Núcleo de educação em urgência na lógica da educação permanente: serviço de atendimento pré-hospitalar móvel

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Main Author: Laprovita, Daniel
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
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Summary: O presente trabalho tem como objeto: A Educação Permanente em Saúde – EPS - nas ações educativas realizadas pelo Núcleo de Educação de Urgência – NEUR - para uma prática pré-hospitalar de qualidade no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Seu objetivo geral foi adequar o NEUR do SAMU de Duque de Caxias à lógica da Educação Permanente. Como objetivos específicos: identificar as ações educativas desenvolvidas no NEUR, analisando na perspectiva da Educação Permanente como forma de trabalho vivo; descrever as avaliações dos profissionais sobre as ações educativas desenvolvidas pelo NEUR e suas propostas sugeridas pelos trabalhadores; construir estratégias para inserir a EPS no processo de atualização do profissional que atua no SAMU do município de Duque de Caxias; formalizar a adequação do NEUR na lógica da educação permanente. Como referencial teórico foi utilizado Emerson Elias Merhy e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS. Trata-se de uma pesquisa exploratória de campo, com abordagem qualitativa e cunho descritivo, do tipo pesquisa-ação, cujo cenário foi o SAMU. Os sujeitos participantes foram os profissionais de saúde que exercem funções assistenciais ou gerenciais, vinculadas ao SAMU, que atuam há pelo menos um ano no atendimento pré-hospitalar móvel, período em que vem ocorrendo às ações de atualização pelo NEUR. A pesquisa contou com cinco momentos descritos a seguir: o primeiro e o segundo momentos foram realizados levantamentos das ações educativas desenvolvidas; o terceiro momento, a construção do questionário semiestruturado. O quarto momento se concretizou pela análise dos questionários como base na análise de conteúdo de Bardin para formulação das categorias que se seguem: 1a Categoria: “Conceituando saberes”: Do tradicional a valorização do trabalho como espaço para aprendizagem”; 2ª Categoria: “Reflexo no cotidiano: para além dos protocolos, propostas para ações da educação permanente no NEUR”; 3ª Categoria: “Os “nós -críticos” no mundo do trabalho a imobilidade que movimenta”. Nas oficinas, discutiu-se sobre a incorporação da educação permanente nas ações educativas e propostas para o emprego da mesma, configurando-se o quinto momento. A pesquisa possibilitou a formulação de produtos, conforme proposta, tais como: a Portaria n° 020/SMS/2016 que estabelece a implantação do NEUR no âmbito do município de Duque de Caxias; a criação do “Grupo Multiprofissional: multiplicadores de APH” e a construção do fluxo para incorporação da EPS nas atividades do NEUR. Concluiu-se, a partir desta pesquisa pormenorizada, que a EPS é uma ferramenta para potencializar as atividades educativas no âmbito das práticas no serviço pré-hospitalar móvel e que os profissionais nele atuante acreditam que a possibilidade de problematizar as questões enfrentadas no cotidiano do trabalho se faz um processo de aprendizagem
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Como objetivos específicos: identificar as ações educativas desenvolvidas no NEUR, analisando na perspectiva da Educação Permanente como forma de trabalho vivo; descrever as avaliações dos profissionais sobre as ações educativas desenvolvidas pelo NEUR e suas propostas sugeridas pelos trabalhadores; construir estratégias para inserir a EPS no processo de atualização do profissional que atua no SAMU do município de Duque de Caxias; formalizar a adequação do NEUR na lógica da educação permanente. Como referencial teórico foi utilizado Emerson Elias Merhy e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde – PNEPS. Trata-se de uma pesquisa exploratória de campo, com abordagem qualitativa e cunho descritivo, do tipo pesquisa-ação, cujo cenário foi o SAMU. Os sujeitos participantes foram os profissionais de saúde que exercem funções assistenciais ou gerenciais, vinculadas ao SAMU, que atuam há pelo menos um ano no atendimento pré-hospitalar móvel, período em que vem ocorrendo às ações de atualização pelo NEUR. A pesquisa contou com cinco momentos descritos a seguir: o primeiro e o segundo momentos foram realizados levantamentos das ações educativas desenvolvidas; o terceiro momento, a construção do questionário semiestruturado. O quarto momento se concretizou pela análise dos questionários como base na análise de conteúdo de Bardin para formulação das categorias que se seguem: 1a Categoria: “Conceituando saberes”: