Traço em comum: analisando quadrinhos autobiográficos de mulheres
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21950 |
Resumo: | Relatos autobiográficos constituem uma grande parcela das publicações de graphic novels, ou narrativas gráficas. Dentro deste grupo dos quadrinhos autobiográficos, o número de obras de autoria feminina é bastante expressivo, particularmente levando-se em consideração a predominância de homens no universo dos quadrinhos de maneira geral. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o que há, no meio dos quadrinhos, que favorece que tantas mulheres escolham esse formato para relatar suas histórias de vida e o que há, nas narrativas de si, que favorece que tantas quadrinistas escolham esse viés para seus trabalhos. Para tal, realizarei inicialmente uma concisa revisão das teorias acerca da autobiografia, dos quadrinhos e dos estudos de gênero. Em seguida farei uma análise do corpus selecionado, constituído pelas obras Persépolis, de Marjane Satrapi (2000-2003), Fun Home, de Alison Bechdel (2006) e Need More Love, de Aline Kominsky-Crumb (2007), me utilizando da base teórica levantada e atentando para alguns aspectos centrais que permeiam os três livros, como o desenvolvimento das protagonistas, da infância à vida adulta; a sexualidade feminina e a presença gráfica do corpo da personagem na página; e a fragmentação das memórias e a maneira como esse traço se manifesta no meio dos quadrinhos |
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Traço em comum: analisando quadrinhos autobiográficos de mulheresQuadrinhosAutobiografiaEstudos de gêneroQuadrinhos autobiográficosRevistas em quadrinhosAutobiografiaMulheresGêneroComicsAutobiographyGender studiesGraphic memoirsRelatos autobiográficos constituem uma grande parcela das publicações de graphic novels, ou narrativas gráficas. Dentro deste grupo dos quadrinhos autobiográficos, o número de obras de autoria feminina é bastante expressivo, particularmente levando-se em consideração a predominância de homens no universo dos quadrinhos de maneira geral. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o que há, no meio dos quadrinhos, que favorece que tantas mulheres escolham esse formato para relatar suas histórias de vida e o que há, nas narrativas de si, que favorece que tantas quadrinistas escolham esse viés para seus trabalhos. Para tal, realizarei inicialmente uma concisa revisão das teorias acerca da autobiografia, dos quadrinhos e dos estudos de gênero. Em seguida farei uma análise do corpus selecionado, constituído pelas obras Persépolis, de Marjane Satrapi (2000-2003), Fun Home, de Alison Bechdel (2006) e Need More Love, de Aline Kominsky-Crumb (2007), me utilizando da base teórica levantada e atentando para alguns aspectos centrais que permeiam os três livros, como o desenvolvimento das protagonistas, da infância à vida adulta; a sexualidade feminina e a presença gráfica do corpo da personagem na página; e a fragmentação das memórias e a maneira como esse traço se manifesta no meio dos quadrinhosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoAutobiographical stories constitute a big portion of the publication of graphic novels. Among this cluster of autobiographical comics, the amount of works produced by female artists is rather expressive, particularly considering the masculine predominance within the comics universe in general. This research aims to analyze what, in the comics medium, leads so many women to choose this format to narrate their life stories and what, in the self-narratives, favors so many female cartoonists to choose this course for their works. In order to do so, I will initially do a concise revision of the theories of autobiography, comics and gender studies. Next, I will analyze the selected corpus, constituted by Marjane Satrapi’s Persepolis (2000-2003), Alison Bechdel’s Fun Home (2006) and Aline Kominsky-Crumb’s Need More Love (2007), employing the theoretical basis previously gathered and observing some of the central aspects that permeate all of the three books, such as the development of the protagonists, from their childhood to their adult lives; female sexuality and the graphic presence of the body on the page; and the fragmentation of memory and the way it manifests itself in the comics mediumCardoso, André Cabral de AlmeidaFigueiredo, EurídiceHarris, Leila AssumpçãoFalcão, Maria Isabel Franco de Abreu2021-05-07T18:07:13Z2021-05-07T18:07:13Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFALCÃO, Maria Isabel Franco de Abreu. Traço em comum: analisando quadrinhos autobiográficos de mulheres. 2019. 146f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem)- Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21950CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-10T18:49:43Zoai:app.uff.br:1/21950Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:18.945856Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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