Traço em comum: analisando quadrinhos autobiográficos de mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Maria Isabel Franco de Abreu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21950
Resumo: Relatos autobiográficos constituem uma grande parcela das publicações de graphic novels, ou narrativas gráficas. Dentro deste grupo dos quadrinhos autobiográficos, o número de obras de autoria feminina é bastante expressivo, particularmente levando-se em consideração a predominância de homens no universo dos quadrinhos de maneira geral. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o que há, no meio dos quadrinhos, que favorece que tantas mulheres escolham esse formato para relatar suas histórias de vida e o que há, nas narrativas de si, que favorece que tantas quadrinistas escolham esse viés para seus trabalhos. Para tal, realizarei inicialmente uma concisa revisão das teorias acerca da autobiografia, dos quadrinhos e dos estudos de gênero. Em seguida farei uma análise do corpus selecionado, constituído pelas obras Persépolis, de Marjane Satrapi (2000-2003), Fun Home, de Alison Bechdel (2006) e Need More Love, de Aline Kominsky-Crumb (2007), me utilizando da base teórica levantada e atentando para alguns aspectos centrais que permeiam os três livros, como o desenvolvimento das protagonistas, da infância à vida adulta; a sexualidade feminina e a presença gráfica do corpo da personagem na página; e a fragmentação das memórias e a maneira como esse traço se manifesta no meio dos quadrinhos
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