As demandas educacionais dos cuidadores de crianças em situações de emergências pediátricas domésticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4747 |
Resumo: | A literatura científica discute muito mais sobre prevenção de emergências pediátricas domésticas do que cuidados básicos de atendimento a crianças em situações de emergência, principalmente quando relacionado a preparação dos cuidadores para a realização de tal cuidado. Os objetivos dessa pesquisa foram descrever os cuidados realizados pelos cuidadores quando deparam-se com as seguintes situações de emergências pediátricas domésticas: quedas e cortes, queimaduras, ingestão de medicamentos e substâncias, e choque; e analisar as demandas educacionais dos cuidadores a partir do cuidado à criança nessas situações. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, descritiva e exploratória. A técnica de coleta de dados foi através da Discussão de grupo, com a realização de três Rodas de Conversa. A pesquisa foi realizada no setor de Pediatria, 5º andar de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro vinculado a uma Universidade Federal. Contemplou treze sujeitos cuidadores, sendo estes: nove mães, um pai; uma avó; e duas tias. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário onde foi realizado o estudo, com protocolo número 276/11. Considerando as situações de emergências pediátricas domésticas abordadas percebeu-se que os cuidadores trouxeram na descrição de como o cuidado é realizado, o limite entre o erro e o acerto. Pois ora o cuidado familial é suficiente para atender a criança em determinada situação de emergência pediátrica doméstica e possui alguma explicação científica. Ora o cuidado não é suficiente para atender as necessidades de cuidados e conhecimento exigido por determinadas situações, e muitas vezes é desprovido de qualquer explicação científica, não sendo assim o mais adequado para a situação. Além disso, através das dúvidas enunciadas pelos cuidadores e na forma relatada de como é realização do cuidado, foi possível compreender que eles possuem muitas dúvidas e identificar a demanda educacional referente essa temática. Assim, quanto aos cuidados que devem ser realizados pelos cuidadores à criança que sofre esses tipos de acidentes, percebe-se que ainda há uma questão popular e familiar muito forte no que seria a conduta certa para realizar nesses momentos. Através da demanda educacional identificada percebeu-se a importância da realização de alfabetização em saúde desses cuidadores. Portanto contribui para uma nova discussão e descobertas acerca do tema e incentiva a busca por um processo de educação em saúde eficiente e capaz de promover a qualificação da assistência e aprimoramento da enfermagem como educador. Além de aprimorar o ensino e pesquisa nas situações de emergências pediátricas e melhora da qualidade de vida ou prevenção de agravos para as crianças |
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As demandas educacionais dos cuidadores de crianças em situações de emergências pediátricas domésticasAcidentes domésticosSaúde da criançaCuidadoresEducação em saúdeEnfermagemAcidentes domésticosSaúde da criançaCuidadoresEducação em saúdeEnfermagemDomestic accidentsChildren's healthCaregiversHealth educationNursingA literatura científica discute muito mais sobre prevenção de emergências pediátricas domésticas do que cuidados básicos de atendimento a crianças em situações de emergência, principalmente quando relacionado a preparação dos cuidadores para a realização de tal cuidado. Os objetivos dessa pesquisa foram descrever os cuidados realizados pelos cuidadores quando deparam-se com as seguintes situações de emergências pediátricas domésticas: quedas e cortes, queimaduras, ingestão de medicamentos e substâncias, e choque; e analisar as demandas educacionais dos cuidadores a partir do cuidado à criança nessas situações. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, descritiva e exploratória. A técnica de coleta de dados foi através da Discussão de grupo, com a realização de três Rodas de Conversa. A pesquisa foi realizada no setor de Pediatria, 5º andar de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro vinculado a uma Universidade Federal. Contemplou treze sujeitos cuidadores, sendo estes: nove mães, um pai; uma avó; e duas tias. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário onde foi realizado o estudo, com protocolo número 276/11. Considerando as situações de emergências pediátricas domésticas abordadas percebeu-se que os cuidadores trouxeram na descrição de como o cuidado é realizado, o limite entre o erro e o acerto. Pois ora o cuidado familial é suficiente para atender a criança em determinada situação de emergência pediátrica doméstica e possui alguma explicação científica. Ora o cuidado não é suficiente para atender as necessidades de cuidados e conhecimento exigido por determinadas situações, e muitas vezes é desprovido de qualquer explicação científica, não sendo assim o mais adequado para a situação. Além disso, através das dúvidas enunciadas pelos cuidadores e na forma relatada de como é realização do cuidado, foi possível compreender que eles possuem muitas dúvidas e identificar a demanda educacional referente essa temática. Assim, quanto aos cuidados que devem ser realizados pelos cuidadores à criança que sofre esses tipos de acidentes, percebe-se que ainda há uma questão popular e familiar muito forte no que seria a conduta certa para realizar nesses momentos. Através da demanda educacional identificada percebeu-se a importância da realização de alfabetização em saúde desses cuidadores. Portanto contribui para uma nova discussão e descobertas acerca do tema e incentiva a busca por um processo de educação em saúde eficiente e capaz de promover a qualificação da assistência e aprimoramento da enfermagem como educador. Além de aprimorar o ensino e pesquisa nas situações de emergências pediátricas e melhora da qualidade de vida ou prevenção de agravos para as criançasThe scientific literature discusses more about prevention of Pediatric emergencies than domestic care for children in emergency situations, especially when related to preparation of caregivers for such care. The objectives of this research were to describe the care carried out by caregivers when faced with the following Pediatric emergencies domestic: falls and cuts, burns, intake medicines and substances, and shock; identify the main questions of caregivers in relation to child care in these situations; and analyze the educational demands of caregivers from child care in these situations. This is a qualitative research, descriptive and exploratory. The technique of data collection was through the Group Discussion, with the completion of three Wheels of Conversation. The survey was conducted in the area of Pediatrics 5th floor of a University Hospital of Rio de Janeiro Federal University-bound. Included thirteen subject caregivers, these being: nine mothers, one father; a grandmother; and two aunts. The data were analyzed through content analysis proposed by Bardin (2010). The research was approved by the Committee of ethics in research University Hospital where the study was conducted, with Protocol number 276/11. Considering the Pediatric emergencies domestic situations addressed realized that caregivers have brought in description of how care is performed, the boundary between the error and the right. Because now the familial care is sufficient to meet the child in particular pediatric emergency home and has some scientific explanation. However, the care is not enough to meet the needs of care and knowledge required by certain situations, and is often devoid of any scientific explanation, not the best suited for the situation. In addition, through the questions set out by caregivers and reported as is completion of care, it was possible to understand that they have many questions and identify the educational demand for this theme. So, how much the care that must be performed by caregivers to the child who suffers these types of accidents, realize that there is still a popular and familiar very strong issue in what would be the right conduct to perform at those times. Through the educational demand identified realized the importance of health literacy achievement of these caregivers. Therefore contributes to a new discussion and findings on the subject and encourages the search for a health education process efficient and able to promote the qualification and improvement of nursing as an educator. In addition to enhance the teaching and research in pediatric emergencies situations, and improves the quality of life or prevention of diseases for childrenAguiar, Rosane Cordeiro Burla deSilva, Liliane Faria daRabelo, Angela HelenaSouza, Tatiane Marinz de2017-10-02T18:55:30Z2017-10-02T18:55:30Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, Tatiane Marinz de. As demandas educacionais dos cuidadores de crianças em situações de emergências pediátricas domésticas. 2012. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2012.https://app.uff.br/riuff/handle/1/4747http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-04T19:32:04Zoai:app.uff.br:1/4747Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:33.646446Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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