Do tradicional a valorização do trabalho como espaço para aprendizagem”; 2ª Categoria: “Reflexo no cotidiano: para além dos protocolos, propostas para ações da educação permanente no NEUR”; 3ª Categoria: “Os “nós -críticos” no mundo do trabalho a imobilidade que movimenta”. Nas oficinas, discutiu-se sobre a incorporação da educação permanente nas ações educativas e propostas para o emprego da mesma, configurando-se o quinto momento. A pesquisa possibilitou a formulação de produtos, conforme proposta, tais como: a Portaria n° 020/SMS/2016 que estabelece a implantação do NEUR no âmbito do município de Duque de Caxias; a criação do “Grupo Multiprofissional: multiplicadores de APH” e a construção do fluxo para incorporação da EPS nas atividades do NEUR. Concluiu-se, a partir desta pesquisa pormenorizada, que a EPS é uma ferramenta para potencializar as atividades educativas no âmbito das práticas no serviço pré-hospitalar móvel e que os profissionais nele atuante acreditam que a possibilidade de problematizar as questões enfrentadas no cotidiano do trabalho se faz um processo de aprendizagemThe present work has as objective: The Permanent Education in Health - EPS - in the educational actions carried out by the Nucleus of Education of Urgency - NEUR - for a pre-hospital practice of quality in the Service of Mobile Emergency Care - SAMU. Its general objective was to adapt the NEUR of the SAMU of Duque de Caxias to the logic of Permanent Education. As specific objectives: to identify the educational actions developed in NEUR, analyzing in the perspective of Permanent Education as a way of living work; To describe the evaluations of the professionals about the educational actions developed by NEUR and its proposals suggested by the workers; To construct strategies to insert the EPS in the process of updating the professional that works in the SAMU of the municipality of Duque de Caxias; Formalize NEUR's adequacy in the logic of lifelong education. As a theoretical reference was used Emerson Elias Merhy and National Policy of Permanent Education in Health - PNEPS. This is an exploratory field research, with a qualitative and descriptive approach, of the research-action type, whose scenario was SAMU. Participating subjects were health professionals who performed care or management functions, linked to the SAMU, who have been working for at least one year in mobile prehospital care, a period in which NEUR update actions have been occurring. The research had five moments described below: the first and second moments were carried out surveys of the educational actions developed; The third moment, the construction of the semistructured questionnaire. The fourth moment was made possible by the analysis of the questionnaires as a basis for Bardin's content analysis for the formulation of the following categories: 1a Category: "Conceptualizing knowledge": From the traditional to the valorization of work as a space for learning "; 2nd Category: "Reflection in the daily: in addition to the protocols, proposals for actions of permanent education in NEUR"; 3rd Category: "The" critical nodes "in the world of work the immobility that moves". In the workshops, it was discussed the incorporation of the permanent education in the educative actions and proposals for the employment of the same, being configured the fifth moment. The research made possible the formulation of products, as proposed, such as: Ordinance n ° 020 / SMS / 2016 that establishes the implantation of NEUR within the municipality of Duque de Caxias; The creation of the "Multiprofessional Group: APH multipliers" and the construction of the flow for the incorporation of EPS into NEUR activities. It was concluded from this detailed research that the EPS is a tool to enhance the educational activities within the scope of the practices in the mobile prehospital service and that the professionals working in it believe that the possibility of problematizing the issues faced in the daily work If a learning process is doneCorvino, Marcos Paulo FonsecaValente, Geilsa Soraia CavalcantiDutra, Virgínia Faria DamásioCortez, Elaine AntunesLaprovita, Daniel2017-03-24T17:42:09Z2017-03-24T17:42:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLAPROVITA, Daniel. Núcleo de educação em urgência na lógica da educação permanente: serviço de atendimento pré-hospitalar móvel. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/3110http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:57:41Zoai:app.uff.br:1/3110Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T03:57:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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