Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17088
Resumo: This thesis proposes to unmask the relationship between the scholar institution and poor youngsters that begin to inhabit the school due the démarche of its expansion. The question put is: how do we universalize the public school system in a country that has systematically refused the complete integration of the major proportion of the poor population? The research occurred in a public school faced as a particular case of what is possible (Bourdieu) brought into analysis three decades of the students trajectories and performed a deep journey through different styles of scholar processes. Through this axles it became possible to understand, at the same time, old and new inequalities that mark the recent history of Brazilian urban schools. Selection, segregation, belonging and regulation are categories that support the development of this analysis, that turns the scholar institution into a sigh seeing from which it is possible to capture some elements that compose the social dynamics.
id UFF-2_828af6b6010d25b25f26926ad8b1bda3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/17088
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobresEscola públicaBrasilEnsino fundamentalBrasilPobreEducaçãoDesigualdadesjuventudeProcessos de escolarizaçãoProcessos educativosInequalitiesyouthscholar processesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis thesis proposes to unmask the relationship between the scholar institution and poor youngsters that begin to inhabit the school due the démarche of its expansion. The question put is: how do we universalize the public school system in a country that has systematically refused the complete integration of the major proportion of the poor population? The research occurred in a public school faced as a particular case of what is possible (Bourdieu) brought into analysis three decades of the students trajectories and performed a deep journey through different styles of scholar processes. Through this axles it became possible to understand, at the same time, old and new inequalities that mark the recent history of Brazilian urban schools. Selection, segregation, belonging and regulation are categories that support the development of this analysis, that turns the scholar institution into a sigh seeing from which it is possible to capture some elements that compose the social dynamics.Esta tese busca desvendar uma relação: entre a instituição escolar e os jovens pobres que passam a habitá-la, nos marcos de sua expansão. A questão: como se universaliza o sistema público de ensino fundamental num país que vem historicamente recusando a incorporação de suas maiorias, percorre toda a análise. Na investigação de uma escola pública tratada como caso particular do possível (Bourdieu), a recuperação de três décadas de trajetórias escolares, e um mergulho nos modos de escolarização dos tempos que correm, buscam fazer-nos entender as velhas e novas desigualdades que marcam a instituição. Seleção, segregação, enraizamento e regulação são as categorias, eixos para o desenvolvimento desta análise que coloca a escola como um mirante de onde se podem apreender alguns dos elementos que compõem a dinâmica social.Programa de Pós-graduação em EducaçãoEducaçãoFávero, OsmarCPF:02753766720http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8Sposito, Marilia PontesCPF:20140090822http://lattes.cnpq.br/0962456018830015Frigotto, GaudencioCPF:12635707049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6Fischer, Nilton BuenoCPF:62657675422http://lattes.cnpq.br/0285186591991572Carrano, Paulo César RodriguesCPF:04533325622http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799707U5Paixão, Léa PinheiroCPF:00178306649http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6Ferreira, Mônica Dias Peregrino2021-03-10T19:09:31Z2008-01-302021-03-10T19:09:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17088porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T19:09:31Zoai:app.uff.br:1/17088Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T19:09:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres
title Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres
spellingShingle Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres
Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Escola pública
Brasil
Ensino fundamental
Brasil
Pobre
Educação
Desigualdades
juventude
Processos de escolarização
Processos educativos
Inequalities
youth
scholar processes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres
title_full Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres
title_fullStr Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres
title_full_unstemmed Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres
title_sort Desigualdade numa escola em mudança : trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres
author Ferreira, Mônica Dias Peregrino
author_facet Ferreira, Mônica Dias Peregrino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fávero, Osmar
CPF:02753766720
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783059E8
Sposito, Marilia Pontes
CPF:20140090822
http://lattes.cnpq.br/0962456018830015
Frigotto, Gaudencio
CPF:12635707049
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780705Y6
Fischer, Nilton Bueno
CPF:62657675422
http://lattes.cnpq.br/0285186591991572
Carrano, Paulo César Rodrigues
CPF:04533325622
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799707U5
Paixão, Léa Pinheiro
CPF:00178306649
http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mônica Dias Peregrino
dc.subject.por.fl_str_mv Escola pública
Brasil
Ensino fundamental
Brasil
Pobre
Educação
Desigualdades
juventude
Processos de escolarização
Processos educativos
Inequalities
youth
scholar processes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Escola pública
Brasil
Ensino fundamental
Brasil
Pobre
Educação
Desigualdades
juventude
Processos de escolarização
Processos educativos
Inequalities
youth
scholar processes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This thesis proposes to unmask the relationship between the scholar institution and poor youngsters that begin to inhabit the school due the démarche of its expansion. The question put is: how do we universalize the public school system in a country that has systematically refused the complete integration of the major proportion of the poor population? The research occurred in a public school faced as a particular case of what is possible (Bourdieu) brought into analysis three decades of the students trajectories and performed a deep journey through different styles of scholar processes. Through this axles it became possible to understand, at the same time, old and new inequalities that mark the recent history of Brazilian urban schools. Selection, segregation, belonging and regulation are categories that support the development of this analysis, that turns the scholar institution into a sigh seeing from which it is possible to capture some elements that compose the social dynamics.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-30
2021-03-10T19:09:31Z
2021-03-10T19:09:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/17088
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/17088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053699564044288