022-11-04T18:31:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26807http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T05:02:54Zoai:app.uff.br:1/26807Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:21.229938Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software |
title |
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software |
spellingShingle |
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software Silva, Leticia Cristiny Martins da Educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista Experimento de baixo custo Física Inclusive Education Autism Spectrum Disorder Low Cost Experiment |
title_short |
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software |
title_full |
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software |
title_fullStr |
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software |
title_full_unstemmed |
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software |
title_sort |
Trabalhando com um aluno autista alguns conceitos da física através de uma abordagem diferenciada: experimento de baixo custo e aplicação de software |
author |
Silva, Leticia Cristiny Martins da |
author_facet |
Silva, Leticia Cristiny Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros Junior, Luciano Gomes de Morais, Maria Carmen |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Leticia Cristiny Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista Experimento de baixo custo Física Inclusive Education Autism Spectrum Disorder Low Cost Experiment |
topic |
Educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista Experimento de baixo custo Física Inclusive Education Autism Spectrum Disorder Low Cost Experiment |
description |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos indivíduos permaneceu incompreendido por muito tempo, fazendo com que muitos fossem excluídos, sem acesso à educação, a um diagnóstico e, portanto, a uma saúde de qualidade. Felizmente, alguns passos importantes foram dados no sentido de reverter esse cenário. Tratando-se da educação, o número de alunos autistas matriculados vem aumentando, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, onde precisamos repensar a maneira como ensinamos para que esses alunos sejam incluídos. Nesta monografia, fizemos uma pesquisa em algumas escolas no município de Santo Antônio de Pádua, localizado na região do Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro, primeiro para saber se nelas existiam alunos com TEA matriculados e, depois, para compreender como esses alunos estavam sendo atendidos. Fizemos uso de um experimento simples confeccionado com materiais de baixo custo e utilizamos uma plataforma online de experimentos, trabalhando com uma abordagem diferenciada alguns conceitos da Física com um aluno autista do Colégio Estadual Doutor Leonel Homem da Costa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-04T18:31:57Z 2022-11-04T18:31:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26807 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823564803801088 |